É possível que todos cultivem a própria comida?

Aquela E.C. , que vende curso sobre cultivo de horta, diz que quer que todos cultivem a própria comida. Com exceção do 'Capitão Fantástico', são poucos os que têm condições de cultivar a própria comida.

A maioria das pessoas estão muito ocupadas cuidando da saúde, da estética, correndo atrás do dinheiro pra comprar seus remédios, vestimentas e demais alimentos. Quem é que poderia dispor de tempo e espaço pra cultivar sua farinha pra fazer seu pão? Como disse Spencer "O comércio começa no momento em que se facilita ao homem a satisfação de seus desejos diminuindo os esforços que precisaria efetuar para satisfazê-los."

É um círculo vicioso esse que nos metemos, de em tudo dependermos de comprar. Infelizmente não vejo saída.

Cultivei horta por muitos anos. Meu lema era “aonde quer que eu vá, uma horta vou levar”. Sozinha e com apenas uma enxada, eu roçava, arava, comprava as sementes (ou pedia doação na Emater), plantava, e diariamente lidava com as pragas, ervas daninhas, rotação, manutenção. Eu não trabalhava todo dia, mesmo tendo casa e família pra cuidar, conseguia manter o cultivo do básico: quiabo, alface, couve, almeirão, beterraba, cenoura, aromáticas e ervas para chá. Nem assim era possível "cultivar minha comida". Duvido que ela cultive o trigo ou a aveia pra fazer o próprio pão. Ou que troque algo de sua colheita por isso. A comodidade da vida moderna não nos permite realizar todo esse processo por simples bel prazer. Quem fez no passado, fez por necessidade. Analogamente, quem começa a ir de carro pra cima e pra baixo dificilmente andará a pé.

Hoje trabalho todos os dias e não encontro tempo sequer pra regar as míseras plantas ornamentais que tenho dentro de casa. Casa, filho, trabalho, estudo, cuidar de mim e sorte a minha que não tenho um encosto pra chamar de amor.

Enfim, a ambição da moça não passa de utopia, porque por mais natureba que as pessoas estejam hoje em dia, estão tão afastadas da natureza quanto outrora. Elas não a protegem, elas a exploram.