HUMILDADE E SABEDORIA DE UM REI

Marco Aurélio, o imperador-filósofo, escreveu isto: "Se alguém conseguir me convencer e me mostrar que não penso ou não ajo direito, ficarei contente em me corrigir ou mudar, pois o que busco é a verdade, e a verdade nunca fez mal a ninguém, nunca machucou ninguém. O que faz mal ou machuca é permanecer no erro ou na ignorância" (Meditações, Livro VI, parágrafo 21).

Esse homem foi verdadeiramente bom e Sábio. Sua vida, seus atos e seu livro provam o que digo. Mais admirável é que ele escreveu essas reflexões apenas para si (ele) mesmo, em forma de diário. Ele estava falando apenas para si (ele) mesmo.

Os livros que amo me corrigem e me revelam, principalmente os que ficam na cabeceira da minha cama: são dezenas de livros na cabeceira da minha cama. "Meditações", de Marco Aurélio; o "Tao Te Ching", de Lao-Tsé; "O Manual de Epicteto" e algum ou alguns de Joel S. Goldsmith sempre andam comigo. Muito obrigado, Vida!

Uruçuí/PI, 14 de fevereiro de 2023.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 14/02/2023
Código do texto: T7718939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.