o policial canibal..

texto escrito para o canal "O Insólito"

O vídeo de hoje vai nos levar a diversas discussões filosóficas, humanas, de direito e outras tantas mais, é sobre um crime que não aconteceu, mas que poderia ter acontecido ou não…ao final, nos comentários, saberei a opinião de vocês se acham que houve realmente um crime...depois me conte tudo..

Será um vídeo diferente, quero fazer uma brincadeira com vocês, vamos fazer um exercício mental, vou pedir para prestarem atenção na história e participarem, será um jogo mental, uma espécie de encenação, eu vou contar a histórias e vocês se imagem como sendo a vítima…

Então, coloque seus fones de ouvido, fechem os olhos, deixem-me abduzi-los e vamos aos fatos…

Você vive em um país livre, onde o pensamento e as ideias não são vigiadas ou cerceadas por ninguém, o que está na sua mente é só seu, apenas seu, e você tem o direito, se quiser, de expor, opinar, escrever o que pensa, isso não lhe faz melhor ou pior, são apenas devaneios, ideias que surgem e são expostas para algumas pessoas de sua confiança...ou, às vezes, permanecem guardadas as sete chaves em sua mente, aquele segredo indizível, que morre com você, pois mesmo sendo seu direito pensar no que quiser, nem todos os pensamentos são agradáveis, bons.

Todos nós temos nosso passageiro sombrio..aquele que quer nos levar para o lado negro da força..

O ano é 2012, você vive com alguém que trabalha como policial, além de ter formação em psicologia, essa pessoa tem quase 30 anos, alguém com sólidas bases de conhecimento e para você, uma pessoa de bem, com quem você tem uma pequena filha de alguns meses, recém-nascida..tudo parece estar bem, parece..

Essa pessoa fica horas e horas no computador, pouca atenção dá a você e à criança, mas tudo bem, pode ser pressão pelo trabalho, cansaço da rotina, alguma fuga da realidade ou não...quem sabe esteja te traindo, conversando com outras pessoas em chats de amizade, algo que é moda por esses anos, afinal, o bebê ocupa muito do seu tempo, não se arruma como antes, anda sempre sentindo um enorme cansaço.

Mas isso não justifica, afinal, sempre foram além de casados, bons amigos, companheiros...essa pessoa não faria isso com você..ou faria??

A desconfiança aumenta todos os dias, você tenta conversar, mas não consegue entrar no assunto, Essa pessoa continua sua rotina de trabalho e casa, e em casa só no PC...e você ali..como se fosse um vaso de flores secas em uma sala escura…você vai se deitar, e quem devia estar ali contigo, está lá, navegando até altas horas da madrugada em um mundo longe do seu..

Até que o imprevisível acontece, o computador dessa pessoa estraga..e ela sabendo que você tem um, mas não tem muito tempo para usar, pede o seu emprestado, sem problemas você responde.

E agora..será que seu par terá coragem de conversar secretamente com outras pessoas no seu notebook...quem sabe?

Mas é uma oportunidade única, a chance de descobrir o que esta pessoa anda fazendo atrás da tela, e como pode fazer para isso acontecer…

É errado, você pensa, mas não aguenta mais aquela angústia de não saber o que está acontecendo com quem você divide sua vida, e assim, instala um programa espião na máquina antes de compartilhar sua máquina.

Agora é esperar..

São dias de preocupação, afinal, são anos de união, de confiança que podem estar chegando ao final...o teclado está em suas mãos e a tela está ali, iluminado aquele momento de tanta escuridão de sua mente, você se prepara, a tensão em seu corpo é indescritível..mas o que você descobre é imensuravelmente mais assustador que descobrir casos amorosos de quem você tinha tanta confiança …tinha...

Sente como se o mundo tivesse parado, falta ar, faltam palavras, falta até mesmo vida...você queira ter morrido, preferia qualquer coisa que ter descoberto aquilo, mas descobriu...está ali na sua frente...a cada clic para trocar de página o pavor aumenta na mesma proporção que o nojo, ódio...a raiva te domina...mas você para, tenta entender o que é aquilo, se é real..não tem tempo para morrer agora...você precisa continuar...clic e clic…

Se você veio comigo até aqui, continue, seja a vítima...e veja o que ela viu…

Não era uma ou duas amantes, não havia traição de forma amorosa, não te traia da forma que você imaginou e agora pensa que se fosse isso, seria mil vezes melhor, com certeza..

O que tinha ali estava muito além de qualquer imaginação doentia que você poderia ter..

No navegador de seu computador tem pesquisas do tipo: “como sequestrar uma mulher”, “receitas de cozinhar com carne humana” e “escravidão branca”, mais uma clic...agora viu imagens de mulheres agredidas sexualmente e torturadas, centenas delas..

O pânico está em você, você não entende nada, mas precisa continuar mesmo parecendo que seu coração já parou..

Você se levanta, sai da frente do computador, empurra a cadeira, se escora nela, suas pernas tremem, senta novamente, pois parece existir um enorme buraco debaixo de seus pés, busca forças que nem sabia que tinha, levar um tiro teria sido mais agradável, você descobre que existe uma dor que destrói você em segundos, que desmancha seu mundo como se fosse um tsunami…

Mas você chegou até aqui, precisar ir até o fim, descobre que, além de tudo, o agora, já ex amor de sua vida, participa de um fórum na internet dedicado a fetiches sexuais sob o nome de usuário “Caçador de carne de garota”, ali posta relatos detalhados de agressão sexual e canibalismo em um fórum na web dedicado a fetiches sex…

Você descobre que dorme ao lado de um monstro...aquilo não pode ser real, mas é..

Bem, abduzidos, sombrio, pesado, diria até que doloroso, né?

Mas é tudo um jogo certo...apenas um exercício de imaginação….nã, nã, não...isso realmente aconteceu, exatamente como eu descrevi até agora..

Tem mais horrores a serem contados ainda...mas agora você já sabe que é uma história real, vou trazer os personagens dessa trama a tona…

Antes de continuar, lembro que fizemos uma experiência diferente até aqui, depois me conta nos comentários o que sentiu, como foi essa viagem insólita comigo...

Vamos continuar…

Gilberto Valle era um oficial da polícia de Nova York formado em psicologia, com 28 anos, tinha uma esposa dedicada e uma menina recém-nascida.

Uma vida relativamente normal, até que seus desejos mais perversos foram descobertos e seu mundo desabou.

Esta é a história da 'Polícia Canibal'

A esposa, Kathleen Mangan-Valle, ao ver tudo isso que você acabou de ver, só tinha uma alternativa...fugir, sair correndo...e foi o que ela fez.

Aterrorizada, ela foi parar na casa de seus pais, entrou imediatamente em contato com o Federal Bureau of Investigation, o famoso FBI, relatou tudo e deu a eles acesso a seu laptop e outro computador de sua casa.

Dentre todas atrocidades que já trouxe até vocês, a pior, com certeza, foi quando ela descobriu que seu marido, Gilberto, estava conversando online com outros homens sobre onde, como e com o que sequestrar, matar e comer mulheres, mulheres que ele conhecia, incluindo amigas de faculdade, uma adolescente conhecida dela e pasme...até Kathleen estava na lista.

O FBI constatou que Gilberto e outros homens tinham planejado sequestrar, tirar a vida e depois comer algumas mulheres, era evidente o planejamento, pois tinham uma lista de quem seriam as vítimas, com os endereços, telefones, rotinas, e fotos dessas mais de 100 mulheres, resumindo, ele sabia tudo sobre elas.

Algumas das possíveis vítimas eram conhecidas dele, nas conversas entre os homens havia discussões de quais estratégias usariam para realizarem seus planos.

Da lista, ao mínimo, 10 mulheres foram ouvidas pela polícia e todas confirmaram conhecer pessoalmente Gilberto.

O que, inicialmente, parecia ser apenas uma fantasia louca de um grupo de pessoas estava a pouco tempo de se tornar real, pois, era claro que os homens estavam quase prontos a iniciar seus planos malévolos!

Já tinham suas vítimas tinham sido escolhidas, se deram ao trabalho de as vigiar, cuidar de suas rotinas, anotar tudo...elas estavam marcadas para morrer…

Entre os tantos e-mails interceptados pelo FBI em um deles Gilberto foi perguntado por um de seus cúmplices de “como estava a sua comida?” e ele respondeu que se encontraria com ela no domingo.

E, segundo as investigações, naquele próximo domingo, se reuniu em um almoço com sua esposa, filha e uma amiga que conhecia há 14 anos..e, desde então, fantasiava em comer essa mulher.

Fazia muitos anos que ele não via essa “futura” vítima e ela não imaginava como estava perto de seu algoz…

Ao terminar o almoço, ao chegar em casa, pegou o computador e escreveu a um amigo que quase não tinha conseguido se conter ao vê-la e, agora, tinha certeza, que iria raptar essa mulher!

Em outra conversa, um de seus amigos virtais perguntou a ele de que tamanho era o forno que tinha em casa, ele respondeu: suficientemente grande para assar uma dessas jovens se dobrar as pernas dela! A ideia é deliciosa, vou acender o forno e vou assar ao fogo lento, mantendo ela viva o máximo de tempo possível para desfrutar de sua agonia!

Até os mais experientes investigadores estavam transtornados com aquelas trocas de mensagens.

Mas eles não tinham dúvidas de que aquilo tudo não era apenas um jogo, pois Gilberto tinha as vítimas marcadas, estudou diferentes formas de como drogar e imobilizar as mulheres e até contava com uma rede de apoio para trazer ao mundo real aquelas insanidades ainda virtuais..

Gilberto nesse site que participava chegou a informar que prestava o serviço de sequestro em troca de dinheiro, por 5 mil dólares você mostrava quem e ele levaria a mulher escolhida até o pagante.

Tudo indicava que ele queria se tornar um profissional neste tipo de crime..

Em uma pasta de arquivos no computador de Gilberto intitulada de “Materiais necessários” tinha um arquivo onde estava escrita uma lista que dizia: o carro (já tenho), uma corda (a mais forte que encontrar para amarrar), fita adesiva tipo silver tape e clorofórmio.

Foi verificado que ele pesquisou esses itens na internet e também procurou meios de como usá-los e onde poderia comprar o clorofórmio…

Bem, com todas essas evidências, Gilberto Valle foi preso e ficou em isolamento podendo, em razão de tudo o que mostrei até agora, pegar a condenação máxima, ou seja, prisão perpétua pelos crimes de conspiração online para sequestrar, abusar, tirar a vida e canibalizar vítimas do sexo feminino e usar um banco de dados federal para procurar informações de contato de várias mulheres.

Segundo a promotoria de Manhattan, o mais perturbador é que tudo isso estava sendo planejado por um policial que tinha feito o juramento de proteger e servir a sociedade.

Durante tudo isso, a esposa de Gilberto pediu o divórcio e se mudou para outro estado com a filha, um estado bem longe de Nova Iorque.

Gilberto nunca negou que tudo o que estava ali era verdade, chegou a concordar que eram coisas assustadoras, porém não representava um acordo de conspiração, mas uma encenação de fantasia, E que, apesar de tudo o que foi encontrado, não havia provas de que alguma das mulheres mencionadas pelo policial tivesse sofrido a menor agressão..

Gilberto Valle acabou condenado, e isso gerou diversas discussões, tanto jurídicas como sociais e filosóficas, pois ele nunca cometeu aqueles crimes descritos nas páginas de internet, ele apenas tinha a intenção de fazer..

Porém, ele foi considerado culpado, não por escrever o que imaginava, mas por escrever e-mails para conspirar com outros em um crime, tendo cometido um "crime incipiente", ou seja, um ato que não ocorreu ainda.., que é o mais próximo de crimes pensados em lugares como os Estados Unidos, onde foi julgado.

Com a condenação acabou?

Claro que não..

Em 2014, após 21 meses da condenação houve o julgamento do recurso de Gilberto.

Ele reconheceu seus erros terríveis, as coisas horríveis que escreveu em salas de bate-papo online, disse ter vergonha de tudo isso, que destruiu seu casamento e custou o relacionamento com sua filha, pois a última vez que ele a viu, foi em 2012, ela tinha apenas 11 meses e, talvez ele merecesse tudo isso, mas o que ele não merecia, era ser preso, condenado por conspiração para sequestro e sentenciado à prisão perpétua, tudo por causa de algumas coisas que escreveu, mas nunca agiu.

Um dos juízes, o Doutor Paul Gardephe ao decidir libertar o ex-policial escreveu que nenhum júri razoável poderia ter concluído que Gilberto Valle realmente pretendia sequestrar uma mulher naquela data;

Outro magistrado, o Juiz Barrington Parker, em seu parecer, disse que isso não significava que as fantasias sejam inofensivas, ao contrário, as fantasias de violência contra as mulheres são tanto um sintoma quanto um contribuinte para uma cultura de exploração, um dano social maciço que rebaixa as mulheres. No entanto, não devemos esquecer que em uma sociedade livre e funcional, nem todo dano deve ser tratado com a lei criminal federal.

Aqui um detalhe, nesta época havia uma grande preocupação da população americana quanto ao poder que estava se concentrando nas mãos do governo sobre as comunicações online, que muitas vezes estava fazendo interceptação de dados de forma ilegal, o que violava a privacidade dos americanos, chegando a ponto de até o ex-presidente Jimmy Carter, em uma entrevista, dizer que preferia escrever cartas a enviar correios eletrônicos, por medo de ser espionado pelas agências de inteligência.

E assim, com toda essa atmosfera sombria que pairava sobre os direitos de liberdade dos americanos, o Tribunal recursal acabou por revogar a condenação inicial, anulando a sentença, pois, a acusação de conspiração não podia se manter, porque as conversas “real” e “fantasia” “eram indistinguíveis”, já que as conversas “reais” estavam repletas de referências a elementos fantásticos, como um forno de tamanho humano, um espeto e uma cabana remota na floresta, nenhum dessas coisas Gilberto possuía ou fez qualquer esforço para adquirir, além de que a natureza fantástica dos bate-papos 'reais' é reforçada pela natureza inteiramente virtual dos relacionamentos dos supostos conspiradores.

Até hoje o caso de Gilberto Valle, o “policial canibal”, é usado para estudos em faculdades de Direito nos EUA, sobre a fronteira psicológica e jurídica entre os pensamentos “normais” e os perigosos. Qual e quando se deve intervir? Se uma fantasia por si só pode ser considerada um crime?

Em dezembro de 2015, um tribunal federal de apelações rejeitou a última acusação restante no caso do “Policial Canibal” de Nova York, determinando que o ex-policial de Nova York não poderia ser punido por seus pensamentos, dando por encerrado qualquer chance do estado punir Gilberto.

Em uma declaração pós-decisão, os advogados de Gilberto chamaram a decisão de “uma vitória muito importante não apenas para o ex-policial, que agora foi inocentado de todas as acusações criminais, mas para uma sociedade aberta que valoriza a liberdade de pensamento e expressão”.

Desde então, Gilberto Valle publicou alguns romances, agora ele vende em segredo o que escrevia.

Como disse é um caso que nos traz muitas discussões e depois de tudo o que te contei, qual a sua opinião? Você acha que devemos ser julgados criminalmente apenas por alguns devaneios, acha que devemos ter limites ao pensar?

Revele aí nos cometários os seus “sórdidos” pensamentos...

https://constitutioncenter.org/blog/cannibal-cop-case-concludes-with-last-change-dismissed

https://www-washingtonpost-com.translate.goog/news/morning-mix/wp/2015/12/04/cannibal-cop-cleared-in-court-again/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

https://www.bbc.com/portuguese/geral-55453079

https://www.historiaemdestaque.com.br/artigos/o-caso-surpreendente-e-macabro-de-gilberto-valle-o-policial-canibal

https://www-oxygen-com.translate.goog/crime-time/cannibal-cop-gilberto-valle-says-he-wants-a-new-life-crimecon?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=op,sc

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2014/03/23/interna_mundo,419049/ex-presidente-americano-troca-e-mail-por-cartas-para-evitar-espionagem.shtml

Nilvio Alexandre Fernandes Braga
Enviado por Nilvio Alexandre Fernandes Braga em 01/08/2022
Código do texto: T7572740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.