Escutatória 1

Falar bem! É uma necessidade... isso não se pode negar. Por essa razão, as pessoas fazem cursos, leem livros... procuram se aprimorar nessa maravilha que é a boa oratória... saber se expressar bem em público, vencer seus medos, atrair os ouvintes... vender seu peixe.

Completamente a favor. Precisamos saber nos comunicar bem... precisamos conseguir envolver nossos ouvintes. É fantástico ouvir uma pessoa que se expressa bem, tem vocabulário variado, domina o conteúdo, apresenta bons argumentos para defesa de suas ideias... ficamos horas ouvindo e não nos cansamos.

E a escutatória? Arte de escutar o outro... é importante?

Sim... é!

Então vamos lá, vamos falar um pouquinho sobre essa habilidade, que nem muitos têm.

Ouvimos o tempo todo: buzinas, carros passando pela rua, o vizinho na sacada do prédio ao lado conversando ao celular, pássaros cantando, uma moto acelerando... o sinal abriu... alguém que bateu uma porta. Tudo isso acabei de ouvir enquanto digitava este pedacinho do texto.

Escutei o que nesse mesmo tempo? Só escutei alguma coisa dentro de mim dirigindo meus dedos a digitar o texto que aqui se apresenta...

Então, você já percebeu que há uma diferença entre ouvir e escutar... "Ouvir é do campo dos sentidos e Escutar é do campo do Inconsciente. Escutamos sem precisar ouvir. A Escuta é muitas vezes silenciosa, escuta–se o não verbal, a entrelinha, o gesto, a atuação." (https://webinsider.com.br/escutar-e-diferente-de-ouvir. Acesso: 27 out. 2021).

“Escutar é complicado e sutil”, disse Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, “que não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma”. Pois é, não é suficiente ter ouvidos para ouvir, preciso é, também, que esteja a alma em silêncio.

Quando alguém está falando como sua alma se comporta? Fica silenciosa também... atenta às palavras do falante que está bem diante de seus olhos... ou... divaga... vaga... viaja... se inquieta e não se aquieta?

Quando o outro fala devemos dar toda a nossa atenção a ele. Isso é escutar...

Pense em você... preste atenção em seu comportamento quando está conversando com alguém... sua alma está envolvida na conversa... ou apenas seus ouvidos estão aí juntinho de vocês?

Se você perceber que sua atenção vai para longe... longe... traga-a de volta. Faça esse exercício conscientemente da próxima vez que estiver conversando com alguém. Atenção se foi... corra atrás dela e traga-a de volta... Escutar é uma habilidade e da mesma maneira como você desenvolve a oratória... pode desenvolver a escutatória. Primeiro passo: pratique a escutatória.

Logo, logo... todos verão que você se tornou aquela pessoa com quem é tão bom conversar... porque você é do tipo que está de corpo e alma envolvido na conversa. ;)

Rosangela Calza
Enviado por Rosangela Calza em 27/10/2021
Código do texto: T7372974
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.