Existe mesmo ex ateu?

É muito comum hoje em dia vermos relatos de pessoas que se dizem "ex ateus" como é o caso do Psiquiatra Augusto Cury,  do filósofo  britânico Anthony Flew e mais recentemente do Youtuber Rivanildo Menezes. A pergunta é: será se essas pessoas que se diziam  ateias alcançaram o nível máximo de convicção daquilo que elas defendiam através de estudos antropológicos,  filosóficos, epistemológicos,  físicos, etc  ou apenas  vivenciaram uma fase de conflitos ou  de dúvidas quanto à sua crença?

O ateísmo como se sabe é a ausência de crença ou ainda, é  a negação da existência de qualquer divindade, seja do Deus cristão ou de qualquer outra religião, ao contrário do agnosticismo  que admite a possibilidade de existir alguma divindade mesmo que não se possa provar.

O agnosticismo possui várias vertentes, mas as principais são: o agnosticismo teísta e ateísta.  O agnóstico teísta é aquele que crê na existência de divindades,  todavia ele não afirma que existem, pois não tem como provar, ao contrário do agnóstico ateísta que não crê em divindades,  no entanto não afirma que não existem pois  também não tem como provar a sua inexistência. Seria um ateísmo mais flexível ao contrário do ateísmo positivo que é mais radical.

Muitos são aqueles que preferem se declarar como agnósticos ao invés de ateus, isso porque  o ateísmo ainda é visto com um certo preconceito principalmente em países de maioria predominantemente cristã como é o caso do Brasil.  Eu diria que esse tipo de "conversão" pode ocorrer também  por uma questão  de conveniência, como é o caso do Rivanildo onde se declarou "ex ateu"  muito provavelmente com o intuito de ganhar admiração  no meio evangélico e fazer sucesso.

De acordo com Dawkins é possível medir o nível de ateísmo através de níveis sendo que o nível 7 define a pessoa que está num nível de ateísmo convicto. Essa pessoa dificilmente se tornará ex ateu, pois alcançou o nível máximo de desconversão e apartir daí ela passa a fundamentar através de argumentos científicos a sua descrença.

Atualmente parece que virou moda entre as pessoas principalmente famosos aparecerem nas mídias dando os seus depoimentos,  dizendo que se tornaram "ex ateus", no entanto,  o que me parece é que existe um marketing estratégico para ganhar dinheiro.  Num país cristão como o Brasil escrever um livro com esse tipo de conteúdo é algo muito rentável ainda mais quando o autor é uma pessoa famosa ou um grande escritor.

Vejamos o caso, por exemplo do Augusto Cury,  psicanalista,  que escreve livros de auto ajuda.  Ele publicou uma coleção de 5 livros intitulada: Análise da inteligência de Cristo onde ele descreve a personalidade de Jesus. Em suas obras ele diz que os Evangelhos possuem uma lógica incontestável e todos eles se completam.  Segundo ele, não há contradições nos evangelhos,  todavia,  quando buscamos fontes de doutores em Teologia como Bart Erhman, Karen Armstrong,  John Dominic Crossan,  Juan Arias, todos eles afirmam que os evangelhos possuem discrepâncias,  erros, contradições e isso é  mostrado em vários versículos nos 3 evangelhos sinóticos e no evangelho de João. Infelizmente as pessoas que não têm conhecimento e nunca estudaram Teologia  serão facilmente enganadas.

Vejamos o caso do filósofo britânico Anthony Flew. Durante o século XX foi considerado por muitos como o "Papa do ateísmo". Já na velhice  ele resolveu se declarar deísta, admitindo a existência de um Deus criador do universo,  diferente dos deuses criados pelas religiões. Um Deus que deriva da razão e que ao criar o universo dele se ausentou. De acordo com o pensamento deísta, Deus ao criar o universo (plano físico) e o plano espiritual não interfere neles de forma evidente como sugerem as religiões teístas.  Acredito que esse seria um típico caso de ex ateu, pois no universo filosófico, o deísmo seria uma crença mais racional por não está ligada à nenhum dogma religioso. Já a religião como se sabe faz parte da cultura de um povo e por ser algo cultural influencia no comportamento, criando hábitos, superstições,  ilusões, fantasias. Na visão naturalista é esperado que pessoas mudem seus posicionamentos,  suas opiniões ao contrário da visão teísta.

Vejamos agora o caso do Rivanildo Menezes que tinha um canal no YouTube e  era um militante do movimento ateísta. Há uns 2 meses atrás todos os seus inscritos foram surpreendidos com uma decisão  inusitada dele ao se declarar como "ex ateu". Aquela decisão seria  um divisor de águas,  pois tudo aquilo que ele sempre combateu, todas as suas convicções pareciam ter tomado um novo rumo. Rivanildo começou a fazer  vídeos refutando os seus próprios vídeos anteriores nos quais ele não mais atacava,  mas agora defendia  o sistema religioso. Ao ver que o seu novo canal não estava gerando audiência resolveu desativá-lo.

A ambição foi tão grande que tudo leva a crê que a sua decisão em voltar para o sistema religioso tenha sido por motivos financeiros, pois conforme ele mesmo dizia: " o sistema religioso é que dá dinheiro."  Dizia ainda que se ele quisesse poderia abrir uma igreja e ganhar muito dinheiro.  Pois é... Quem sabe não é isso que ele está fazendo nesse momento.

Talvez um de seus argumentos mais polêmicos foi tentar justificar a sua decisão ao dizer que teve um encontro com esse Deus o qual ele agora chama de criador. Um Deus que outrora era um " vagabundo" , "lagarta de coqueiro", " cabeça de martelo", era um Deus que "vivia de TPM", mas agora era é o seu único e suficiente  salvador.

Por muito tempo o Rivanildo sempre dizia que os religiosos cristãos era um povo perturbado e que tinha sintomas de esquizofrenia,  pois segundo ele essas pessoas que  diziam ter contato com Deus através de visões,  revelações, sonhos,  na verdade era tudo fruto de suas imaginações,  sintomas típicos da esquizofrenia.  A pergunta é: será se o Rivanildo não estaria com esses sintomas ao afirmar que teve uma experiência sobrenatural com esse ser supremo ou não seria  esse um grande engodo para fazer as pessoas acreditarem na sua conversão milagrosa?

Verdade seja dita, pessoas que fazem parte de um ambiente religioso ou que já foram influenciadas pela religião  dificilmente  serão libertas. Apesar do Rivanildo ter saído da Igreja,  mas a Igreja nunca saiu dele. Na verdade ele criou uma situação para fazer com que todos acreditassem que ele teve um reencontro com Deus e que agora seria "ex ateu", o que eu não acredito nessa suposta "conversão".

O seu ateísmo que para muitos era um ateísmo disfarçado na verdade foi de má fé, embora   ela tenha libertado  muitas pessoas do sistema religioso, mas o seu objetivo principal era ganhar dinheiro e como viu que o seu canal não estava lhe proporcionando o retorno financeiro que ele almejava, então mudou de estratégia. Apartir daí tentou alcançar um novo nicho: o dos religiosos principalmente dos evangélicos que iriam ficar encantados com o seu depoimento. Ele faz exatamente o que todos os líderes religiosos fazem para ganhar dinheiro, começam a agir de má fé.  Quem garante que hoje o Rivanildo não voltou a congregar em alguma igreja, fazendo palestras ou quem sabe até vendendo livros com os seus depoimentos. 

Como pode alguém  retroceder em suas ideias apesar do seu vasto conhecimento  sobre a Bíblia e as suas contradições? Seria até  impossível para uma pessoa que  parecia muita convicta das suas decisões  e de repente resolve  defender tudo aquilo que outrora ele combatia. Mais uma vez abre-se um parêntesis sobre o seu verdadeiro caráter.

Rivanildo se declarava ateu por várias razões a começar pela falta de evidências científicas da existência do Deus bíblico ou de qualquer outra divindade,  além disso a sua revolta era notável por causa da ganância dos líderes religiosos e dos charlatanismo nas igrejas e foram todos esses fatores que fez com ele abandonasse seus dogmas,  mas que não foi uma decisão definitiva,  é tanto que ele voltou para o mesmo mar de enganação,  para o mesmo labirinto do qual ele havia  libertado  muita gente.  O ser humano é uma caixinha de surpresas,  mas devemos entender que existem pessoas que são  facilmente influenciáveis, são pessoa que são instáveis quanto às suas ideias por outro lado existem aquelas de caráter bem duvidoso e no caso do Rivanildo eu continuo a acreditar que o mesmo continua sendo ateu, mas agora tem que fingir uma suposta " conversão" porque é isso que vai lhe dá dinheiro.

O cristianismo é a religião onde mais dá dinheiro ainda mais no Brasil.  Não sou psicólogo e eu diria que até para quem é psicológo é difícil traçar um perfil da personalidade de algumas pessoas, mas numa situação como essa as evidências são bem claras.  Para quem  admirava a pessoa do Rivanildo  é claro que isso foi uma decepção,  mas  o mal maior ele causou foi a si próprio.  Perdeu a credibilidade dos amigos,  justamente daqueles que mais o ajudaram nos momentos mais difíceis, pois  mantiveram  o seu canal através de doações e até mesmo o montante arrecadado para a realização da sua cirurgia. Tudo isso, graças aos amigos ateus. Não foi  Deus algum que o socorreu, mas a solidariedade daqueles a quem ele  simplesmente deu às costas. Quem sabe agora ele consiga fazer sucesso no meio evangélico... Quem sabe...

É como diz Sigmund Freud, Pai da Psicanálise,  Religião: Pura ilusão, pura fantasia,  pura superstição.