Divagações

Às vezes fico a pensar, seria uma possível uma vida sem responsabilidades?

Só mesmo uma mente alheia a tudo ao redor diria que sim, pois sabemos que a priori já somos responsáveis pela nossa existência, de uma forma ou de outra, e claro em raríssimas exceções, somos seres cognitivos e racionais que zelam e prezam pelo viver, como fato anterior a tudo o mais.

Responsabilidades assustam, sei como é, eu sempre fui responsável, não pedi para ser, me fiz nelas, e desde cedo tenho esta "virtude" comigo. Pessoas muito responsáveis se sentem, por vezes, cansadas e desmotivadas frente as dificuldades da vida. Quantas vezes pensei em sair pelo mundo, sem lenço, sem documento, a esmo, a toa, para "curtir" a tal vida boa que tantos apregoam que é não ter compromissos com nada, MAS que ilusão! A responsabilidade é algo que construímos e com a qual moldamos a nossa vida, e uma vez dela imbuídos, muito difícil se livrar assim, sem sofrer danos colaterais, culpa, remorso, pesar, etc.. o que podemos fazer para amenizar certos desconfortos é criar outros interesses, tentar mudar o olhar sobre o mundo e tirar proveito de tudo, sabendo que somos responsáveis por algumas coisas e outras não, e dando uma trégua ao coração e a vida ,por vezes, um tanto carregada e pesada.