O ESPÍRITO DO NATAL

Sempre senti dezembro como um mês mágico.

Na verdade, a época expressa um marco social,histórico,antropológico e para alguns, também teológico.

Mas há algo de especial no ar,sim, e independente da crença religiosa.

Percebo que não há quem não se manifeste a respeito das festas e correria de fim de ano, e até nos livros de psicologia há estudos sobre o comportamento emocional das pessoas, nesse periodo.

Em dezembro nos despedimos dos anos escolares, muitas formaturas, deixamos para trás algumas histórias e abrimos icontestavelmente as cortinas para um novo tempo. O nosso tempo. Corremos para o futuro

meio que tresloucados, empurrados pelas "filas" dos ditames sociais...

É a época em que paradoxalmente também paramos, aonde os olhos se cruzam e as mãos se enlaçam...

Mas no decorrer da vida, desde a infância, o sentimento de natal vai se transformando.

As crianças Cristãs, esperam pelo papai noel, São Nicolau que todos os anos parte da LAPÔNIA a controlar suas renas pelo céu, em direção ao nosso mundo. Talvez esteja um pouco assustado com esse nosso mundo, é o que penso.

Mas ainda sinto que as estrelas cintilam diferentemente em dezembro, inclusive bem dentro de mim, e acreditem, enxergo o bom velhinho até hoje Lá no alto me acenando.Ouço o seu guizo...durante todo o mês...

E digo que algo mudou porque agora já sinto saudades.

É esse o "marco", o sentimento que separa o meu espírito de Natal criança, do meu espírito de Natal adulto. Embora saiba que "o espírito" é atemporal!

Sinto falta do que se foi tanto quanto daquelas bolinhas de vidro que não se fabrica mais.

Sinto-me como a minha linda árvore de natal, um conjunto de penduricalhos através do tempo, cada qual com a sua história, mas que contribui para a alegria do todo, nessa noite em que tudo cintila.

Mas hoje, vejo o Natal materializado no exagerado desejo de consumo, quando na verdade para a minha criança me bastava montar meu presépio, fazer as orações, sentar com a família à mesa, e sonhar O ANO INTEIRO com uma bonequinha de plástico amarelo, "A RICOLETTA", que das poucas que tive, foi a que mais me trouxe felicidade.Até hoje lembro-me do dia que a esqueci num coletivo, e ardi dois dias em febre de tanto desgosto.Nunca mais soube dela, apesar do batalhão que se dispôs a encontrá-la!

Hoje, as crianças fazem listas enormes de presentes eletrônicos, mas abrem as caixas de papelão, e as transformam em brinquedos, logo se enjoando do seu conteúdo.

São insaciáveis, a despeito do sacrifício de muitos dos "bons velhinhos".

Parece que as crianças não sabem mais sonhar...e nem desfrutar gostosamente dos sonhos...

Mas o ESPÍRITO DE NATAL é nascimento, é renascimento...é fé , fraternidade, esperança,confraternização,é perdão, é amor!

Natal é mistério.É o espírito da vida que se renova a cada dia, de cada ano, dentro de cada um de nós.

Enfim, uma aura de boa espiritualidade que envolve a TERRA e que deveria adentrar o coração de toda a humanidade.

Uma boa oportunidade para repensarmos a vida.