O Dinheiro e a Intersubjetividade

A intersubjetividade é aquele inconsciente coletivo que faz com que todos os membros de um grupo acreditem nela e não questione seu propósito. E o valor mais estimável em nossa sociedade atual é o valor que o dinheiro tem. Existem também outros valores que permeia nosso inconsciente coletivo como: os direitos humanos, a religião, a liberdade, a igualdade. Porém quando falamos de direitos humanos percebemos que nem todos acreditam nele. Quando pensamos também em Deus não vemos um deus único em que todos acreditam, temos diversas religiões cada um com sua doutrina, seus deuses e sua fé e também temos milhões de pessoas que decidem acreditar em nenhum deus ou seguir alguma religião. A liberdade e a igualdade não é algo que todos anseiam em conquistar, ainda mais em um mundo mais desigual, violento tomado por grupos extremos que retiram a liberdade de milhões. A igualdade é algo cada dia mais distante em um mundo onde prospera o individualismo e afasta de maneira rigorosa a conquista por igualdade. Enfim, nós temos algo que todos acreditam independente de classe social, etnia, religião ou de gênero, esse é o valor que o dinheiro tem. Todos mesmo que não queiram, tem que fazer parte do jogo de conquistar aquele “suado dinheirinho”. E para isso é que estudamos, nos qualificamos, passamos tempos distante de nossos familiares, abrimos mãos de certo conforto e perdemos dias inteiros em nossos trabalhos para que no fim do mês possamos conquistar aquele dinheiro. E o que essa quantia de dinheiro me traz? É por meio dele que troco o fruto do meu trabalho em uma mercadoria desejada, por ele é que tenho um noite confortável em um hotel, com ele é que consigo pagar uma faculdade cara que me traga ainda mais status, é com ele que posso prolongar a minha vida com tratamentos médicos adequados e obter remédios caros no mercado, por meio do valor inserido nele é que busco o prazer por meio de um profissional do sexo (por que não) e é por meio dele que posso subir na vida como alguém sucedido entre os milhares que tentam.

Outra maravilha que o dinheiro fez é que estranhos cooperarem entre si em busca de mais dinheiro para ambos ou para o grupo que está realizando aquele trabalho. Pessoas que diferem de suas ideias podem facilmente se juntar em prol de um lucro que possa ser dividido entre os envolvidos. E esse ideal de lucros compartilhados é que trouxe o surgimento de uma prática muito mais antiga. O comércio. Para a maioria dos povos antigos guerrear e tomar o que era outro do outro povo era uma prática muito mais dispendiosa e triste para toda uma nação, pois iria haver o custo da guerra para tomar o que pertencia a outro povo, tinha a perda de milhares de homens aptos para trabalhar e gerar mais riqueza para aquela civilização. Então por que não comercializar? Por que não trocar as mercadorias excedente que eu tenho com outros povos que também possuíam mercadorias excedentes e não tinha em meu território. Uma ideia simples e genial fez com que não desenvolvesse apenas o comércio, mas também trouxe progresso para as cidades, para os transportes, para população e para as ideias que estavam fervilhando nas trocas de mercadorias, pois não era trocado somente produtos, mas também ideias. E assim evoluímos nossa economia até os dias atuais.

Nós a tornamos muito mais complexa do que aqueles primórdios do mercantilismo. Hoje não só comerciamos produtos. Vendemos e compramos: desejos, vontades, visualização, luxúria, poder, perdão, status, sonhos, o material e o imaterial. No entanto em uma sociedade que tem como o início e o fim o dinheiro acabamos vacilando em alguns conceitos que a humanidade construiu ao longo de várias relações humanas de convívio. Pensamos erroneamente que como vivemos em uma sociedade capitalista tudo pode ser comprado ou vendido bastando apenas ditar o preço. Entretanto muito dos valores imposto por nós mesmo ao logo de toda a história humana como: honestidade, honra, integridade, coragem, amizade, afeto e lealdade. Ainda são valores que resistem a ser taxado com algum preço. E acredito que esses valores possam continuar assim para que eles sejam virtudes universais que todos os humanos possam usufruir.

Davi Freitas - 25/11/2021

Kaynne
Enviado por Kaynne em 25/11/2021
Código do texto: T7393843
Classificação de conteúdo: seguro