Eu confesso! (contém uma confissão profunda e sincera)

Aos meus amigos, amigas, família (seja a de sangue ou a que escolhi nessa vida), colegas de vida, conhecidos, quem me segue, quem lê meu comentários e posts, quem lê minhas crônicas, ensaios, poesias e sonetos, esse texto eu dedico a todos vocês!

Vou aqui fazer uma confissão!

Entendo ser necessário.

Em primeiro lugar para mim! Por mim!

Minha alma pede.

E por respeito a vocês!

Para também me conhecerem um pouco mais!

Para saberem um pouco mais da minha caminhada até aqui.

É literalmente uma confissão?

Pode ser...

Mas tem aqui uma declaração sincera de como me sinto e como me vejo.

No aqui e agora!

Contém minhas experiências de vida, minhas percepções, que compartilho amorosamente contigo!

Gratidão imensa a ti que aceitou ler, e mais, conhecer um pouco mais de mim!

Gratidão! Gratidão! Gratidão!

...

Eu confesso, que tudo que estudei na vida na área de direito, filosofia, misticismo, esoterismo, psicologia, psicanálise, musicoterapia, terapias alternativas, enfim todos os cursos que fiz na vida, não me fazem alguém melhor que ninguém!

Nem mais sábio, nada!

Só acrescentou à minha existência!

Mas não me faz melhor...

Eu confesso que tudo que eu acredito até o momento são fruto das minhas experiências, minhas visões, crenças e percepções!

E não tenho a leviana ideia que sou portador de uma verdade única!

Se é que ela existe!

Não, não sou dono da verdade!

Ao contrário!

Quanto mais aprendo, vejo que menos sei!

Sim, eu confesso que entendi isso!

Eu confesso que quando entro num templo para orar, rezar, meditar, num ritual, ou até mesmo no templo da minha mente e coração eu deixo tudo que conquistei e aprendi do lado de fora, pois isso não é o que me define!

Eu aprendi, confesso!

Eu confesso que quando expresso uma opinião, não quero que acreditem que sei tudo!

Que sou mais evoluído!

Pois confesso que não sou!

Talvez eu seja o que mais precisa de evolução!

Eu confesso!

Talvez eu seja o mais humilde servidor, talvez o último da fila na evolução!

Eu confesso que quando escrevo, não desejo impor de forma alguma minha forma de pensar.

Ao contrário.

Me expresso usando uma liberdade e até uma necessidade de expressão!

Eu confesso que amo me expressar!

Necessito me expressar, eu confesso! Mas não preciso mais como antes, ser aceito ou acreditado ou desejando que concordem comigo!

Confesso que aprendi isso!

Desejo só que reflitam!

Só isso! Eu confesso!

Eu confesso que se pessoas sentem afinidade com o que expresso me deixa feliz, honrado e grato!

Mas confesso que trabalho incessantemente para que meu ego não suba nas alturas com isso!

Só me permito ser grato!

Honrado!

Até porque não são conhecimentos meus, são da humanidade e estão a disposição de todos!

Sou somente um veículo de transmissão!

Um simples e humilde canal de transmissão.

Eu entendo. Eu confesso!

Eu confesso que diferente de antes, eu não me chateio, estresso, fico nervoso se discordam da minha opinião, da minha visão!

O diálogo é sempre bem vindo, desde que, com respeito!

E confesso que não aceito a falta de respeito, o julgamento, a crítica para fortalecer o argumento da pessoa e me calar, me rebaixar. confesso que ainda não lido tão bem com a falta de respeito!

Mas procuro não entrar mais em embate como antes.

Eu entendo, respeito, acolho, compreendo a visão da pessoa e se percebo que não há diálogo sadio, eu corto aquela ponte que nos liga!

Sem briga, sem ofensas em retorno, mas o meu melhor hoje é me afastar de pessoas agudas, que brigam ou discutem por suas opiniões. Confesso, não estou aqui para discutir!

Eu confesso, eu gosto de provocar!

Não a polêmica!

Não o desacordo!

Não a discussão!

O que expresso nas minhas opiniões, poemas, crônicas é para provocar reflexão! Só isso!

Eu confesso que quero que reflitam sobre o que disse!

Se concordarem , bem!

Se não concordarem, bem também!

Eu confesso que adquiri com o tempo, idade, e experiências que não preciso me justificar!

Não preciso!

Já precisei me justificar.

Carência, baixa estima, inseguranças...

Hoje não!

Hoje resolvi fazer isso, por respeito a quem me acompanha, para dar um esclarecimento!

Eepara tornar nossa relação leve.

Para despertar a compreensão, o acolhimento em vez de dicotomia! Confesso que o que menos desejo é a separação!

Ao contrário, desejo a união!

De todos os seres humanos e suas características e diferenças.

E mais, desejo o melhor a todos os seres vivos!

Quando escrevo, eu confesso,sou generalista!

Escrevo sobre a humanidade!

Não leve portanto para si!

Não tomem como pessoal.

Se fizer isso, infelizmente posso só entender que a "carapuça" serviu, e você assumiu a posição de opositor!

Confesso que não desejo isso!

DeQue não sejamos portanto, personagens de contendas desnecessárias!

Confesso que valorizo a opinião adversa! "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." Nota: Apesar de muitas vezes atribuída a Voltaire, a frase é de Evelyn Beatrice Hall, que a escreveu para ilustrar as crenças de Voltaire, na sua biografia sobre o autor "Amigos de Voltaire".

Respeito a diversidade de ideias e opiniões!

E confesso que em contrapartida, desejo (exijo até) o respeito com as minhas ideias.

Concordar ou discordar é natural e lícito!

O conflito não é bem vindo!

Assim como a falta de respeito!

Confesso que antigamente eu discutia, argumentava, até brigava quando era confrontado com força e desrespeito! Confesso, eu era assim!

Meu ego se feria facilmente, eu confesso! Mas hoje não!

Procuro não me estressar!

Se uma pessoa é um amigo de longa data, que me conhece inclusive pessoalmente, uma conversa se faz necessária.

Vale a pena o diálogo.

Usando os preceitos da " Comunicação Não violenta "(A Comunicação Não Violenta é um processo de pesquisa contínua desenvolvido por Marshall Bertram Rosenberg e uma equipe internacional de colegas, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Vale a pena ler o livro! Faço aqui a indicação!). Mas confesso que se a pessoa não me conhece, só é um mero contato da internet, dessa possibilidade de comunicação, me sinto desapegado e confesso que para mim é simples desapegar, excluir, bloquear quem não se dá ao respeito!

Confesso, hoje sou assim!

Confesso que dos meus valores de hoje, eu prezo pela troca de gentilezas, pela harmonia e pela paz nas relações!

Adoro a frase/conceito: "gentileza gera gentileza."

E confesso que aprendi a desapegar tão facilmente como me apego!

Aprendi a investir em quem merece! Aprendi confesso, que para essa harmonização numa relação de mão dupla, há de ter uma equanimidade de ambos lados!

Um equilíbrio sadio entre dar e receber.

Mormente no respeito!

Confesso que aprendi que o respeito é um dos maiores valores humanos nas relações!

Confesso ainda que para mim ele é mais poderoso e importante que o amor, até! Se numa relação houver amor, desejo, tesão, mas não houver respeito, a relação irá se desgastar e findar!

Assim acredito, confesso!

Por isso sinalizo tanto o respeito! Confesso ser a falta de respeito a causadora dos maiores conflitos!

Pois gera intransigência, intolerância e com isso conflito! Guerras!

Violência verbal e física! Confesso, que não mais aceito falta de respeito comigo!

Ainda mais por perceber que a falta de respeito vem do ego frágil e inflamado das pessoas que usam a força para valer somente o que ela deseja e subjugar o outro.

Desrespeito vem desse ego doente.

Sem humildade.

Que só quer vencer!

Como se tudo fosse competição.

Confesso que estou me sentindo muito bem em me expressar dessa forma! Porque desejo que possam me compreender mais!

E se não concordarem com o que escrevo, sem problemas.

Se não entenderem a proposta, tudo bem!

Vida que segue e a amizade não será prejudicada!

Com respeito, não!

Eu confesso que fico triste quando percebo que as pessoas se focam no negativo!

Confesso que fico mesmo triste!

Por elas valorizarem tanto o lado negativo!

Por darem tanta força ao negativo.

Uma pessoa faz 99 coisas boas, mas se erra, aquele erro que as pessoas a definem e classificam! Percebem? Valorizam mais o erro, o negativo do que as coisas boas!

Ainda mais hoje na era da "lacração" das mídias sociais

Eu confesso, eu erro!

Muito!

Errei!

Erro !

E errarei!

Eu confesso!

O ego se agita, fica intranquilo, inseguro quando admito meus erros.

Até dói emocionalmente.

Mas confesso que venho aprendendo a perdoar a mim mesmo, a me conhecer.

Me acolher.

Me compreender.

Busco isso incessantemente através do autoconhecimento!

Isso apazigua e acalma o meu ego.

E me dá paz e serenidade.

Também confesso que estou aprendendo a assumir meu erros.

E pedir desculpas!

Pedir perdão!

Confesso que sim, sei reconhecer meu erro e tentar reparar!

Mas não, não são os erros que me definem!

Sou muito mais que isso... sou tão mais que confesso que nem eu sei quem sou!

Eu confesso que desejo por fim que minhas palavras tornem nossa comunicação mais harmônica! Mais leve!

Confesso. Não venha trazer sua guerra particular para mim, que não vou me engajar nela!

Eu confesso ainda por ser um buscador, um eterno estudante de espiritualidade, que isso não me torna maior, melhor ou mais evoluído!

Confesso que seguir um viés espiritual não me faz santo, iluminado ou perfeito! Confesso que não é por eu ter fé, por postar coisas bonitas e edificantes que eu seja melhor!

O que escrevo primeiramente é para mim!

Para minha reflexão e aprendizado! Confesso ter medos, dúvidas, inseguranças, como qualquer um!

Confesso que apesar de perseguir com fervor uma evolução humana através de estudos espirituais, que eu não sou perfeito!

Pode haver vezes que praguejo, falo palavrão, fico nervoso... me desentendo... Sou um ser espiritual? Sim! Sem dúvidas... mas humano! Imperfeito!

Defecou, urino, solto gases, vomito, passo mal se como errado... como qualquer pessoa!

Eu confesso... então não venha se valer da minha busca espiritual para me diminuir em caso de erro... se você não busca evolução através da espiritualidade, não desacredite e respeite minha busca! Porque eu continuarei... confesso!

E confesso que quem permanecer, sou grato pela receptividade, pelo acolhimento, pela amizade e respeito! Pelo carinho!

E receberá tudo isso de mim igualmente! Mas confesso, que quem não aceitar meu pior, meu lado negativo, minhas sombras, não merece meu melhor!

Sinto muito!

Me perdoem!

Eu amo vocês!

E sou grato!

Gratidão! Gratidão! Gratidão!

Mauricio Franchi (Veeresh Prem Das)