Texto para catequese nº 2

Como podemos fazer para falar com sabedoria? Um primeiro passo é amar verdadeiramente a Deus e ao nosso próximo como Deus nos pediu. É preciso estar claro que este amor não é um sentimento apenas, é agir em favor do próximo.

Amar é agir para o bem do próximo. Se desejamos o bem para o próximo e não agimos para que este bem aconteça estamos apenas com um sentimento vazio. Nos enquadramos, no entanto, na indiferença e na omissão. Este fazer algo pode, aos nossos olhos, parecer muito pouco, mas também pode ser decisivo para aquele que amamos. Deus age, muitas vezes, nas menores coisas. Devemos buscar agira com amor para sermos veículos do amor de Deus.

Muitas vezes queremos dar um conselho ou apontar um caminho para uma pessoa que vemos em dificuldade, porém não sabemos bem o que dizer. Um primeiro passo é ouvir o que esta pessoa precisa dizer para nós. Quantas vezes não passamos por situações onde apenas queremos falar sobre o problema. Falar sobre algo pode abrir as portas da nossa própria compreensão e ajudar a entender melhor o problema.

Assim, a primeira coisa que podemos fazer é ouvir o que as pessoas que amamos estão dizendo e, quando elas não concordam entre si, buscar um meio de fazer com que elas realmente parem para ouvir e prestar atenção ao que é verdadeiro naquilo que está sendo dito.

Um meio eficiente quando não sabemos o que dizer ou como agir é pensar o que Jesus faria no meu lugar. E, se mesmo assim não soubermos o que dizer, devemos orar e pedir por uma resposta. Não devemos nunca desprezar o valor da oração porque se há um problema onde estamos envolvidos provavelmente isto acontece porque Deus quer que sejamos parte da resposta.

Se agirmos bem já seremos, de alguma forma, uma pequena luz sobre a situação. Falar com sabedoria nada mais é dizer o que Jesus diria naquela situação, não há como ser mais sábio que o próprio Deus vivo.