CARTOGRAFIA ANALÍTICA NA MINERAÇÃO

O estudo prévio, o planejamento, o uso de técnicas seguras, a antecipação da previsibilidade do surgimento de possíveis problemas, o contínuo estudo de novas metodologias, tornar-se-á algo prático na possível identificação antes mesmo da construção de barragens de rejeitos de mineração e em todos segmentos da vida. A ampliação da detecção de possíveis falhas nos programas, rachaduras, problemas, dilemas, vazamentos, erupção, transbordamento, possíveis catástrofes e acidentes, etc.

A metodologia utilizada antes, durante e pós- exploração de áreas mineradoras, se faz necessário a um nível abrangente... para que todos ganhem em sua plenitude...

A Cartografia bem descrita das condições dos terrenos se faz essencial. Permitirá simulações, o pleno conhecimento do subsolo e solo, existência de lençóis freáticos, chorume. Se o terreno foi aterrado ou permanece em sua estrutura natural. Se é arenoso, calcário, ferruginoso, lamacento, argiloso, de saibro, mangue, de brita, pedregoso, etc. Que tipo de metais – devido à sua característica, poderá possuir, após amostragem e uso concomitante do conhecimento geológico, de sondas e perfurações em locais pré-escolhidos. Se pode ser considerado um Sítio Arqueológico a ser tombado, a verificação de sedimentos, etc.

A Cartografia das atividades de extrações de minerais pode permitir a qualificação do grau de degradação ambiental na região pesquisada (antes, durante, depois), fazendo parte de ampla Pesquisa de Gestão Ambiental Territorial. Este geoprocessamento pode ajudar muito também, no controle do ecossistema e biomas e sobretudo na recuperação de (possíveis) áreas degradadas.

Localizar presenças de minérios e matérias-primas, no aprofundamento de estudos e sondagens, permitir identificá-los mais facilmente. Traçar estatísticas numerológicas sistemáticas de sua quantidade, profundidade, viabilidade de extração, qualidade, além do planejamento de maquinários necessários, etc.

É um grande auxiliador na formação e erudição de profissionais de diversas áreas (geologia, geografia, engenharia florestal, etc.) e para a Comunidade em geral e Órgãos Governamentais e Empresas Extrativistas do ramo. E para propósitos Científicos e Acadêmicos. Gerador de Gráficos e Mapas eficazes, elucidativos, educadores, esclarecedores. Acréscimo a bancos de dados oficiais normativos. Observação e Conservação ou Recuperação do Habitat.

O tamanho das áreas degradadas (atuais e futuras) e sua amplitude e magnitude, se dão em trabalho de campo (via satélite, GPS, verificação presencial) e de pesquisa de processos de licenciamento. Fotos de antes e durante o processo do início dos trabalhos de mineração e póstumas. Condições ambientais do ar, água, plantio, ressecamento ou inundação de solos, etc. Trabalho qualitativo estrutural.

O perfil dos mineradores como cumpridores ou não de legislações ambientais. Se há presença de trabalhadores rurais, indústrias, populações urbanas e ribeirinhas e campesinas ou indígenas, pescadores. Fauna e Flora locais. A população ao derredor e seu estado de saúde física, mental emocional, espiritual e o perfil de culturas agrícolas nos locais antes e pós-mineração. Vegetação primária, área entropizada e urbanização. Relevos, cursos d’água, modificações climáticas, fumaça e outros elementos poluentes. Transformação da paisagem. Soberania nacional, etc.

Bem, a Cartografia é útil para Mapas de Mineração, qualificação de áreas degradadas e sua magnitude. Previsão e revisão de Impactos ambientais, importância do Sensoreamento remoto, aspectos sócio-econômicos, geração de empregos e renda para trabalhadores e moradores da área ou alocados. Resolução de problemas e tempo a ser gasto e recursos a serem dispendidos neste fim. Valoração de prejuízos em contraste com lucros obtidos pela exploração. Coleta e pesquisa laboratorial. Lembrando que há muitos softwares e hardwares que podem sempre auxiliar no trabalho e nas diferentes metas e escolhas.

Análise de uso e ocupação de solo, resumos estatísticos sazonais. Padrão morfológico, minerais presentes, vegetação e clima e hidrografia. Técnicas primitivas ou com características da mais alta tecnologia hodierna, na extração e separação de resíduos e destinação final dos mesmos...

Em suma, a indispensável e tão importante ‘’Cartografia Digital’’ em suas múltiplas aplicações, em especial de geoprocessamento, deve produzir para facilitação e conscientização dos trabalhos: Mapas de Geologia da Área de Pesquisa, Mapa do Potencial Mineral, Mapa de Áreas Oneradas por Títulos Minerários, Mapas de Áreas de Proteção e Conservação e Vulnerabilidade Ambiental, etc.

x-x-x

MSCF – GV (Ilha) MG - October 12th, 2022. 10:59 h,

---------------------------------------------------------------------------------

Livro: CRÔNICAS INTEMPESTIVAS - inédito – Pág. ???

( Se usar e divulgar, cite o Autor MSCF e a Fonte = O Livro )

---------------------------------------------------------------------------------

LIVROS DO MSCF NO CLUBE DE AUTORES = https://clubedeautores.com.br/livros/autores/marcio-sergio-cassiano-de-freitas

--

MSCF NO AMAZON =

https://www.amazon.com.br/s?i=digital-text&rh=p_27%3AMarcio+Sergio+Cassiano+De+Freitas&s=relevancerank&text=Marcio+Sergio+Cassiano+De+Freitas&ref=dp_byline_sr_ebooks_1

--

MSCF NO UICLAP =

https://uiclap.bio/MSCF ou

https://loja.uiclap.com/?s=MARCIO+SERGIO+CASSIANO+DE+FREITAS&post_type=product

--

"O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE - Números 6 = 24 a 26" (MCF-IBSD-SASE)