Escutatória 2

Se o assunto é do nosso interesse, é tão fácil parar tudo ao nosso redor e escutar prazerosamente as palavras ditas...

já...

Se o assunto não é sobre algo relacionado a nós mesmos, aos nossos quereres, nossas lutas, perdas e vitórias... muitas vezes, tendemos a ir pra bem longe em pensamento enquanto o outro fala... fala... Temos ouvidos moucos e poucos para a realidade que não é a nossa.

A aprendizagem da fala é relativamente rápida - aproximadamente em três anos aprendemos a falar... já a escutar... bem... acho que isso leva a vida toda... e há aqueles que nunca aprendem... ouvem... ouvem... tudo e não escutam nada.

É preciso muita empatia, altruísmo para abrir nossos corações e deixar os saberes e quereres dos outros se aconchegarem nele. “Falar é uma necessidade, escutar é uma arte”... diz Johann Goethe. Pois é... "o ato de escutar é uma habilidade que exige abertura, transparência e vontade de compreender".

Precisamos nos dispor a superar as dificuldades do escutar com todo nosso coração... precisamos contornar tudo o que se apresenta diante de nós como empecilho para abrir nossa mente e coração à realidade do outro, de forma generosa e autêntica.

Escutar é uma habilidade... sendo assim, temos o dever de exercitar tal habilidade. "É um exercício saudável, enriquecedor e solidário", principalmente neste mundo em que há muitas, muitas pessoas que precisam ser escutadas de forma lenta, atenciosa, suficiente e completa.

É triste quando uma pessoa tenta falar e encontra um isolamento total. Precisamos, todos, de alguém para conversar... temos uma necessidade enorme de encontrar alguém que esteja disposto a emprestar os ouvidos do coração.

Todos nós, sim. Inclusive você, né não?

https://organik.com.br/aprender-a-escutar-ser-empatico/. Acesso em: 28 out. 2021

Rosangela Calza
Enviado por Rosangela Calza em 28/10/2021
Reeditado em 28/10/2021
Código do texto: T7373662
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.