A sabedoria como um tipo de decadência

"Sábios" vão indo, vão indo e vão dizendo que a vida não vale nada, que é uma passagem para outra vida onde há um universo ordenado. Sábios refletem dúvida e melancolia, estão repletos de fadiga e resistência ao presente, prometendo um eldorado, uma sociedade sem classes, a eternidade, puras utopias, onde eles acreditam que viver é estar doente e que o médico é quem liberta, onde os pessimistas estão em primeiro lugar! O consenso demonstra suas verdades, pois é preciso que haja algo de doente em nós para nos mantermos unidos na desgraça, mas precisamos ver esses sábios de perto, não mais vacilantes ou decadentes, mas onde um leve odor de fezes os alegra como um sintoma dessa decadência. Além de decadentes eram realmente sábios? O único valor que apresentam é da sabedoria ou a falta dela como sintomas, que em si não passam de tolices, já dizia Nietzsche!

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 04/05/2023
Reeditado em 04/05/2023
Código do texto: T7779560
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.