1553357.jpg

IMAGEM: GOOGLE

 

 

 

TRISTE FADO O NOSSO…

 

 

PORTUGALE… No início um pequeno condado, o Portucalense, nascido num canto da Península Ibérica, na sucessão de lutas entre povos mais ou menos bárbaros, depois os visigodos e finalmente os lusitanos. A partir do século XII e por entre lutas constantes com mouros e outros, foi instituída a monarquia, que passando por vários reinados e dinastias soçobraria no dealbar do século XXI… até lá sofreu invasões dos amigos espanhóis e depois dos franceses… mas sempre conseguiu erguer-se e afirmar-se… As árvores morrem de pé!

 

Vivemos o anos vigésimo segundo do século XXII, na era da inteligência artificial, na robótica generalizada, os veículos que não precisam de condutor… Mas a par disso continuam a morrer milhões à fome e de epidemias diversas um pouco por todo o mundo, em especial no hemisfério sul - África e Asia em particular.

Paradoxalmente, gastam-se biliões por capricho, enviando naves espaciais em viagens turísticas que duram escassas horas à volta do planeta azul… Quanto desperdício e afronta para quem apenas precisa de umas migalhas desse imenso bolo!

 

A Rússia invadiu a Ucrânia, perdão, foi apenas "uma operação militar." Com que justificação? A ameaça do nazismo! Se recordarmos a História recente, em 1938, a Rússia trabalhou com a Alemanha nazi para concretizar a invasão da Polónia… está documentado! E toda a gente sabe a Rússia tem um único objetivo - reconstituir o Império Soviético que desabou com o muro de Berlim… Se ninguém lhe puser travão, os próximos países a ser invadidos são os do Báltico e depois quem sabe?

 

Tudo isto para me reportar a uma sigla: URSS - que significa União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Pois a designação “Socialista” também foi adoptada pela China, pela Coreia do Norte, pela Venezuela do Sr. Maduro, e no caso português, por vários pequenos partidos revolucionários nascido no 25 de Abril de 1974, pelo Partido Comunista e pasme-se, pelo Partido Socialista, que com duas interrupções, tem estado sempre no poder deste esse 1974. Se é verdade que no início a sua participação foi muito positiva, com o passar do tempo foi tomado por oportunistas e aventureiros, que só têm feito disparates na governação. Um dos mais evidentes é  “Dr.” José Sócrates, que está a tirar o doutoramento na USP, tendo para o efeito desrespeitado a Lei Portuguesa e agora vai ficar com termo de identidade e residência. Há anos que faz papel de Kalimero, queixando-se de perseguições, esquecendo-se que em 2011, fez tantas ou tão poucas que teve de pedir a demissão de primeiro-ministro, deixando o país na bancarrota! Nesse tempo fez uma licenciatura fictícia, com apenas quatro exames, um deles num domingo, precisamente a última prova…

 

O governo atual PS, apesar da maioria absoluta, está num desnorte total, a justiça é uma lástima, a saúde um caos, faltam médicos de família para mais de 1 400 000 utentes - 12% da população, as urgências hospitalares estão fechadas aos fins-de-semana e agora, para além da ligeireza com que estão a considerar o crescimento do COVID (nunca desapareceu), deram à luz mais uma “pérola”: bastam apenas 5 dias de isolamento para os pacientes com covid terem alta!!!

Eu sou um deles e acho de uma enorme irresponsabilidade essas tomadas de decisão socialistas, são os doentes quem vai pagar a fatura. sem dúvida…

Acresce que este mês de Junho foi o dos Santos Populares, com grande ajuntamento de pessoas, alguns milhões, a que acresce o ROCK IN RIO (> 300 000 pessoas), em dois fim‑de‑semana seguidos. Ou no final deste Julho ou em Agosto veremos as consequências…

 

Este é o panorama global e real de uma parte do mundo e também da situação neste jardim à beira-mar plantado…

 

 

 

 

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 01/07/2022
Código do texto: T7549818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.