Não tem nada escrito

Não tem nada escrito. Geralmente tinha. Essas linhas são feitas a mão. Tira linhas. Pelo tipo de bike deve ser 1940 para trás. Deve ser mais ou menos o mesmo ano que a Adler, 1937, o sistema de travar o guidão é igual ao da Adler. Os freios e o selim também são iguais. Mas a marca está aí, olha é Júpiter! É original esse. É arame, ferro, dá para fazer. O banco tem até onde prender uma bolsinha. Isso tem que tirar, limpar e ver como fica a aparência dela limpa. Esses aros de madeira custam 400, 600 reais cada um, assim como está. Antes e durante a 2ª Guerra, os aros eram fabricados de madeira porque todo alumínio do mundo era para a guerra. Tem aro de bike de corrida de chapa de ferro parecido com alumínio, mas é ferro, pesado. E hoje tem o carbono. O tipo de pneu que vai em cima do carbono voltou a ser o sistema sem câmara. Ele é fechado, não maciço. Já tem a câmara dentro costurada. Todo mundo fabrica! Esse é o tapa corrente. Não sabemos onde foi fabricado. Tem cara de ser indiano, pelo preço. No Brasil ninguém consegue fabricar pelo preço que eles fabricam. O tempo não conseguiu secar a graxa da bicicleta Júpiter, que eram aquelas graxas de carro. Passaram por tudo nessa aqui. Quando se pega uma peça, como o garfo dela agora, olha aqui por baixo da graxa. A pintura está muito estragada. Esse guidão poderia mandar cromar, mas vai ficar bonitinho se for polidinho depois passar verniz para não enferrujar. É mais fácil fazer outra roda. Raio…hoje custa menos de 50 centavos um raio. Não vale a pena restaurar. Um jogo de raios novos vale menos de 60 reais. Mas esse outro é um raio fininho para bike de competição, é caro. Por isso eu vou guardar. Pode precisar daí é só polir. Tem que esmerilhar para tirar o rebite, arrumar, deixar polidinho, bonitinho, passa o verniz. Aí guarda. Se achar outra vareta dessas, já põe no lugar. Peça pronta. Quando estiver tudo pronto, só vou limpar e estudar o que fazer. Esse é o para-lama traseiro dela, olha! Tem um zero bala aqui. Até os frisos são mais ou menos iguais. Será que é original? Essa branca é inglesa. Será que a Júpiter era uma bike inglesa com peças alemãs? Não, tem detalhes da Philips, mas a inglesa é diferente da alemã.”