O REI ESTÁ NU

O rato roeu a roupa do Rei de Roma!

O Rei estava nu, mas o povo via o Rei,

vestido de púrpura. Todos se indagaram;

Porque o Rei, se pronunciava se dizendo nu ? Uns diziam: ele é nosso Rei, outros, ele não quer perder a coroa, outros, ele é impiedoso e alguns diziam e exclamavam; somos amigos do Rei!

A coroa do Rei, havia sido dada como símbolo de austeridade e o cetro como autoridade. Ambos simbolizavam seu poder e reconhecimento como semideus! Porém, ela não cobria suas vergonhas, e ele sabendo disso, ,saiu atrás de folhas na floresta para cobrir-se . Ele gostou tanto da floresta que resolveu tirar um cochilo e dormiu por anos, até a chegada de um inverno rigoroso que o acordou. De sobressalto, se pôs em pé, e lembrou-se do seu Reino. Caminhou apressadamente quando o avistou adiante, ficou perplexo : cadê meu reino, cadê meus súditos, cadê minha plebe ? Tudo estava de forma diferente do que ele tinha deixado. Adentrou rapidamente seu antigo palácio e gritou ! - estou aqui, voltei ! Quando se voltaram para ele; uns o reconheciam, outros o reconheciam vagamente, outros não mais se lembravam dele. No novo Reino, não existiam mais ratos, a coroa era de outro, e existia outro semideus. A falta de ratos, se dava devido a criação de cobras do novo Rei, havia também gatos noturnos, mas todos vivendo em harmonia!

O Rei percebeu que tinha sido destronado.

O Rei percebeu que havia se tornado um mendigo, e se viu nu sem sua coroa e seu cetro. Ele foi deposto de seus vestidos com linhos de púrpura, e agora, todos impiedosamente exclamavam...

O Rei está nu !

O Rei não tem coroa nem cetro !

Nem reino, e nem vestidos de púrpura,

O Rei que voltou não tem!

O Rei está nu ! O Rei está nu !

Gritava a plebe, os súditos e seus algozes !

- Gritava a plebe, os súditos e seus algozes...

Temos um novo Rei!

Ele tem cetro na mão, coroa na cabeça,

E tem vestidos de púrpura ...