Como ler um texto de modo adequado

(O que separa o que eu disse do que eu quis dizer?)

 

Para ler corretamente um texto, precisamos de responder a duas perguntas básicas:

 

a) o que o texto diz?

&

b) como faz para dizê-lo?

 

Percebemos ter feito uma leitura adequada de um texto quando respondemos adequadamente a essas duas perguntas. (Perceba que eu não falei em "responder certo ou errado", mas em "responder adequadamente" a essas duas perguntas.

 

Peguemos o exemplo que segue (atribuído a um tal de Tom Yobbaggi – dê um Google nesse nome e não terá muito sucesso com a pesquisa; eu peguei esse período composto em 2007, na já não mais ativa página Malkavian Quotes):

 

Quando todo mundo zigue, zague.*

 

Primeira coisa a se notar é que não se trata de uma mero substantivo composto ("zigue-zague"), mas sim de dois verbos distintos ("zigue" e "zague"), separados por uma vírgula que opera como separação entre dois modos verbais distintos: "zigue" está na 3ª pessoa do singular e "zague", no modo imperativo. Ora, o que podemos deduzir a partir do que já dissemos até aqui? Que não há outra opção a não ser interpretar o período composto como um conselho:

 

Quando todo mundo faz a mesma coisa, faça diferente.

 

Não sei se fui claro (procurei, para tanto, evitar a enxurrada verbal de explicação sobre explicação; isso aumenta o tempo de leitura e compromete a possibilidade de se "pegar" [captar, entender] o sentido do texto no menor tempo possível); mas tentei.

 

Fique à vontade para postar comentários acerca dessa postagem. Obrigado.

 

NOTA

* No original constava algo como When everybody else zigs, zag. (Itálico nosso)

Tom Yobbaggi