A ignorância é uma escolha

Acredito que essa é uma das frases ou comentário ou ponto de vista mais inteligente, sensato e apropriado em relação à sociedade, à humanidade, que ouvi esse ano, provavelmente:

" A Ignorância é uma escolha!"

Simples assim!

Cada escolha demanda uma renúncia.

E sua consequência.

Antigamente, antes da internet o conhecimento era realmente restrito!

Era até elitista! Pois era para poucos!

Não estou falando somente de educação, mas conhecimentos da humanidade!

Conhecimentos científicos, históricos, sociológicos, geográficos, religiosos, místicos, filosóficos, etc.

Era difícil o acesso!

E hoje?

O acesso à informação é difícil?

Claro que não!

Com a consequente globalização proporcionada pela internet, todo tipo de conhecimento está à disposição de todos!

As faculdades, cursos de formação estão sendo online!

Com a pandemia então, isso se intensificou!

Ou seja, da sua casa, com sua TV, com seu notebook, ou laptop, você acessa o mundo!

Do seu celular, smartphone, na rua, você acessa tudo igualmente!

Todo tipo de informação está à sua disposição!

Imediatamente!

Desde os relevantes, necessários, indispensáveis, até conhecimentos chulos, pobres de profundidade, falsos ou incompletos ou os chamados popularmente de "conhecimentos inúteis"!

Tem de tudo!

Depende de você!

De suas escolhas!

Então diante dessa possibilidade imensa de captar informações online com todo tipo de mídia social, mais rádio e TV, livros físicos ou virtuais... não há desculpa!

Só é ignorante quem quer!

Essa semana eu vi uma reportagem sobre um ex-morador de rua, sem família, que batalhou, trabalhou, estudou, se formou em Direito e passou no exame da OAB.

Não há desculpa plausível, vitimismo, condição social... se trata de escolha.

Sim é uma escolha!

Atenção, não escolher também é uma escolha!

Você pode escolher se informar, crescer, aprender, amadurecer, adquirir cultura... ou ignorar tudo isso!

Ou seja, permanecer ignorante! Por escolha!

Também há outra escolha a fazer diante de toda uma gama de possibilidades de informações: a de escolher sites sérios, fontes fidedignas, evitando a "fake news", fofocas, notícias mentirosas e sensacionalistas, etc.

E por incrível que pareça, esse tipo de notícia é altamente assimilada!

Questão de escolha!

Que jornal você lê? Ou lia?

Que rádio você ouve?

Que livro você leu? Ou lê?

Que programas jornalísticos você deixa entrar na sua casa?

Programas sérios?

Que canal você assiste? History Chanel? National Geographic?

Ou vê somente novela?

Qual sua fonte de informação?

Aliás, você procura informação? Ou aceita o que recebe?

Gosta de ler, de se informar? Ou tem preguiça?

Tem preguiça? Não gosta de textão?

Tem audiobook!

Ah, não tem paciência de ficar quieto ouvindo?

Mas faz maratonas de séries? Ok...

Questão de escolha.

Me lembrei de uma história budista do Mestre e seu discípulo, conversando sobre escolhas!

Discípulo: Mestre, como sermos felizes?

Mestre: Fazendo boas escolhas!

Discípulo: E como aprendemos a fazer boas escolhas?

Mestre: Fazendo péssimas escolhas!

Gratidão a você que escolheu ler esse ensaio!