Aspectos "econômicos " do material: do valor cultural ao valor de uso

Nas mais diversas culturas ao redor do mundo antigo, desde muito cedo houve grande influência simbólica sobre objetos, ritos e tradições que marcam a identidade cultural de um povo. O valor cultural aos objetos atribuídos, mantinha o equilíbrio em relação às práticas culturais, preservando o simbolismo. Desconhecendo, enquanto prática, o valor de uso do objeto analisado por si, eles não tinham entre si os valores individuais tão ressaltados como nós os temos.

Com o advento do capitalismo esta ideia transmutou-se para o valor de uso, cada objeto ganha um valor individual, quer seja pela qualidade do material, pela quantidade, quer seja pela utilidade. Essa ideia passou à prática entre os indivíduos, cada ser humano tem seu valor pessoal (ética, moral) e seu valor profissional (atividade, experiência profissional) avaliadas constantemente no decorrer da carreira. Nesse sentido, a ideia de valor passou a ser fatiada, porém, melhor avaliada, uma vez que os objetivos do atual sistema são bem definidos : lucratividade.

Portanto, perdeu-se a dimensão do valor na perspectiva da conjuntura social, cultural, em troca do valor econômico enquanto prática globalizada.