O Mercado e a Contradição do Meio - Ambiente

Neste exato momento vemos que os eventos climáticos estão ficando cada vez mais extremos e perigosos. Chuvas volumosas derrubam casas e prédios soterrando milhares e vitimando outras centenas de pessoas que acabam sendo mortas por desabamento. Frio extremo tem atingido os hemisférios norte e sul causando temperaturas muito baixas, causando destruição e mortes também. No outro extremo as ondas de calor têm destruído lavouras inteiras, destruindo plantações para o consumo humano ameaçando deixar muitas pessoas com fome e fazendo com que os preços dos alimentos aumentem ainda mais. O calor excessivo também tem causado um aumento de doenças e na morte de muitas pessoas como ocorreu no ano de 2022 em Portugal e Espanha onde mais de 1000 pessoas morreram devido o aumento excessivo do calor. As marés já começaram a destruir muitas cidades litorâneas como está acontecendo agora em Porto Rico ameaçando deixar muitas pessoas deslocadas de suas casas e as forçando se dirigirem para outros locais.

Enquanto isso o mercado repete o seu mantra ilusório sem parar “A economia precisa crescer para que todos possam viver uma vida economicamente confortável”. Porém a economia já cresceu o suficiente e se tornou enorme o suficiente para dividir para todas as pessoas que existem na Terra da forma que todos conseguissem viver de maneira confortável, no entanto a maioria dessa riqueza está concentrada nas mãos de pouquíssimas pessoas que usufrui da maior parte da riqueza gerada, deixando os outros bilhões de pessoas apenas com as migalhas que caem de suas mesas fartas. Mas o mercado continua com o seu mantra eterno que a economia precisa crescer, as pessoas precisam trabalhar mais, produzir mais, comprar mais para assim a roda da economia que alimenta o mercado nunca parar e um dia todas as pessoas poderão ser ricas e prósperas como saindo de um sonho lindo da mente de algum neoliberal. O que eles escondem da multidão faminta e alienada é que o “bolo da riqueza” não é dividido em partes iguais para todos, sendo destinados para poucas pessoas que possuem o poder econômico, fazendo as pessoas acreditarem que com seu esforço e dedicação um dia chegarão a serem os novos milionários. O planeta não suporta mais a exploração predatória da ganância dos seres humanos. Não é possível que todos os 8 bilhões de habitantes tenha um nível de exploração dos recursos naturais como um americano e um europeu possui e nem sequer uma vida igual a deles. Os recursos naturais já estão se exaurindo, mas a sociedade e o tal mercado parece não se importar com isso por que eles só pensam em lucro, dinheiro, status e rendimentos e não se preocupam o que será sacrificado para manter a vida boa deles.

O mercado como um deus que não pode ser contrariado exige sacrifícios de suor e sangue dos trabalhadores e exige tributos de mais riqueza naturais que deve ser extraído de modo ilimitado de toda a natureza, porém o que não sabem é que os recursos naturais são limitados e não ilimitados. As convenções como a COP que há anos tentam encontrar uma solução para que possa coexistir a preservação ambiental com o progresso econômico não tem gerado frutos satisfatórios, pois as grandes nações ricas e desenvolvidas não querem abrir mão nenhum centímetro de seus lucros em prol da preservação da natureza, causando sempre um impasse no final da conclusão da reunião, pois a conservação do mundo natural é algo irrelevante para a maioria deles. E acreditam piamente que não serão atingidos por catástrofes iminentes e que no futuro todos esses problemas serão resolvidos com o desenvolvimento de alguma nova tecnologia.

E assim caminhamos rumo a estrada que leva a um caos climático que não chegará daqui a 50 anos ou 100 anos, mas já chegou para maioria de nós. Continuamos destruindo, explorando, consumindo e poluindo todos os ambientes sem trégua para a natureza se recuperar. E enquanto isso o mercado nos mostra um mundo onde ainda há tempos de você conquistar todas as suas vitórias e atingir a sua riqueza e tudo isso com objetivo que você gere mais riquezas para aqueles que estão no topo da pirâmide. A urgência climática é uma necessidade de sobrevivência para a humanidade e inegociável a favor dos lucros de poucos indivíduos e nações. O mundo já passou por cinco grandes extinções em massa e sobreviveu a todas a elas, agora entrou na sexta extinção provocada exclusivamente pelo o homem. Se a Terra vai sobreviver ou não, não resta dúvida que irá, porém não teremos a mesma sorte se continuarmos nosso modo de vida como vivermos hoje.

Davi Freitas 19/03/2023

Kaynne
Enviado por Kaynne em 19/03/2023
Reeditado em 20/03/2023
Código do texto: T7743865
Classificação de conteúdo: seguro