O que é uma Autocracia?

A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022, chocou o mundo e em particular o velho continente Europeu. Excetuando-se algumas questões nós Bálcãs o continente gozou de relativa paz dentro da nova ordem global pós Segunda Guerra, e no atual século sob os ditames da União Europeia.

A invasão Russa, portanto, representa o possível fim de uma era de estabilidade política e econômica, com desdobramentos profundos na ordem global. Nesse contexto, o nome de um homem tem estado diariamente estampado nós meios midiáticos globais, Vladimir Putin é o dirigente máximo da Rússia.

Dentro da Ciência política o regime capitaneado por Putin pode ser catálogado como uma "Autocracia" dos radicais gregos, significa autos (por si próprio) e kratos (poder), ou seja, poder por si próprio. Um paralelo bastante interessante que pode ser traçado, com o devido cuidado obviamente, é entre a ascenção de Hitler ao poder e da construção de Putin de sua Autocracia.

O contexto da crise do pós primeira guerra na Alemanha e a crise econômica do fim da década de 1920, segundo a filósofa Alemã Hannah Arendt, foram parte dos fertilizantes que tornaram propício o florescimento do Nazismo em solo Alemão. No caso de Putin, o autocrata também foi forjado e alçado ao poder em um período de grande agitação e crise econômica, a saber, a Moratória Russa de 1998 e a Segunda guerra na Chechênia 1999.

Putin teve uma atuação inicialmente tímida, o "ex-tenente-coronel da KGB" iníciou a vida política trabalhando no governo municipal de São Petesburgo em 1991, no mandato de Anatoli Sobchak, Jurista, professor e primeiro prefeito eleito democráticamente. Com Frieza, inteligência e estratégia soube galgar os degraus rumo ao centro de poder da recente Federação Russa liderada por Boris Iéltsin, sendo em 1998, nomeado diretor do Serviço Federal de Segurança (FSB), órgão sucessor da KGB.

O filósofo da política, o italiano Norberto Bobbio, afirma no seu "Dicionário de política" que o termo "Autocrata" é bastante genérico e muitas vezes usado apenas para causar ou em contextos bastante polêmicos, "historicamente usado para designar principalmente o Governo do czar da Rússia". A BBC inclusive produziu um documentário lanaçado em 2018 no qual usa a alqunha de "O novo czar" para descrever o Autocrata. Tendo prestado favores ao então presidente Boris Iéltsin foi nomeado primeiro ministro em 1999 e em 2000 foi eleito presidente com 53% dos votos.

O professor de Ciência Política Adriano Gianturco, em seu livro "A ciência política", caracteriza uma Autocracia como; "Neles, um indivíduo ou um grupo dita ou ordena políticas impositivas sobre várias matérias, exclui amplos grupos da população do processo de decisão, as medidas são muito restritivas das liberdades individuais e geralmente os governantes não são eleitos".

Putin, apesar de eleito, e de ter se apresentado inicialmente como um rosto jovial e comprometido com um suposto liberalismo e modernização da Rússia, pouco a pouco mostrou a face oculta em sua forma de governar. Perseguindo e eliminando adversários políticos, Oligargas e jornalistas críticos do governo como Alexander Litvinenko, Anna Politkovskaya e Boris Berezovsky.

Alexande Litvinenko foi um ex-oficial do FSB, Serviço Ferderal de Segurança, órgão sucessor da KGB. Em 1998 denunciou um complô do governo Russo contra o magnata da mídia Boris Berezovsky, Litvinenko foi preso e absolvido em 1999 posteriormente fugiu do país para Londres onde recebeu asilo político. Em novembro de 2006, após um adoecimento repentino, ele foi diagnosticado com um caso de envenenamento por radiação, morreu no dia 23 daquele mês envenenado por polônio-210.

Boris Berezovsky magnata da mídia e Oligarga que se benefício das inúmeras privatizações no período de abertura e dissolução da União Soviética morreu em 2013, a causa da morte foi enforcamento. Berezovsky era dono de canais de TV e rádio onde mantinha uma programação bastante crítica ao governo de Putin. AnaAnna Politkovskaya foi uma jornalista crítica ao governo Putin e sua atuação na Segunda Guerra da Chechênia (1999-2005), foi assassinada em 7 de outubro de 2006 com cinco tiros, nesse dia Vladimir Putin completava 54 anos, todas essas mortes estão envoltas em contornos sombrios e incertos, mas a ligação com a Autocracia de Putin são patentes e o modus operante de seu aparelho de segurança são característicos.

No poder há 22 anos Putin, e seu parlamento, realizaram mudanças na Constituição do País o que pode fazer o autocrata ficar no poder até 2036. O autocrata agiu nós moldes da descrição de Adriano Gianturco, que diz "Os governantes podem chegar ao poder por meio de golpe, de revolução ou de eleições, tornando o sistema ditatorial após a posse, às vezes abolindo as eleições ou manipulando-as fortemente".

Economicamente Gianturco, caracteriza uma autocracia como: "Economia é muito fraca, geralmente pouco diversificada e baseada em poucos recursos naturais (petróleo, gás, diamantes, ouro, cocaína etc.). Não há um sistema econômico desenvolvido". E de fato a Rússia moderna é uma economia emergente, com bastante força no setor energético, de petróleo e gás.

Força essa que é usada como propulsor das políticas de relações internacionais do país, sendo transformada ou usada como arma política contra os mercados dependentes da Energia Russa. Caso dos principais países da União Europeia.

Essa foi uma breve e resumida radiografia da autocracia Russa comandada por Putin.