NICODEMOS,

 O FILHO PRÓDIGO?!

 

Meditando e contemplando as maravilhosas passagens bíblicas, passando pela mais bela, real, profunda, sensível e desejada obra da criação, o PRINCÍPIO de TUDO e de TODOS, o GÊNESIS, da origem da VIDA, o oásis do deserto da humanidade, 07 dias de intensidade e amor do CRIADOR... Deus viu que TUDO era bom. Então, Senhor Deus cria a sua OBRA PRIMA, para que possa viver, reinar e dominar sobre TODAS as coisas do PARAÍSO...

Passando as páginas da BÍBLIA  SAGRADA, TUDO muito BEM relatado, que nem um dos IMORTAIS ou MORTAIS de outrora ou dos tempos atuais, jamais faria igualmente, desde os primórdios ancestrais, pois são obras exclusivas, não têm outras iguais, semelhantes, digo que sim.  Deparamos com as belíssimas Cartas do Apóstolo PAULO, que de perseguidor e tirano, se tornou um PREGADOR por EXCELÊNCIA, a ponto de perder a própria vida pela causa do anúncio do EVANGELHO, as suas eloquentes CARTAS às diversas comunidades do seu tempo, as chamadas "proto-paulinas" quer dizer, (ele mesmo as escreveu) e seis "dêutero-paulinas" (escritas por seus discípulos) I e II Coríntios, I Tessalonicenses, Colossenses, Filipenses, Filemon, Gálatas, Romanos, I e II Timóteo, Tito, Efésios, Colossenses, II Tessalonicenses) ambas com suas fortes exortações e conselhos;

As virtudes da RAINHA ESTER que não deixou o poderio do seu trono dominar o seu coração humano; das fortes provações e a PIEDADE de JÓ, que sofreu na pele o mais extremo das humilhações imagináveis e inimagináveis que possa sofrer o ser humano, e ainda assim, do seu ser interior irradiava somente a FÉ inabalável no SALVADOR JESUS CRISTO, o REDENTOR da humanidade, que, vive tão vaidosa e corrompida, desde o princípio das gerações e as que se sucederam até os tempos atuais;

Os PROVÉRBIOS atribuídos ao REI SALOMÃO, com tamanha sapiência, anos luz à frente do seu tempo; dos SALMOS proféticos do REI DAVI, do primeiro ao último, 150 louvores ao DEUS CRIADOR de todas as criaturas; o livro das CRÔNICAS com narrativas de Excelência para a vida humana.

Meu Deus, e a TRAVESSIA do MAR VERMELHO, feita por MOISÉS, a pé enxutos, com o seu povo Israelita, em fuga das tropas e dos sanguinários soldados do Faraó; o MANÁ que o CRIADOR fez cair no deserto para alimentar os peregrinos famintos; a SARÇA ARDENTE que não se consumia, provando a força que é o AMOR verdadeiro do PAI para com seus filhos;

A descendência numerosa, infinita do PAI ABRAÃO lá no princípio, com os Profetas ISAÍAS, ELIAS, JEREMIAS, JOEL, DANIEL... As Tribos de JACÓ e suas peregrinações, sendo a todo momento provadas pelo sofrimento do seu povo,  causados por diversas perseguições...

Vamos agora focar do ano I (um) até a nossa atual geração de MMXXII (2022) anos de Cristianismo, ou seja, do Século XXI do NASCIMENTO DO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, que fora batizado nas águas do Rio Jordão por JOÃO BATISTA, aquele que, adiante, lhe seria o seu PRECURSOR, o GRANDE EVANGELISTA, e no momento exato, quando JOÃO BATISTA derramava a água sobre a sua cabeça do FILHO DE DEUS, pousa-lhe o ESPÍRITO SANTO sobre a forma de uma POMBA acima, e eis que do ALTO do CÉU, surge uma VOZ que diz "...ESSE é o MEU FILHO muito AMADO no QUAL coloquei TODO o MEU BEM QUERER..."

Como nos relatos vividos e experimentados pelos filhos de DEUS, no chamado ANTIGO TESTAMENTO ao NOVO TESTAMENTO, é extasiante contemplar cada passagem, mas, para não delongar demasiadamente esse texto, falarei de algumas citações e passagens, digamos de "mais fáceis" interpretações, a saber, eis algumas:

Nos encontros com o seu povo, JESUS falava com AUTORIDADE, porém com TERNURA, assim como, quando ELE diz: "AMAR a DEUS sobre TODAS as coisas e ao próximo como a ti mesmo." Nas conversas do MESTRE com MARTA e MARIA, que pode se dizer uma verdadeira CATEQUESE para a vida. Na atitude e no exemplo de SERVIR ao próximo, que MARIA vivenciou, quando diz TEXTO SAGRADO, saiu do seu conforto e foi apressada, visitar a sua prima ISABEL, que estava grávida 🤰 e já era o sexto mês, daquela que era considerada estéril, e o pai ZACARIAS, que inicialmente deixara a dúvida atingir seu interior, e naquele momento até o nascimento do primogênito, o Senhor Deus lhe prendera a língua, tornando-o mudo, até que bem adiante, no Templo, quando do registro do recém-nascido, ele falou, a sua língua destravou. A presença daquela que, mais do que prima, seria a MÃE DO SALVADOR do povo de ISRAEL, a Virgem MARIA foi, sem se preocupar com o que teria pela frente, pois o TEXTO SAGRADO diz claramente que "Ela dirigiu-se apressadamente, não se preocupou ou criou barreiras, mas fora para a região montanhosa, cumprir a sua MISSÃO..." Tudo o que fazemos, com certeza tem uma RAZÃO de SER, essa prontidão da VIRGEM MARIA, que recebe a visita do Anjo GABRIEL para lhe lhe transmitir o MAIOR, o EXCELSIOR anúncio, de que do CRIADOR era o portador, que aquela VIRGEM, prometida em casamento ao justo JOSÉ, o carpinteiro, fora agraciada para que o SENHOR pudesse tornar a ESSÊNCIA do seu AMOR VISÍVEL aos olhos humanos, dando-lhes o seu PRÓPRIO FILHO UNIGÊNITO, com a missão de ser o SENHOR e SALVADOR da humanidade, o que lhe custou a PRÓPRIA VIDA, e como prêmio, MORRER de braços abertos, pregados naquela CRUZ, e ainda ter que carregar o instrumento de seu Martírio até o CALVÁRIO, sendo chicoteado e levando cusparadas por ter VIVIDO fazendo o BEM. E aí aparece a figura de um certo Simão, de Cirene, que ajudou o SENHOR JESUS carregar aquela pesada CRUZ REDENTORA. Fico imaginando, será se fosse eu teria a CORAGEM de chegar até JESUS em meio a tantos algozes e lhe oferecer para carregar a CRUZ, ou será se EU, VOCÊ não estamos é colocando mais ESPINHOS naquela coroa que lhes puseram na sua cabeça, mostrando o que os poderosos, os doutores da Lei, os Sumos sacerdotes, os Imperadores, Governadores romanos, e MUITOS dos seus contemporâneos judeus, pensavam do seu REINO, que não era desse mundo?!

E podemos ainda, e faço questão de ressaltar a importância da figura materna de MARIA, que não se envaideceu por ter sido a Escolhida do SENHOR para trazer ao mundo o SALVADOR, Ela foi, desde a recepção da mensagem do anjo, uma Serva, INTERCESSORA. Podemos extrair mais preciosidades dos seus exemplos, dois muito importantes, que foram a OBEDIÊNCIA e a ENTREGA sem reservas aos PLANOS de DEUS, ao dizer "...Eis aqui a SERVA do SENHOR, faça-se em MIM, segundo a Tua PALAVRA. E o VERBO se fez Carne e Habitou entre nós..."

Quando nas BODAS de CANÁ da Galiléia, MARIA, fica  preocupada com a situação, da vergonha que os noivos iriam passar diante dos convidados, quando o VINHO 🍷 viesse a acabar e ELA interviu na história, pois o TEU FILHO, também estava presente à essa festa de casamento, e com a SABEDORIA e CONFIANÇA, apenas disse ao dono da festa e aos que serviam: "Fazei tudo o que ELE Vos disser..." Com o seu AMOR MATERNO, faz a leitura da situação e confiante, sabe que a solução virá, NÃO quis crescer diante dos convidados por ser a MÃE DO SALVADOR, mas sim, fez o papel de MÃE e INTERCESSORA, e eis que o  PRIMEIRO MILAGRE PÚBLICO  acontece, JESUS transforma a ÁGUA em VINHO, que levado ao Mestre Sala, esse fica confuso, e diz "...Sempre é comum servir o vinho MELHOR no início e no final, o MENOS bom, mas aqui foi o contrário, o de  MELHOR qualidade ficou por último."

Na passagem da PESCA MILAGROSA que os pescadores não conseguiram arrastar as redes para as margens do Lago de Genesaré, de tantos peixes, chegando ao ponto de arrebentá-las. Esse fato por si só, já era extremamente milagroso, mas o principal na visão desse humilde poeta, que ora faz esse registro, é o fato de JESUS CRISTO dizer a SIMÃO PEDRO, um daqueles bravos pescadores que, mais adiante caminha sobre as águas, e quando sente-se medo, começa a afundar e para não se afogar, o MESTRE lhe estende as suas MÃOS BENDITAS e o puxa para o barco ⛵ e ainda diz a PEDRO, ''...De hoje em diante, O farei PESCADOR de homens..." visto que estavam com eles outros pescadores, ANDRÉ, TIAGO, BARNABÉ, FELIPE...

Posso falar da CURA DO PARALÍTICO, da MULHER HEMORROÍSA, da MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES, que com (O2) dois peixes e (05) cinco pães, alimentou uma multidão, e ainda foram recolhidos 12 (doze) cestos cheios que sobraram. Muito forte a cena da  RESSURREIÇÃO do seu amigo LÁZARO, irmão de MARTA e MARIA. A cura do epilético; a cura da vista do cego BARTIMEU; a cura da filha de JAIRO; a promessa do paraíso ao ladrão que também fora crucificado ao seu lado e tantas outras maravilhosas passagens, mas, caríssimos LEITORES, INTERNAUTAS, AMIGOS e FAMILIARES, peço-lhes a permissão e a  aquiescência dos senhores (as), para falar-lhes de duas PARÁBOLAS que melhores ilustram o que quero dizer-lhes, e trazer à tona através dessa minha escrita, que são elas, o ENCONTRO e o MARAVILHOSO diálogo que se estabeleceu entre JESUS, O MESTRE com NICODEMOS, o Fariseu, membro do Sinédrio (Supremo Conselho entre os Hebreus), mestre da Lei, que, segundo o Evangelho de João, mostrou-se favorável a JESUS, ao aceitar o "nascer de novo" citado por Jesus, que é justamente a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance, que também é sinônimo de aceitar o sacríficio de JESUS. Aí lhes pergunto, como cristão e có-herdeiro do Céu, você tem reconhecido sua prepotência e buscado nascer de novo, não como fora inicialmente a dúvida de Nicodemos, "... Como pode um homem nascer sendo velho? Pode por ventura entrar no útero da sua mãe e voltar a nascer?" Mas, é capaz de reconhecer as suas falhas, de que vivemos numa sociedade, onde TODOS precisam de TODOS, pois o momento em que ALGUÉM, por mais SÁBIO e intelectual que seja, humanamente falando, ter a arrogância de dizer e afirmar  que "SABE TUDO", digo-lhes com pena, mas com SINCERIDADE, nesse momento esse ou essa, se "ESQUECEU DE TUDO" o que seus queridos PAIS e ou responsáveis, ou através dos estudos têm lhes proporcionado e que vagamente, pensava que sabia, uma vez que o orgulho e a vaidade, a prepotência e a insensatez, foram capazes de  neutralizarem o seu bom senso e humildade, e fatalmente, agora, direcionam seus passos. Pois, sou convicto, de que EU, VOCÊ, os filhos de agora e das próximas gerações, somos e seremos: Eternos aprendizes na escola da VIDA! 

E a emocionante Parábola do FILHO PRÓDIGO, revelando tamanha é a MISERICÓRDIA de DEUS e quão degradante é a soberba, a iniquidade, a prepotência, o orgulho e as vaidades humanas, e como está no livro do Eclesiástico (Ec 2,11) "VAIDADE das VAIDADES, TUDO é VAIDADE." Trazendo para a nossa realidade contemporânea, qual seria a mais provável atitude do PAI ou do PATRÃO, quando o FILHO ou EMPREGADO, cometem esses desvios de conduta, essas falhas na engrenagem da VIDA ou das EMPRESAS? Ouvir a sua versão? Castigá-lo pelo erro? Ignorar a situação e vida que segue? Cobrar um valor exorbitante para que outros os vejam e não caiam na mesma situação? CONVERSAR, se COLOCAR no lugar daquele que errou? Oferecer ajuda para solucionar o problema como fez o BOM SAMARITANO? Agora, sem nenhum MAS a MAIS, VOCÊ seria capaz de perdoá-lo? Será se somos tão PERFEITOS que NUNCA erramos e o DEUS CRIADOR de todas as CRIATURAS nunca nos acolheu, diante das nossos inúmeros PENSAMENTOS, ATOS, PALAVRAS e OMISSÕES, como fez esse PAI com o seu FILHO PRÓDIGO? Pense e responda a si mesmo, pois o CRIADOR conhece TUDO, das maiúsculas às minúsculas atitudes, e até mesmo daquelas que ainda iremos pensar. Por acaso, tens alguma divergência com alguém da sua família, com o colega de trabalho, com os filhos, esposas, maridos, enfim, com um semelhante que por um motivo ou outro se desentenderam? Sugiro que procure-o, seja proativo, busque a RECONCILIAÇÃO, talvez você possa até dizer-me que o tal não merece, e eu lhe digo: VOCÊ merece. Seja humilde, seja feliz, siga o exemplo desse PAI, perdoe...

E,  retomando o título e a justificativa do porquê um CANÁRIO BELGA ilustrar essa reflexão, não farei nenhuma explicação, ficará a seu critério buscar a real interpretação... Será porque o canário (...).  Talvez até possa ser semelhante a sua versão ou totalmente diferente, mas saibam que lhes sou imensamente grato pela sua leitura, e ao agradecer-lhes, sintam-se abraçados literalmente e virtualmente por esse modesto sonhador que gosta de brincar com as palavras e às vezes, dar-lhes um puxão de orelhas em si mesmo. Mais uma vez, obrigado e boa leitura...

 

Autor: Poeta NUNES DE SOUZA - Acadêmico Imortal Fundador da Academia de Letras de Unaí e Região - ALUR, o primeiro e atual ocupante da Cadeira 16 com o Patrono Carlos Drummond de Andrade.

  

* Texto escrito no momento em que o mundo sofreu com uma das piores pandemias da humanidade e que milhares de famílias perderam seus entes queridos, ainda com o avanço tecnológico e científico. 

 

POETA NUNES DE SOUZA
Enviado por POETA NUNES DE SOUZA em 04/01/2022
Reeditado em 27/07/2023
Código do texto: T7422078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.