Uma importante lição para o século 21

As sucessivas revoluções tecnológicas foram fundamentais para a construção de um mundo menos hostil aos seres humanos.

O advento das máquinas a vapor, século XVIII, e a energia extraída de combustíveis fósseis e seu uso em larga escala, século XIX, juntamente com as descobertas na medicina do século XX; foram passos importantes para chegarmos ao atual nível histórico de desenvolvimento.

No entanto, o cenário para o futuro não parece estar se desenhando de forma mais tão animadora, é o que nos aponta o históriador Israelense Yuval Harari.

Se no século XVIII a oposição homem x máquina ganhava forma e manifestação com o Movimento dos Ludistas, nossa geração terá que enfrentar algo talvez mais complexo que é a Inteligência artificial - IA.

A mão de obra humana foi durante vários milhares de anos um fator muito importante na economia, na Inglaterra do século XVIII com advento da máquina à vapor e da mecanização e divisão do trabalho a economia pode se desenvolver de forma dinâmica e pujante. Todavia, houveram algumas contradições com o aumento de produtividade gerado pela tecnologia parte da mão de obra se tornou desnecessária, isso provocou uma série de transtornos.

O movimento ludista surge composto por trabalhadores desempregados ou que viviam com um baixo salário. Esses trabalhadores viam as máquinas e os avanços da tecnologia como inimigos e um fator determinante para os baixos salários e o desemprego.

Agora no século XXI estaríamos nos tornando obsoletos para o mercado de trabalho?".

No século XXI, o desafio apresentado ao gênero humano pela tecnologia da informação e pela biotecnologia é indubitavelmente muito maior do que o desafio que representaram, em época anterior, os motores a vapor, as ferrovias e a eletricidade". ( Yuval Harari, 21 Lições para o século 21)

A empresa americana Tesla Motors tem trabalhado no desenvolvimento de veículos autônomos, em um futuro não tão distante toda uma economia baseada em transporte de cargas - caminhões - que sustentam milhares de famílias nos EUA pode sofrer uma incrível transformação com a substituição de motorista por caminhões autônomos.

O Facebook está investindo bilhões de dólares em tecnologias que simulam uma realidade alternativa com múltiplas experiências para serem experimentadas.

As impressoras 3D também estão na vanguarda da chamada 4⁰ revolução tecnológica, reduzindo custos de manufatura e imprecisões ou erros humanos e otimizando a produção, as impressoras já são ultilizadas em diversas áreas como engenharia, design de produto, medicina e odontologia, arquitetura e decoração, joalheria, indústrias de manufatura etc...

Para Yuval Harari, o grande desafio governamental dos anos vindouros do século XXI, será como fazer essa transição para um mundo pós-trabalho. Qual o sistema educacional ideal para indivíduos que precisam estar em constante atualização para poder fazer parte do mercado de trabalho cada vez mais dinâmico? Seremos obsoletos tanto quanto mão de obra quanto consumidores? O que fazer com uma massa de despregados e nada contentes com a divisão da riqueza global?