🔮 Sai PelĂ©, entra Lula

Dia 29 de dezembro eu estava assistindo a um programa de polĂ­tica. É lĂłgico, o assunto PelĂ© tomou de assalto qualquer pauta, como deve ter acontecido inclusive nos programas de culinĂĄria. Pois bem, eu estava vendo PelĂ©, de repente entra Lula no vĂ­deo. Eis o anticlĂ­max.

Como se de fato fosse um rei, o Rei exercia as funçÔes de um chefe de Estado, “abrindo portas”, representando nossa excelĂȘncia e ideais; como se fosse um chefe de governo legĂ­timo, Lula chefia o Executivo e assina papĂ©is priorizando o “establishment”.

Para quem jĂĄ esteve no exterior, era um orgulho falar que vinha do paĂ­s do Rei; enquanto a simples menção do nome do ex-presidiĂĄrio virou motivo de vergonha. Quando quaisquer times perdiam para um adversĂĄrio do qual PelĂ© fazia parte, era legĂ­timo; agora, se vocĂȘ for derrotado pelo Lula, suspeite de mĂ©todos sub-reptĂ­cios e ouvir, repetidas vezes, “perdeu, manĂ©â€. Dependendo do personagem (Lula ou PelĂ©) as palavras “jogada e drible” tem sentidos diferentes. PelĂ© vencia por meritocracia, porque era o melhor; Lula vence com uma mĂŁozinha, com um jeitinho, cheio de malandragem e subterfĂșgios. A palavra “PelĂ©â€ abre sorrisos; a palavra “Lula” provoca risadas. Sabemos alguns defeitos do PelĂ©, isso o torna humano; tambĂ©m sabemos alguns defeitos do Lula, isso o torna desumano.

Para quem nĂŁo era nascido quando PelĂ© jogou (ganhou), Ă© comum herdar o testemunho paterno. Os avĂŽs tambĂ©m sĂŁo testemunhas privilegiadas. Contudo, esta experiĂȘncia tende a ficar mais rara.

Pelo menos, numa coisa Lula foi maior que Pelé: o Rei destruiu o meu Corinthians; Lula destruiu o Brasil. Pelé tem valor, Lula tem preço.

PelĂ© foi o brasileiro mais ilustre, Lula Ă© — na minha insignificante opiniĂŁo — o brasileiro mais desprezĂ­vel de todos os tempos.

Sai Pelé, entra Lula: esta foi a nossa mais injusta e triste substituição.

RRRafael
Enviado por RRRafael em 03/01/2023
CĂłdigo do texto: T7685709
Classificação de conteĂșdo: seguro