TINDER COMO ALTERNATIVA SEGURA

Com experiência de mais de anos no uso de aplicativos de conversa, faço algumas observações para mais êxito e segurança (física e emocional) ao conhecer pessoas pela internet e posso dizer que conheci muita gente bacana, mas escapei de golpe e fiquei com gente comprometida sem saber, então resolvi passar um pouco do que aprendi.

Atualmente, a procura por um relacionamento deixou de ser apenas um encontro de pessoas que se acham legais, que se aproximam, se conhecem e se apaixonam.

OS APLICATIVOS (O MAIS FAMOSO É O TINDER)

Em tempos de aplicativos de encontro, não basta que a pessoa seja legal, tenha boa conversa e, algumas vezes, tenha rolado "química", a coisa hoje acontece muito rápido e esse é um dos perigos.

Ao mesmo tempo que o mundo ficou mais fácil com as tecnologias, ficou mais exigente também, a atenção deve ser redobrada, visto que as cartas e telefonemas semanais ficaram para trás, na mesma semana você vê a pessoa pela primeira vez, conhece pessoalmente e já vai pra cama, sem cerimônia, as vezes conhece mais de uma pessoa na mesma semana!

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS

Mas quantidade e qualidade raramente estão no mesmo lugar. Hoje, quando buscamos alguém para um relacionamento sério, devemos analisar o aspecto sócio-cultural e familiar do candidato(a), para encontrar alguém que seja mais próximo ao que estamos acostumados em termos sociais, de educação e financeiro, senão é decepção na certa, e volto a lembrar, mesmo que seja mais rico (você não vai acompanhar) ou mais pobre, ele(a) não vai te acompanhar.

CLASSES SOCIAIS

O sujeito, ou a moça, não pode ser muito rico (a maioria acha que isso seria ótimo, mas não é bem assim - evidente que sendo você, o(a) pobre, seria barrado(a), expurgado(a) pelo sistema em que o(a) rico(a) está inserido, nem muito pobre, que resultaria no inverso, e aqui riqueza e pobreza não se resume apenas a ter ou dinheiro, mas refere-se também ao nível de educação, conhecimento e social que o candidato(a) carrega.

Mas na realidade, no dia-a-dia a coisa não é tão visível assim, tão pouco, fácil. Apenas vemos um catálogo humano, com fotos de pessoas sorridentes e, não raro, as pessoas se jogam e depois, aos poucos vão percebendo as incompatibilidades e discrepâncias do casal e aí vem a decepção, frustração e infelicidade.

AS DECEPÇÕES

Evidente que os escaldados, pelas várias experiências frustradas, não se deixam mais levar pelos arroubos da paixão e fazem a tarefa de casa, antes de entrar de cabeça num relacionamento.

Na verdade, algumas pessoas deixam de lado a vontade de ter alguém (que as vezes suplanta a razão e nos leva aos devaneios da ilusão - a paixão) e passam a ser objetivos nessa pesquisa, desde o primeiro contato.

A PESQUISA

Ficam atentos ao palavreado e palavrões, aos termos técnicos das profissões, as delicadezas da boa educação, ou o contrário, as indelicadezas e modos do ser rude, sem ou com pouco trato social.

A Pesquisa preliminar é simples, basta muita atenção nos detalhes que o candidato(a) deixa escapar, o tipo de trabalho, a renda, a moradia, a localização, e os lugares que frequenta - aqui vale o ditado "diz com quem andas, que te direi quem és". O mesmo vale para os parentes com que ele e sua condição financeira.

Se o candidato, além de boa conversa, consegue ter um aspecto sócio-econômico, de educação e familia próximo ao seu, então a coisa pode continuar para a próxima fase.

OS GOLPISTAS

Mas calma, muita calma ainda. Tudo pode ser mera encenação de um(a) golpista e, por essa razão, seguimos com muita atenção e paciência para a fase seguinte.

AS REDES SOCIAIS

As redes sociais falam mais do que parece. Poucas vezes um golpista terá várias fotos em eventos com os amigos e família, colecionadas ao longo do tempo, então sem rede social é CAIR FORA, sem pensar duas vezes, hoje em dia até gato e cachorro tem rede social, então sem desculpas. Claro que um golpista pode copiar um perfil inteiro, mas isso será eliminado na fase seguinte.

A SEGURANÇA PRIMEIRO

O encontro em local público é primordial, ele garante que a pessoa seja a mesma do perfil, com quem você vem conversando, se for um perfil copiado, logicamente que o candidato(a) que aparecer será outro, momento em que a pessoa disfarça e nem se apresenta ao golpista que chegar ao local combinado, a praça de alimentação de um shopping é o ideal.

Muitos homens afortunados, na ânsia de encontrar uma loira ou morena gostosona, abrem mão dessa etapa e se arriscam ao encontro em outros lugares e acabam encontrando o cano de um revólver apontado por um marginal, que ao invés da gostosa, o espera em alguma rua deserta ou estacionamento escuro, é prejuízo e risco de vida na certa.

OS COMPROMETIDOS

Ultrapassado o golpista, considerando que o candidato(a) é a pessoa das redes sociais (se não tiver rede social é golpe ou é comprometido(a) - e tem muita mulher comprometida nos aplicativos de encontro, que alguns podem até gostar, mas considere a possibilidade de o corno(a) aparecer num dos encontros, e as vezes dá morte) temos outros aspectos a ponderar, antes do desejado mergulho na paixão.

PONTOS IMPORTANTES

Bom, a pessoa tem um nível sócio-econômico, de educação conhecimento, e familiar próximo ao seu, podemos seguir para a próxima fase, antes de deixa-lo(a) frequentar sua casa.

Agora vimos a parte física, material, temos a parte mais difícil, pela subjetividade, que são:

* Sexo

* Caráter;

* Saúde mental;

* Sentimento

* Comprimento;

* Tempo;

1. Sexo. Coloquei o sexo porque esse é um dos pontos mais importantes e mais negligenciados pelos casais atualmente, principalmente para os que já passaram dos 40, uma vez que, por questões hormonais, a mulher sofre uma drástica redução na libido, exigindo uma reposição hormonal, ao passo que os homens seguem com a libido normal (ou quase, temos outras mazelas), portanto o grau de importância do sexo sobe bastante, porque pode significar na felicidade ou infelicidade do casal, se não for bem discutido, com verdade, e resolvido antes do enlace.

Há um grande engano, por parte das mulheres, ao pensar que pode "empurrar com a barriga" essa questão e na maioria das vezes resulta em infelicidade e traição, porque o homem vai buscar mulheres sexualmente ativas.

2 Caráter: somente se vislumbra o caráter de uma pessoa com a convivência, então esse ponto importante precisa ser analisado desde o primeiro momento;

3. Saúde mental: com a evolução do mundo, a saúde mental foi gravemente atingida, então se tornou um ponto importante a ser estudado e considerado, principalmente depois dos 40 anos.

4. Sentimentos: com as dificuldades da atualidade, o interesse tem sido um dos principais motivos para as pessoas se aproximarem de nós, deixando o sentimento de lado, portanto importante perceber o quanto a pessoa, realmente, gosta da gente, porque não adianta de nada ele(a) ter caráter e saúde mental se não gosta da gente;

5. Comprometimento. Se a pessoa está bem sozinha, quer alguém apenas para sair e fazer sexo algumas vezes e ter uma companhia nos poucos eventos sociais obrigatórios, ao passo que você quer uma vida a dois, de verdade, então, merece resolver isso antes de embarcar numa situação que te deixa e sozinho(a), diariamente.

6. Tempo. Do mesmo modo, de nada adianta carácter, saúde mental, sentimentos, comprometimento se a pessoa não tem tempo, vive 15 horas do dia e os finais de semana para o trabalho ou negócio; ou trabalha e faz faculdade; trabalha e cuida de filhos pequenos ou dos pais idosos (etc), e não tem tempo para você, então cabe analisar esse aspecto, porque eu, particularmente, tenho um lema: "para ficar sozinho, fico solteiro" não sei se você concorda.

A DICA

Não faça uma "time live" com as fotos de sua vida no aplicativo, usando fotos de 10 ou 20 anos e terminando com uma foto atual, isso pode parecer boa ideia, mas não é, a decepção com a última foto encerra a visualização do perfil, por essa razão coloque fotos reais, atuais e, de preferência alguma de corpo inteiro, a ideia é se mostrar, a coisa nunca é tão ruim (quase nunca) que não apareça alguém para se interesse por nós.

É melhor encontrar alguém que se interesse por nós

como somos, de verdade, do que enfrentar a cara de surpresa e decepção do(a) candidato(a) ao se deparar com pessoa totalmente diferente das fotos, isso é o pior que pode acontecer, quando a pessoa corre o risco de ser deixada sozinha, sem cerimônia ou explicação, afinal quem não respeita não merece respeito.

O PLAY GRAUND

Antes de terminar gostaria de levantar um aspecto interessante, o efeito desse momento de aplicativos e bem lembrado por uma amiga, com tanta gente no "catálogo humano" e diante da facilidade da "caça", os homens não querem mais nada sério com ninguém, a maioria prefere curtir a liberdade de conhecer pessoas novas a se comprometerem com alguém, aplicativos dão para eles um verdadeiro play graund, um dos efeitos colaterais dessa modernidade.

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA

Bom, enquanto há vida, há esperança, e todos os dias, milhões de pessoas acessam os aplicativos e busca de alguém, afinal é, de longe, a forma mais fácil e rápida de se conhecer pessoas e, respeitando as fases e aspectos do processo, sempre dá certo.