APRENDENDO COM A CABALÁ

 

Cabalá significa receber. Isso quer dizer: A Luz Infinita de Deus se espalhou pelo espaço cósmico para preenchê-lo com tudo que já existiu, existe agora e existirá no futuro. Tudo está inserto nessa Luz. Quem com ela consegue se conectar terá sua mente aberta para todas as possibilidades imagináveis e inimagináveis. As imagináveis nós chamamos de descobertas, ideias geniais, inspirações, iluminações, sucesso. As inimagináveis nós computamos como milagres porque não sabemos qual é o processo que os desencadeiam, mas os resultados são visíveis e não podemos contestá-los.

Aprender como receber a Luz Infinita emitida por Deus é o objetivo da Cabalá. Essa recepção é chamada de Desejo de Receber. O Desejo de Receber é uma função que o Criador colocou em todas as coisas criadas. Simplesmente porque todas são feitas de energia, a Energia emitida por Ele. No nosso caso, o Desejo de Receber é o Ego.

Por isso todos nós queremos receber. Mas apenas receber, entesourar e não distribuir, nós sabemos o que acontece: o artefato explode. Foi isso o que aconteceu no Princípio. Deus criou um recipiente para distribuir a sua Energia. Mas o Recipiente não tinha para quem distribui-la. Formou-se uma grande pressão dentro dele, como uma criança dentro de um útero que não tem um canal para a sua “deliverance”. Então Deus concentrou toda a sua Energia em um Ponto Único de não mais de três centímetros de diâmetro. A pressão de toda essa energia concentrada num espaço tão pequeno forçou a explosão. Esse foi o parto do universo, que os cientistas chamam de Big Bang.

A Energia concentrada de Deus se estilhaçou em múltiplos fragmentos. Ela é o estofo do universo. Esses fragmentos se transformaram em átomos e moléculas. Por isso a Cabalá diz que a Energia de Deus constrói o universo. Isso é verdadeiro. Einstein mostrou isso na sua famosa equação: E= mc², que quer dizer: a massa do universo é feita de energia condensada por força da velocidade com que ela preenche o espaço vazio do cosmo. É a chamada teoria da relatividade.

O que isso quer dizer? Que todos nós somos frutos dessa explosão energética que Deus, por sua Vontade e resolução se deu ao trabalho de fazer há cerca de quinze bilhões de anos atrás. Nossas almas são centelhas de energia que sofreram múltiplas transformações que resultaram no que cada um de nós é.

E aqui estamos pela sua Vontade, com o objetivo de recepcionar a sua Luz e retransmiti-la. Nisso consiste o que a Cabala chama de Desejo de Receber e Desejo de Compartilhar.

Receber significa exercer o direito que todas as almas - por serem centelhas originadas do Criador- têm de recepcionar a Luz Infinita que vem Dele; e compartilhar significa refletir a Luz recebida para todos que dela necessitarem e quiserem servir-se. Por isso Jesus disse: não esconda a sua luz; coloque-a  no candelabro que todos possam se beneficar dela.

Assim, o objetivo da Cabala é ensinar aos seus praticantes como Receber a Luz Divina em abundância para que a nossa mente possa se iluminar e mostrar a quem quiser, caminhos que normalmente não são vistos em razão da escuridão que o Desejo de Receber só para si mesmo coloca em nossas vidas.

Isso significa: quanto mais ricos formos na abundância dessa Luz, melhor. Mas essa riqueza só nos aproveitará se a compartilharmos na mesma medida ou até em medida maior que aquela que recebemos. Isso porque, represa que só recebe a água de um rio e não sangra, um dia se rompe. Esse é o ensinamento que a Cabala nos dá, e Jesus, o maior mestre cabalista que já existiu corrobora: dai de graça o que de graça recebestes. Isso quer dizer: quando nos conectamos com a Luz Infinita de Deus, todas as possibilidades nos são abertas. Por isso Jesus também disse: Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas. O Reino de Deus é a Luz Infinita à qual a Cabalá se refere. Mas quem a recebe e não compartilha sofrerá a pressão da Energia que se acumula e não tem canal de escape. Isso é o que nós conhecemos como estresse, dor, constrangimento, angústia e todo mal que causa a nossa infelicidade. A energia positiva gera Luz. A energia negativa é sinônimo de escuridão. A primeira simboliza saúde porque é distribuída e movimenta os músculos, os nervos, o cérebro, o fluxo sanguíneo e toda a vida do organismo; a segunda se concentra numa célula, estaciona e acaba gerando tumor.

Estamos aqui para recepcionar a Luz do Criador e compartilhá-la. Quem a quiser só para si, um dia verá que só terá a escuridão como prêmio. Como diz a Bíblia em Provérbios, 11:29 “O que perturba a sua casa herdará o vento, e o tolo será servo do sábio de coração.” Quem sabe, ensina; quem tem divide. Quem guarda só para si pode morrer de indigestão.