Amigo... amizade.

(Ensaios)

 

Amigo é aquele que é ligado a outro por laços de amizade, por sua vez, amizade é uma relação afetiva, entre duas pessoas. A “stricto sensu”, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto de um se importar com o outro, chamamos isso de “altruísmo”. Creio que estes dois conceitos são incontestáveis.

 

O que nos faz meditar sobre isso é o seu desdobramento, como surge, como se desenvolve e por tristeza ou não, muitas vezes tem um fim. Poeticamente, penso que “amigo é aquela plantinha que você acolhe em seu jardim, cuida e torce para que ela cresça, floresça e dê seus frutos. É também, aquela que te entristece quando não vinga e morre”.

 

Pois bem, aqui está o cerne da questão. Por que certas amizades acabam, quando um dia se chamaram de amigos?! – Talvez porque essa amizade, verdadeiramente, nunca existiu. Ser amigo vai muito além daquele conceito lá de cima. Ser amigo envolve saber perdoar, saber amar. E muitas vezes esse perdão vem d’uma situação inusitada quase que impossível de ser praticado. Tal aquela plantinha que você cuidou com tanto carinho e quando ela está florindo, vem o ladrão e te rouba, esse que dizia ser teu amigo. 

 

Mas é assim, existe tantos fatos que alavancam ou destroem amizades, não é mesmo?! Porém, o que corre mais rápido é aquele que difama. Quando alguém é traído por aquele a quem muito confiava. Tudo que houve de bom, vai por água abaixo e pode ter passado o tempo que for. Daí chegarmos a uma conclusão. Pra saber perdoar e saber amar é preciso que haja sinceridade, verdade e arrependimento por parte daquele que errou. É o que nos parece que Deus faz no seu elevado amor que tem para com toda sua criação. E por isso é o amigo verdadeiro.

 

...........................

Antônio Souza

(Escritor)

 

https://youtu.be/JmXX21PeVkI

Padre Antonio Maria - Sonda me

 

www.antoniosouzaescritor.com