Carta a um amigo

“Ainda tomado pela emoção do reencontro de Mendel com Menuhim, não contive a emoção. Imergi na leitura de "Jó" e passei a ser um componente da família Mendel durante vários dias, daqueles que presenciam, sem ter a chance de intervir, mas que vivem intensamente a emoção de cada um dos personagens. Um grande presente.

Me apresso em lhe contar e agradecer a oportunidade de ler uma obra tão pulsante e tão cheia de emoção. Imaginava ter lido "Jó" pois me mandou em 2015. Por algum motivo parei a leitura daí a sensação de já ter lido.

Sorvi cada parágrafo, vivi na pobreza dos Mendel e sofri com as tragédias de cada um dos personagens tão bem descritos pelo Autor. Costumo saborear os livros de que gosto e interrompo a leitura para que demore o maior tempo possível: uma mania prazerosa.

Obrigado, Abraços,”

Resumo, extraído da internet, do livro bíblico de Jó: “Jó era um homem íntegro, que temia a Deus e evitava o mal. Era rico, tinha imensos filhos e vivia feliz. Até que um dia Satanás decidiu desafiar Deus – Jó apenas era uma pessoa íntegra porque era feliz; Deus nunca lhe tinha dado problemas. Numa conversa entre os dois, decidem que Satanás poderá experimentar derrotar Jó, desde que não o mate. A verdade é que o homem não morreu, mas toda a sua riqueza desapareceu e todos os seus filhos morreram. No entanto, Jó continuou a ser um homem íntegro. Para compensá-lo da sua fidelidade, Deus devolveu-lhe e multiplicou-lhe a sua riqueza”.

Jó; Romance de um homem simples é uma releitura do livro bíblico de Jó feita por Joseph Roth, jornalista e escritor nascido em 1894 em região que hoje pertence a Ucrânia. Não se furtem de lê-lo pela ancianidade do texto pois, sua escrita é atemporal e as imagens que utiliza são poesia vívida que nos faz ir e vir nas frases para ir ao limite da compreensão.

Comentário de Stefan Zueig sobre “Jó”: “Uma obra prima da literatura universal que pode ser lida em qualquer idade desde que seja compreendida com o coração”. Fui tomado pela emoção e vivi cada momento do livro, sorvendo cada parágrafo, me emocionando e refletindo sobre o sentido da crença, duvidando, respirando, vivendo novamente e tentando descobrir o final dessa releitura magnífica do livro bíblico de Jó que senti com o coração, como bem disse Stefan Zweig.

FCintra
Enviado por FCintra em 25/08/2022
Reeditado em 25/04/2023
Código do texto: T7590380
Classificação de conteúdo: seguro