quando o tempo passar

pope#

Quando o tempo passar meus pais não entenderão o que escrevo. Sei que eles não lerão. Se pudessem, esqueceriam de ler. Não julgo. Esqueço tanta coisa pelo caminho. Quando o tempo passar espero não precisar sentir-me seguro para poder chorar. Espero qualquer um chorar onde desejar. E que chorar não desperte tristeza. Muito menos pena. Se pudesse desejaria que todos chorassem para passar bem. Quando o tempo passar falaremos e falaremos sem nada dizer. Nada será escasso, excesso ou supérfluo. Muito menos resto. Tudo se encaixará nas peças deste retalho. Quando o tempo passar terei morrido. Todo fim será recomeço. Não terei mais medo das despedidas. Seguirei sem olhar para os lados. Adiantarei o sorriso. Desperdiçarei tempo. Ficará mais fácil ter feito tudo o que fiz. Justificarei minhas ausências. Encobrirei os obstáculos. Contarei dos feitos. Quando o tempo passar meus filhos lograrão o espaço. Terão tentáculos. Amarão uns aos outros. Como se fossem irmãos. O tempo vai passar. E, dependendo do tempo, um ano será pouco e dez anos será muito. Será tudo diferente sobre mim, sobre você, sobre todos. Sobretudo o tempo que sobra para nós. Descobri, tardiamente, que você sumiu porque começou a esquecer quem seria. Começou esquecendo teu nome. E quem não tem nome se perde em si. Fui descobrindo teus rastros e alguns rabiscos. Descobri que fui amado. Que você me desejou confusamente no útero que não tinha. Amor visceral. Não foi fácil te encontrar. Minha mãe nunca negou a sua existência. Mas não havia compreendido que você sofria de esquecimento. Agora tento imaginar o desespero de perceber que está sumindo. A vida sem memória perde o sentido. Por muitas vezes procurei teu nome em mim. Te chamei de pai mesmo sem nunca ter lhe visto. Quando o tempo passar o amor será excesso. O amor que guardei será para você. Tudo será volta. Volta. O que penso não importa. Só volta. Eu estou te esperando desde que nasci.

Severo Garcia
Enviado por Severo Garcia em 06/12/2021
Código do texto: T7401021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.