" ITER PECCATUM" OU PROCESSO DE REALIZAÇÃO DO PECADO

" ITER PECCATUM" OU PROCESSO DE REALIZAÇÃO DO PECADO.

Comentando (Gênesis 3:6)

" E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu [...] "

O processo para a realização do pecado (como acto) fica mais lúcido quando buscamos a raiz da palavra PECADO no original na língua hebraica: " a palavra PECADO é chattat (da raiz "chet")=errar o alvo, ou mudar de direção. Ou se preferirmos buscar em grego é amartía=sair da rota. Finalmente, em latim, o termo é peccare que, em seu uso primitivo, significava: "fazer passo em falso, perder o pé, e, portanto, cair. "

Em uma frase, podemos definir, para facilitar a compreensão, PECADO como um desvio a norma divina, ou seja, sair dos limites estabelecidos pelo Ser divino.

Aqui chegados, resta-nos saber se o pecado é, por um lado, um acto isolado, ou se por outro turno é um processo.

Podemos dizer que, à semelhança do que ocorre no cometimento de crime, o pecado praticamente, para ser consumido ou realizado, obedece um processo ou fases. Senão vejamos: antes de cometer (o pecador), primeiro pensa no pecado, depois, quer, decide e, finalmente resolve cometê-lo.

Para melhor compreensão estudemos o texto sagrado de Gênesis 3:6:

" E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu [...] "

Do texto acima exposto, podemos tirar os seguintes pensamentos:

1) Eva viu, e não apenas viu, mas viu que era boa, e para chegar à conclusão que era boa, obviamente que cogitou, ou seja pensou, raciocinou. Logo não há pecado sem racionalidade, o pensamento é o primeiro passo para o pecado. Ou há? Se há, então, os animais selvagens são os piores pecadores, é só imaginar no que eles fazem;

2) Eva tomou do fruto proibido, apenas segurou o fruto com mãos, mas até aí ainda não havia consumado pecado, ou já havia? Imaginemos se não comesse do fruto, já teria pecado? A proibição era do consumo, ou estaríamos diante de um pecado tentado? Decisão é apenas decisão até ser materializada; e

3) Finalmente, Eva, mulher de Adão, comeu do fruto proibido, chegou até à última fase do processo da transgressão.

O pecado é um veneno mortal. É uma substância perigosa, consumi-lo é destruir a própria vida. O único antídoto do pecado é a presença de Deus no Coração. O Pecado separa-nos de Jesus, por isso, Deus convida-nos a ficar bem perto dEle, para não cair na tentação.

Que Deus o abençoe ricamente.

Por;

João Buazeca Domingos.

Monayangola
Enviado por Monayangola em 15/12/2021
Código do texto: T7408136
Classificação de conteúdo: seguro