“Que a paz esteja convosco!”

“Que a paz esteja convosco!”

“Vá em paz!”

“Se custa minha paz, é caro demais!” (aqui eu entendo como algo que não vale a pena, que não tem sentido! Que não é bom... justamente por tirar a paz).

Todos nós já ouvimos em nossa vida (bem provável) algo sobre “paz”.

Provavelmente já usamos essa palavra. Várias vezes!

E em vários sentidos, até.

Mais que isso.

Muitos procuram, desejam sentir paz!

Tanto quanto nossas buscas humanas normais: amor, felicidade, saúde, harmonia, equilíbrio... e paz!

Eu me considero um filósofo de alguma forma!

Um livre pensador também!

Que pesquisa, procura conhecer, entender, questionar vários aspectos da nossa vida!

Questionar não no sentido de confrontar, mas de compreender melhor o significado!

Não só o literário, mas o significado profundo de algo!

De um conceito ou sentimento!

Profundo para mim não é somente o melhor conhecimento possível sobre algo, mas perceber, descobrir o que ressoa em meu coração, na minha mente e em minha alma!

Aqui resolvi estudar melhor a paz!

E compartilhar minhas conclusões contigo!

Longe, bem longe da expectativa de eu encerrar aqui o assunto com uma explicação definitiva!

Longe, bem longe de querer ser a minha percepção a mais certa, a única correta ou a mais sábia!

Ao contrário, para tal, me coloco como o ser humano mais humilde nessa busca!

Sou só um buscador de respostas como você!

E aqui só compartilho!

Para você que lê, que gosta de filosofar, meditar, repensar conceitos e aprender com a vida, possa fazer suas reflexões a respeito do assunto proponho aqui: a paz!

Esse é meu desejo ao final do tema, que você também reflita sobre a paz!

E que busque a paz! Que se coloque em paz!

Concordar, discordar de mim faz parte de nossa humanidade! Normal, tranquilo e até previsível!

Ninguém detém afinal a “verdade plena”, se é que ela existe!

Só desejo em ti, humildemente, que meu tema toque seu coração, sua mente e alma e te faça refletir sobre a paz.

Sobre a sua paz.

Sobre a paz da sua família!

Sobre a paz da humanidade!

Esse é meu desejo!

E que todos encontrem a sua paz!

Ou se coloquem em paz!

Mas final, o que é paz?

Já se perguntou, por acaso?

Fiz algumas pesquisas, para ilustrar minha narrativa!

Dentre outras possibilidades de explicação, resolvi começar com a linguística.

O que diz o dicionário: “substantivo feminino. Estado de calmaria, de harmonia, de concórdia e de tranquilidade; calma.”

Na Política: Ausência de guerra ou de conflito; anulação das hostilidades entre nações, normalmente estabelecida por acordos de amizade. Em que há silêncio e descanso; sossego.”

Um bom começo para a compreensão do que significa a paz!

Muita gente pode simplesmente se contentar e parar aqui.

Eu não!

Sinto que o significado é muito mais amplo!

Utópico até de conceber, como outros conceitos tão importantes, grandes e complexos como “Deus” (aqui o Deus de cada um, o Deus da sua concepção, o Deus do seu coração, não de alguma religião específica) ou o amor!

Conceitos que talvez a gente só deva sentir e não tentar explicar! Talvez seja isso...

Só perceber sua existência em nós!

Mas somos arrogantes, teimosos e incansáveis e muitas vezes mentais, tentamos colocar tudo no nosso plano racional de entender. Explicar!

Até, porque temos muito medo e insegurança do que é mistério, não conhecido!

Também temos medo do novo! Da novidade!

Não, não é uma crítica! Só uma constatação!

Faz parte de nós como humanidade!

Uns só precisam sentir para reconhecer a existência (amor, Deus, paz, etc.).

Outros mais digamos “cientificamente racionais” querem maiores explicações!

O ser humano comumente não aceita a Utopia.

Ele quer chegar lá!

E essa luta é que faz a “utopia” ser um desafio!

E o ser humano, via de regra, tem em suas entranhas a necessidade de superação. De evolução!

Sempre quer mais, não é?

Eu quero mais! Quero não só a paz em mim, como em todos os seres humanos!

Para tanto quero entender melhor, mesmo que somente em meu coração!

Para praticar!

Para compartilhar!

Para incentivar!

Porque convenhamos, talvez eu possa estar errado, mas acredito que a grande maioria entende ser a paz algo bom! Positivo! Necessário!

E em vários discursos humanos, se prega a paz.

Por que sim se deseja a paz!

Há países até que reforçam seus exércitos com o pensamento de assim, preservar a paz!

Não vou comentar essa frase complexa e polêmica, ok? Assim desviarei da minha meta aqui.

Mas é fato que há países que pensam e acreditam ser assim!

Há também toda uma simbologia sobre a paz. Por exemplo a pomba branca, chamada “Pomba da Paz”.

De onde veio essa concepção?

A ave ganhou o "status" de símbolo da paz em todo o mundo. Para os católicos, essa denominação surgiu quando a pomba trouxe para Noé o ramo de oliveira depois do dilúvio, simbolizando a paz entre Deus e os homens. Na interpretação bíblica, a pomba branca é um dos símbolos do Espírito Santo.

Quem disse a paz esteja convosco?

O Evangelho da solenidade de Pentecostes. Chegada a tarde daquele mesmo dia, que era o primeiro da semana, e estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam juntos, por medo dos judeus, e foi Jesus, que colocou-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco!”

O que significa a paz esteja contigo? Ou convosco?

Ambos os significados nos remetem à harmonia e ao equilíbrio que precisamos ter para nos mantermos em paz espiritual. Quando pensarmos em ausência de conflitos, lembremos que o primeiro conflito que devemos evitar é conosco mesmo, com nossa existência e essência, com nossa aceitação própria.

Aqui conhecemos mais um pouco de conceito de “paz” certo?

E toda uma concepção de paz espiritual ou religiosa, certo?

Mas será, que paz é algo iminentemente da prática religiosa ou espiritual?

Ao meu ver, não!

Faz parte, claro!

Mas há outros tipos de paz...

Paz física, por exemplo! Estarmos em saúde plena! Vigorosos. Sem doenças! Com alimentação correta! A doença é uma quebra dessa paz, não é? E imediatamente procuramos formas de retornarmos a essa paz (médico, remédios, etc.).

Paz mental (ou racional). Estarmos tranquilos em nossa vida material por exemplo. Mas tranquilos em nossas cabeças. Sabe quando você entra num templo, ou vai rezar, orar, meditar e sua cabeça não para? Sabe quando você para para ouvir uma música, ou ver um filme, ou diante de uma linda visão da natureza (seja o mar, o nascer do sol, o por do sol, uma cachoeira, etc. E sua cabeça não descansa? Aliás, essa cabeça que não para de pensar nos estressa e muito! Pois essa cabeça que conversa sem parar, é uma cabeça sem harmonia! Sem controle! Sem paz!

Então necessitamos muito mais hoje em dia de paz mental ou racional! Certo?

Há várias formas para retomarmos a paz mental e a meditação é reconhecidamente uma das formas mais eficazes! Uma boa terapia pode ajudar, com certeza!

Bom recapitulando, temos a paz religiosa, a paz física ou corporal e a paz mental ou racional, certo?

Tem mais?

Entendo que sim.

Paz emocional!

Muita gente pode misturar e confundir com paz mental, mas é diametralmente diferente!

Emocional é o oposto do mental.

Porém, complementar!

Um não vive sem o outro!

Então não adianta estar em paz racional e não estar em paz emocional!

E vice-versa!

Emocional vem obviamente de emoções!

E sentimentos!

E emoções e sentimentos não são só nossos exclusivamente, tem a ver com relacionamentos humanos, seja família, amigos, colegas, no trabalho, afetivos e amorosos!

Emoção e sentimento tem a ver com crenças.

Tem a ver como vemos e percebemos o mundo!

Se somos pessoas guerreiras demais, o que procuramos? Guerra! Conflito! Competição!

Guerreiro não procura a paz!

Perfeccionista não procura a paz!

Pessoas críticas demais, julgadoras, fofoqueiras... não procuram a paz!

Não procuram harmonia!

Não procuram beleza!

Não procuram compreensão e acolhimento!

Então é necessário cuidar do emocional, de buscar a paz emocional!

É vital!

Porque se não estiver em paz emocional, não vai ter paz racional e nem corporal!

Quer exemplos? Fácil. Pelo falta de paz emocional poderemos perder o sono. Comer de menos! Ou comer demais. Não rendermos no trabalho. Muitas formas de perceber que a falta de equilíbrio, harmonia no emocional (a paz que me refiro) nos traz problemas.

Seu sistema todo na verdade é regido pelo emocional!

É sabido e reconhecido mundialmente que a causa das doenças está no emocional!

Há então hoje mais que nunca a necessidade de procurar terapias para restabelecimento da paz emocional!

Recapitulando novamente, temos a paz religiosa, a paz física ou corporal e a paz mental ou racional, certo? E acima complementei com a paz emocional!

Dentro da minha minha visão e percepção que há vários tipos de “paz”.

Há uma outra paz, que quero sinalizar aqui!

Talvez a mais sutil e complexa de entender.

Mas tentarei.

É a paz espiritual!

Eu já havia sinalizado a paz religiosa, derivada das práticas religiosas que seu coração e alma pedem para praticar, ou por devoção profunda em sua religião!

Mas espiritual, a paz espiritual que me refiro é algo (para mim) mais amplo!

Pois ela abrange todos os tipos de paz que já enumerei aqui!

E esse estado de paz pleno, essa energia é algo em movimento cíclico.

Para estar em paz espiritual, você precisa estar em paz emocional, mental ou racional, religiosa e corporal ou saúde!

E o inverso funciona, pois se está numa paz espiritual, está com certeza em paz nos outros aspectos.

Difícil de alcançar?

Impossível?

Só se você acreditar que não é capaz! Que é difícil! Ou impossível!

Eu acredito que a paz, serenidade, a sabedoria, o equilíbrio e harmonia são estados da nossa alma e consciência que podemos sim nos encontrar!

Ou alcançar!

Há várias escolas místico filosóficas, religiões, seitas, filosofias, terapias que ensinam e sinalizam uma vida de saúde plena, e de paz plena!

Agora, atenção plena no que vou sinalizar aqui.

Pois vai contrariar o significado linguístico!

Onde se explica que paz é ausência de conflito, eu digo que paz é algo que podemos alcançar, apesar do conflito!

É algo como o amor, que você ama, apesar de...

Ou seja, se você achar que só terá paz, quando tudo estiver resolvido em sua vida, você pode se colocar numa visão utópica e inatingível da paz!

Por isso sinalizo a paz espiritual como uma das maiores ferramentas ou caminhos para esse estado de paz, apesar de...

Se você compreender, acolher em si, aceitar tudo em sua vida, sem confronto...poderá ter paz!

Uma fé pode te deixar em paz plena, por exemplo.

A fé, a certeza que tudo tem um motivo de ser , existir e acontecer, que tudo está certo afinal... isso pode te trazer paz!

Não adianta você estar num mosteiro afastado de tudo e de todos, de todos os sons...meditando, entoando mantras... e nervoso, preocupado com algo!

Isso não é paz!

Paz é um exercício!

Um aprendizado!

Uma prática diária e perene.

De se colocar em paz!

E se a paz for quebrada, o mais rápido possível se recolocar em paz!

Quando alimentamos nosso entorno com pensamentos harmoniosos, produzimos uma aura de amor e harmonia à nossa volta.

A energia da paz, incita nossa paz!

Assim como gentileza gera gentileza, a paz gera a paz!

Mahatma Gandhi mostrou que a paz, a não violência pode ser eficaz contra conflitos!

Ele libertou a Índia da Inglaterra sem violência! Na paz!

É possível alcançarmos essa paz?

Plena?

Em vida?

Sim!

Mas como disse, é um exercício perene, um treinamento que não termina!

É algo que temos que vigiar em nossas vidas e mentes, e emoções.

Reforço aqui o exercício de yoga ou meditação para buscar essa paz plena!

Buscar paz, não tem a ver querer ser santo...

Não é esse o objetivo final de praticarmos, de sentirmos paz!

Mas de bem viver!

De equilíbrio!

De compreensão!

De amor fraternal!

De amor próprio!

Porque podemos estar em paz no meio de uma guerra, e em conflito (com nossas emoções e pensamentos) dentro de um templo, quietos e silenciosos!

A paz é escolha!

Paz é decisão!

Paz é algo seu!

Ou seja, não devemos dar autoridade a ninguém para nos tirar a paz!

Se descobrir essa força em ti, nada irá tirar você da paz!

Como disse há alguns mecanismos!

Eu por exemplo uso muito a música para me harmonizar e me perceber em paz!

Meditação e exercícios de respiração!

Oração, mantras...

Incensos...

Tudo isso me ajuda!

Ajuda, não traz a paz!

Eu trago ela para mim!

Me ponho em paz!

Só eu posso fazer isso!

Me colocar em paz plena! Paz Profunda!

E ninguém mais tem autorização para me tirar a paz!

É como um decreto!

Decrete isso para ti!

Escolha e decida!

Prefira a paz!

Busque a paz!

Pratique a paz!

E não se surpreenda, se só atrair pessoas que buscam a paz para perto de ti!

Os membros da Ordem Rosacruz A.M.O.R.C. (Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis) se cumprimentam mutuamente desejando ao outro: “Paz Profunda!”

É uma busca, um treinamento, uma prática, um exercício diário para estarmos em Paz. Essa Paz Profunda dos rosacruzes.

O que te faz sentir paz?

O que te tira a paz?

O que você deixa tirar sua paz?

Se percebe que saiu do estado de paz, você procura voltar logo?

Você deseja a paz?

Você acredita nessa paz?

Vou encerrar aqui desejando a você que leu meu tema, gratidão em primeiro lugar!

Uma honra compartilhar contigo essa reflexão!

E desejo ardorosamente muita paz a ti!

Paz em todos os sentidos!

Uma paz profunda!

Uma paz prazerosa, equilibrada e harmoniosa!

Uma paz feliz e não sofredora!

Como disse John Lennon em sua linda canção Imagine:

“Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Eu espero que algum dia você se junte a nós

E o mundo será um só”

Desejo que esteja em paz plena...com seu corpo, sua mente, com sua vida, com suas conquistas, com suas derrotas...

Gratidão é um sentimento, uma prática e um estado que nos ajuda estarmos em paz!

Gratidão a ti, que aqui chegou!

Mauricio Franchi (Veeresh Prem Das)

Veeresh Prem Das é um nome espiritual que recebi de um “Mestre”, discípulo de Osho, que significa: “Devoto da Coragem de Amar”

Com amor, compartilho ainda uma fábula a respeito da paz, chamada Paz Profunda de Augusto Pessoa!

A PAZ PROFUNDA

Havia um Rei muito sábio que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar em uma pintura a Paz Profunda. Muitos artistas começaram a pintar suas telas. Procuravam as cores mais tranquilas, as pinceladas mais suaves, os motivos mais calmantes. Um deles quis pintar o silêncio, mas não conseguiu. Outro quis pintar a brisa suave, mas só conseguiu fazer um furacão. Muitos tentaram retratar a paz das formas mais variadas.

No dia marcado várias telas foram apresentadas ao Rei. O Monarca olhou atentamente cada uma das obras. Eram realmente belíssimas. Mas ele queria encontrar aquela que representaria a paz. Finalmente ficou com duas pinturas que mais gostou e tinha que escolher entre elas.

A primeira representava um lago muito tranquilo. Este lago era um espelho magnífico onde se refletiam uma paisagem maravilhosa com árvores, montanhas e as nuvens do céu. Tudo suave, delicado e plácido. Era a visão do paraíso mais perfeito. Todos que olharam para essa pintura achavam que ela representava perfeitamente a Paz Profunda.

A segunda pintura também tinha montanhas. Mas estas eram cheias de escarpas e sem nenhuma vegetação. Sobre elas havia um céu onde se armava uma tempestade com uma chuva forte, raios e trovões. Descia pela montanha uma cachoeira agitada com a água batendo em rochas e formando espumas. As pinceladas eram vigorosas e fortes. As cores vibrantes. Nada naquele quadro parecia ter paz.

Quando todos já olhavam com estranheza para aquela obra, o Rei reparou um pequeno detalhe: atrás da cachoeira havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Neste arbusto um delicado ninho de passarinho. No meio da turbulência da água o pássaro estava calmamente sentado observando a natureza. Na mais profunda Paz!

O Rei escolheu a segunda tela. Todos ficaram espantados e o sábio monarca explicou:

- A Paz profunda não é estar em um lugar calmo, sem ruídos, sem problemas, livre de dores e de tentações. A Paz profunda é estar calmo e confiante independente do meio que nos cerca."