HISTÓRIA

 

Numa caverna às margens do Mar da Galiléia, o Rabi Shimon Bar Yochai- Mestre das Almas-reuniu seus doze discípulos para comentar sobre os mistérios do céu e da terra, que o sagrado livro escrito pelos grandes sábios do seu povo escreveram.

Era o ano 135 da Era Cristã. O mundo estava passando por grandes mudanças em sua estrutura social e principalmente espiritual. O cristianismo, disseminado por todos os territórios ocupados por Roma, era uma doutrina em franco desenvolvimento, que procurava  ensinar às pessoas uma nova forma de pensar e viver, baseada nos ensinamentos de Paulo de Tarso e seus seguidores.

No seu postulado fundamental o cristianismo ensinava que Deus era a única e verdadeira autoridade à qual o homem devia estrita obediência. Era uma doutrina que se opunha francamente à religião praticada pelos romanos, que viam no seu imperador a própria figura da divindade, e na estrutura do Estado romano a única e verdadeira fonte de poder na terra.

A fidelidade a um Deus único, única e verdadeira fonte de poder no mundo era um postulado defendido com a própria vida pelos cristãos. Esse postulado tinha como fonte de inspiração a religião judaica. Na crença dos judeus a ideia de que Deus era um Ser único, desconhecido e inominado, que pairava acima de toda e qualquer realidade conhecida pelo ser humano era uma cláusula pétrea. E por essa razão não podia ser representado em imagem nenhuma, nem ter o seu nome pronunciado em vão. Assim, a pretensão do imperador romano, de ser venerado como divindade, e obedecido sem contestação pelos súditos conquistados e escravizados por Roma, para os cristãos se afigurava como uma monstruosa heresia que devia ser combatida mesmo à custa da própria vida. Dai o fato de os cristãos serem perseguidos em todos os territórios dominados por Roma, sistematicamente presos e muitas vezes chacinados em verdadeiros genocídios sem paralelo na história humana.

 

Mas essa também era a crença dos judeus e por conta dela eles combateram os romanos durantes todo o tempo em que sua pátria foi ocupada por eles. Os filhos de Israel nunca se conformaram com a ocupação do seu país. Revoltas e guerrilhas foram constantes durante todo o tempo em que Roma dominou a Judeia.[1]

Em 135 da era cristã, as tropas romanas invadiram Jerusalém para sufocar uma revolta liderada por um indivíduo chamado Simão Barcoquebas, mais conhecido como Simão Kochba, o “Filho da Estrela” [2]

Simão Barcoquebas (o Filho da Estrela), chamava-se originalmente Simão bar Coziba (Kochba). Foi considerado pelos rabinos judeus liderados por Aquiba (o mestre de Ben Yochai), o Messias prometido pelas Sagradas Escrituras. A figura do Messias – um líder carismático que libertaria Israel do domínio estrangeiro e reconstituiria o reino israelita nos moldes em que Davi o havia concebido- era uma profecia prevista nos escritos essênios e largamente divulgada e esperada pelos judeus radicais, conhecidos como zelotes. Em 132, Simão bar Coziba assumiu a liderança da revolta dos zelotes contra os romanos, conquistando várias vitórias e reavendo, por algum tempo o controle de Jerusalém. Proclamou a independência de Israel e tornou-se seu príncipe. Mas seu reinado durou pouco. Em 135, os romanos retomaram Jerusalém e destruíram completamente a cidade, massacrando a maior parte da sua população. Os sobreviventes desse massacre foram expulsos de toda a Palestina, naquela que ficou conhecida como a Grande Diáspora.

     Desde então os judeus não tiveram mais pátria, vivendo dispersos pelo mundo até o ano de 1948, quando o Estado de Israel foi finalmente reconstituído. Com o reconhecimento, pela ONU, dos direitos do povo israelita sobre os antigos territórios que constituíam a pátria judaica, o estado de Israel voltou a existir. Mas a volta de grandes contingentes de judeus para a Palestina, e a fundação da república israelense moderna tem sido um grande fator de instabilidade política na região, pois a maioria dos territórios hoje ocupado por Israel estavam, na época, sob o domínio palestino. Repetiu-se, nesse caso, o mesmo episódio ocorrido no século V a. C. quando os judeus cativos na Babilônia foram autorizados a voltar para Jerusalém para reconstruí-la. Naquela época, como agora, uma grande tensão espalhou-se pela Palestina, em razão da resistência dos povos palestinos, que durante a ausência dos judeus, haviam ocupado o território.[3]

 

Sobre os restos da antiga Jerusalém destruída em 135 os romanos haviam edificado uma cidade no estilo clássico greco—romano, `a qual chamaram de Élia Capitolina. E sobre as ruínas do antigo templo de Jeová, o Deus de Israel, construído pelo Rei Salomão cerca de mil antes de Cristo e reconstruído pelo rabino Zorobabel em 516 a.C. o rei Herodes havia erigido um templo dedicado ao deus romano Júpiter, que mais tarde foi consagrado como o novo templo de Jeová, para agradar aos judeus.[4]

As autoridades romanas sempre consideram a religião dos judeus como a grande responsável pelas seguidas revoltas desse povo contra o domínio de Roma na região. Anteriormente ao massacre de 135, no ano 70 da era cristã, as tropas romanas sob o comando do futuro imperador Tito, haviam destruído o Templo de Jerusalém, principal símbolo da religião judaica.

Essa revolta se tornou famosa na história judaica em razão do episódio do massacre dos zelotes na fortaleza de Massada. Desde então, os vários conflitos ocorridos entre judeus e romanos acabaram convencendo as autoridades romanas de que somente destruindo por completo o estado judeu e expulsando da Palestina todos os seus habitantes esse problema seria sanado. A revolta liderada por Simão Barcoquebas em 132 proporcionou o motivo desejado pelos romanos e foi assim que o estado judeu deixou de existir.

Todavia, nem todos os judeus que escaparam do cerco à Jerusalém em 135 deixaram a Palestina. Muitos se refugiaram nas montanhas da Galileia e do Líbano e nas regiões de difícil acesso da Peréia, Idumeia e Samaria. Esses fugitivos deram continuidade às tradições judaicas, que nunca deixaram de ser cultivadas naquela região, transformando-se em um grande constrangimento para Roma e para as demais potências, que mais tarde, viriam a governar esses territórios.[5]

O Rabi Shimon Bar Yochai e seus discípulos faziam parte de um desses grupos de sobreviventes do massacre de 135. Escapando da Jerusalém sitiada, eles fugiram para a Galileia e se esconderam nas cavernas existentes nas montanhas daquele território, em locais onde os romanos não conseguiam encontrá-los. Condenados á morte pelas autoridades romanas, Shimon Bar Yochai e seus discípulos constituíram a chamada Grande Assembleia Sagrada, grupo de rabinos que se dedicavam a interpretar a Torá numa forma completamente diferente daquela que usualmente era feita pelas autoridades religiosas israelenses, ou seja, aquela que consta dos Talmudes.[6]O

Rabi Shimon bar Yochai era muito conhecido e respeitado nos meios religiosos judaicos. A tradição confere a ele uma grande sabedoria pessoal e um profundo conhecimento da Torá, que segundo se dizia, lhe fora comunicado pelo próprio profeta Elias, com quem ele falava constantemente em suas peregrinações pelo deserto e em suas solitárias meditações.

Dizia-se inclusive que era capaz de realizar milagres.   Por conta dessa fama era constantemente convocado pelos líderes políticos e religiosos judeus para aconselhá-los, e pelo povo em geral para curar suas doenças e orientá-los em suas vidas diárias.

Consta que, certa vez, antes da queda definitiva de Jerusalém, o Sinédrio enviou-o em embaixada à Roma, com a missão de convencer o imperador romano a revogar o édito que proibia a prática da religião judaica nos territórios dominados pelos romanos. Nessa ocasião, segundo informa o Talmud, ele teria expulsado um demônio que havia possuído a filha do imperador. Verdadeira ou não essa informação, o fato é que o decreto foi revogado e a religião judaica voltou a ser permitida por um certo tempo, sendo novamente proibida depois do cerco de Jerusalém no ano 135, quando os judeus foram definitivamente expulsos da região.

Shimon bar Yochai, juntamente com outros rabinos, entretanto, não deixaram o país. Ao recusar-se a atender as ordens das autoridades romanas, continuar a pregar as suas crenças e disseminar a resistência contra o opressor estrangeiro, eles atraíram a atenção do imperador Adriano, que decretou pena de morte contra eles. Perseguido pelas tropas romanas, Shimon bar Yochai e seu filho Eleazar fugiram e se esconderam em uma caverna nas montanhas da Galiléia, lá permanecendo durante treze anos, estudando, noite e dia, a Torá.

Relatos tidos como lendários dizem que Shimon bar Yochai e Eliazar se sustentaram durante esse tempo dos frutos de uma alfarrobeira e da água de uma fonte, ambos surgidas de uma rocha somente para servi-los. Foi durante os anos em que viveram na caverna, que pai e filho - tendo o estudo da Torá como única ocupação – teriam sido visitados pelos profetas Moisés e Elias, que lhes transmitiram os segredos mais profundos contidos na Torá. E foram exatamente esses segredos que os dois profetas lhes comunicaram na caverna que foram transcritos para o livro conhecido como Zohar – O Livro do Esplendor, obra máxima em que se fundamenta toda a sabedoria contida na Cabalá. 

 

A versão que estamos utilizando neste estudo é a oitava edição do livro compilado pelo rabino Ariel Benson (1880-1932), publicado pela editora Polar 2018. Não contém os textos completos do Zhoar, mas apenas passagens selecionadas. Embora tivéssemos tido acesso à edições completas desse livro, inclusive uma edição em hebraico a nós presenteada pelo rabino Grinberg, da sinagoga de Mogi das Cruzes, preferimos a versão do rabino Ariel pelo fato de ela servir melhor aos nossos propósitos. que é o traçar os paralelos entre os ensinamentos da Cabalá, as modernas descobertas da física quântica, os pressupostos da PNL e os objetivos da Maçonaria enquanto sociedade teosófica.

Entendemos que esse paralelo existe principalmente no fato de que essas disciplinas terem um objetivo comum, que é proporcionar aos seus estudiosos uma filosofia de vida capaz de integrar todas as visões de uma sociedade sadia, capaz de oferecer aos seus membros uma escolha isenta de sectarismos e ideologias que separam os seres humanos mais do que os une para um propósito final, que é a construção do grande edifício cósmico projetado pelo seu Grande Arquiteto.

(continua)

(RESUMO DO CAP I, DO LIVRO " CONTEMPLANDO A ESTRELA FLAMEJANTE". NO PRELO PARA PUBLICAÇÃO.

 

 


[1] Veja-se, a respeito as obras de Flávio Josefo, As Guerras dos Judeus, Kleger Publication, Philadelfia, 1981

[2]. “Os Filhos da Estrela” era a denominação dada à uma seita judaica semelhante à cristã, que professava os ensinamentos dos essênios e mantinha uma estrutura de Irmandade, cujo objetivo era preparar a volta do Messias libertador. Veja-se, a esse respeito Hugh Schonfield, A Biblia Tinha Razão, Ibrasa, 1980

[3] Esse episódio é explorado pelo ritual da Maçonaria no Grau 15 do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA), chamado Cavaleiro do Oriente, que trata da reconstrução de Jerusalém pelo rabino Zorobabel, o Aterzata. Na essência, a teatralização ritualística maçônica busca mostrar que a humanidade está sujeita a um processo de ascensão e quedas, e que o espírito humano deve estar sempre preparado para a reconstrução do que foi destruído, porque o próprio universo se vale desse processo para a sua evolução. A esse respeito ver a nossa obra Conhecendo a Arte Real, publicada pela Editora Madras.

[4] Segundo alguns historiadores, o templo de Salomão teria sido terminado em 1006 a.C. Outros dão como data o ano de 959 a.C. A Biblia hebraica, em Reis 9:10, sustenta que Salomão levou vinte anos para construir o seu palácio e o Templo. Esdras (6:15) em suas crônicas sobre a volta dos judeus para Jerusalém após o cativeiro na Babilônia informa que o segundo templo (o de Zorobabel) ficou pronto no sexto ano do reinado do rei persa Dario, isto é, aproximadamente 516 a.C.  O rei Herodes, o Grande, reinou entre 37 a. C e 4 e..C. No seu reinado nasceu Jesus.

[5] Especialmente os muçulmanos, que ocuparam Jerusalém em 638 e os cristãos, que conquistaram Jerusalém em 1099, por ocasião da primeira grande cruzada.

[6] Talmud é uma coletânea de livros que fazem a exegese do judaísmo, definindo e dando forma à religião dos judeus. Explica e justifica todas as leis e rituais judaicos previstos na lei geral que é o Pentateuco (Chumash). O Pentateuco são os cinco primeiros livros da Bíblia, atribuídos a Moisés). O Talmud explica, discute e esclarece a razão das leis e tradições judaicas nele contidas.