PLANO DE MANUTENÇÃO E CORREÇÃO DE ACIDENTES ECOLÓGICOS E NA MINERAÇÃO - MSCF - JULY 2023

Introdução.

Este Projeto foi, é e tornar-se-á cada dia mais desafiador, tendo em vista os gravíssimos desastres ecológicos (até chamados de Crimes Ambientais por setores da Mídia e boa parte da Opinião Pública) cujos alunos pouco sabiam e sequer tinham parado para fazer reflexões sobre este tema tão importante. Rompimento da Barragem de Fundão (cidade de Mariana, em Novembro de 2015 da empresa Samarco) sem deixar de mencionar a Barragem da Mina Córrego do Feijão (cidade de Brumadinho, em Janeiro de 2019, da Mineradora Vale). Ambas no estado de Minas Gerais – Brasil. É preciso refletir a este respeito, observando os vários lados da questão... redefinir conceitos...

Justificativa. 

Este Projeto Educacional e também Antropológico, circunda citações e reflexões sobre a premissa da necessidade da atividade mineradora como obtenção de riqueza e melhoria de vida do Cidadão e Comunidades. Medidas Práticas factíveis a serem adotadas para evitar novos acidentes. Uso de uma mais eficaz fiscalização pelas próprias empresas e Instituições gerais Governamentais e Ministério Público. Rever os desafios sociais e ambientais; (re)escrever legislações específicas nesta temática. CONSCIENTIZAR os leitores e partícipes em cada fase destas temáticas e os Educadores, dentro da Interdisciplinaridade e do ensino da Ciência e Tecnologia, ampliando e difundindo numa maior proporção o CONHECIMENTO e o SABER. Observando que a Verdade e a Sabedoria são mesmo reveladas progressivamente à Humanidade... (Na Teologia e Ciência concomitantemente...)

Objetivos: Geral e Específicos.

Este Projeto foi desenvolvido pelo professor que possui formação múltipla, visando desenvolver uma forma de lecionar com clareza e simplicidade para os ouvintes, contribuindo com a formação científica humanitária dos alunos. Ampliando as reflexões sobre as atividades de mineração, possibilitando aos educando se inteirarem de fatos históricos, sociológicos, antropológicos, dentro de contextos sociais econômicos, políticos, culturais, filosóficos – sendo que poderá garantir uma ampla visão da necessidade de formar futuros profissionais nesta área específica e afins (até descobrindo pessoas vocacionadas, com dons e talentos – que sentirão desejo de atuar no setor e áreas terceirizadas). Redefinir conceitos, respeitando e valorizando as empresas do setor que podem melhorar a capacidade de vida das comunidades aonde se instalam. Agrupar idéias de prevenção de catástrofes como as ocorridas no estado de Minas Gerais – Brasil.

Apresentação.

Este Projeto reiteradamente refere-se a ajustes decorrentes de acidentes ocorridos no estado de Minas Gerais – Brasil, com vazamento de rejeitos de mineração, que provocaram catástrofes ambientais e mortes de pessoas no entorno do perímetro onde se localizavam as estruturas de contenção.

Visa complementar estudos feitos pelas Mineradoras societárias, que após as incansáveis denúncias de todas as Mídias e Instrumentos de Comunicação e as na Justiça (municipais, estaduais e federais) criaram uma empresa denominada FUNDAÇÃO RENOVA – visando contratar profissionais para resolver todos problemas causados, crendo que efetivamente poderão reverter parte da opinião da Mídia e de pessoas já conscientes ou que se conscientizem, que acidentes ocorrem um dia em toda parte, embora esteja sendo taxado de “Crime Ambiental Irreversível”, com divulgação em todo o mundo...

Este título sugerido pelo Autor Márcio Sérgio Cassiano de Freitas – educador com formação em vários segmentos e professor efetivo de Ensino Religioso (Ensino Fundamental – anos finais) visa preparar Cidadãos mais conscientes, que visem o Bem Comum Social e do Planeta... e I.M.T. Introdução ao Mundo do Trabalho (Novo Ensino Médio) que abrange o Inconsciente Coletivo e o Mundo Corporativo das empresas, buscando também capacitar os educandos para a escolha de profissões de acordo com a necessidade do Mercado e da Ética, dentro de suas possibilidades, dons e interesses específicos.

Este material já inicialmente produzido em 2022 e lido e trabalhado, pode ser enquadrado em ambas as matérias descritas acima e também de forma interdisciplinar, com conteúdos como geografia, história, ciências, física, química, sociologia, filosofia, antropologia, urbanismo e uma diversidade de outras... no diferencial de (re)descobrir soluções e não apenas acusar e denegrir quem quer que seja! Nem desistir, mas insistir em Pesquisas Científicas favoráveis e de vulto...

Primeiro, foi indagado aos estudantes onde se encontravam e qual o impacto que sentiram ao ver e ouvir as notícias do rompimento das barragens. Passamos os vídeos disponíveis na época e mostramos as fotos, que realmente impactaram a todos! Foram visitados os sites das mineradoras e da empresa criada para gerenciar a crise no CPD da escola e pelos mesmos em seus computadores pessoais e celulares! Buscamos ler o máximo possível sobre o ocorrido, observando as buscas, as soluções plausíveis até então delineadas pela Mídia, Autoridades e Especialistas e Autoridades dos diferentes ramos científicos, etc. Visitamos a exposição sobre a “nova captação de água” pelo SAAE, em outro rio, com recursos da Fundação Renova que representa as Mineradoras, na Praça XX Aniversário, no Centro da cidade de Governador Valadares – MG – Brasil. Inclusive alunos do Ensino Básico também...

O conteúdo foi aplicado com sucesso em 2022 e está sendo aplicado mensalmente durante desde o início de 2023, com a participação dos alunos, que se interessam pelo tema, construindo maquetes e participando de discussões produtivas sobre o assunto, a partir dos slides iniciais em Powerpoint enviados anteriormente à UFMG e Fundação Renova e Escola do Rio doce (principalmente) do Programa de Extensão e Formação Continuada de Educadores da Rede Pública dos Municípios Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão em Minas Gerais (com total e pleno apoio da 13ª SER de nossa região) maior foco estratégico, portanto! Bem como do texto sobre o mapeamento histórico geográfico social produzido pelo Autor (vejamos a seguir), publicado e denominado:

---

“Cartografia Analítica na Mineração” ( MSCF )

“O estudo prévio, o planejamento, o uso de técnicas seguras, a antecipação da previsibilidade do surgimento de possíveis problemas, o contínuo estudo de novas metodologias, tornar-se-á algo prático na possível identificação antes mesmo da construção de barragens de rejeitos de mineração e em todos segmentos da vida. A ampliação da detecção de possíveis falhas nos programas, rachaduras, problemas, dilemas, vazamentos, erupção, transbordamento, possíveis catástrofes e acidentes, etc.

A metodologia utilizada antes, durante e pós- exploração de áreas mineradoras, se faz necessário a um nível abrangente... para que todos ganhem em sua plenitude...

A Cartografia bem descrita das condições dos terrenos se faz essencial. Permitirá simulações, o pleno conhecimento do subsolo e solo, existência de lençóis freáticos, chorume. Se o terreno foi aterrado ou permanece em sua estrutura natural. Se é arenoso, calcário, ferruginoso, lamacento, argiloso, de saibro, mangue, de brita, pedregoso, etc. Que tipo de metais – devido à sua característica, poderá possuir, após amostragem e uso concomitante do conhecimento geológico, de sondas e perfurações em locais pré-escolhidos. Se pode ser considerado um Sítio Arqueológico a ser tombado, a verificação de sedimentos, etc.

A Cartografia das atividades de extrações de minerais pode permitir a qualificação do grau de degradação ambiental na região pesquisada (antes, durante, depois), fazendo parte de ampla Pesquisa de Gestão Ambiental Territorial. Este geoprocessamento pode ajudar muito também, no controle do ecossistema e biomas e sobretudo na recuperação de (possíveis) áreas degradadas.

Localizar presenças de minérios e matérias-primas, no aprofundamento de estudos e sondagens, permitir identificá-los mais facilmente. Traçar estatísticas numerológicas sistemáticas de sua quantidade, profundidade, viabilidade de extração, qualidade, além do planejamento de maquinários necessários, etc.

É um grande auxiliador na formação e erudição de profissionais de diversas áreas (geologia, geografia, engenharia florestal, etc.) e para a Comunidade em geral e Órgãos Governamentais e Empresas Extrativistas do ramo. E para propósitos Científicos e Acadêmicos. Gerador de Gráficos e Mapas eficazes, elucidativos, educadores, esclarecedores. Acréscimo a bancos de dados oficiais normativos. Observação e Conservação ou Recuperação do Habitat.

O tamanho das áreas degradadas (atuais e futuras) e sua amplitude e magnitude, se dão em trabalho de campo (via satélite, GPS, verificação presencial) e de pesquisa de processos de licenciamento. Fotos de antes e durante o processo do início dos trabalhos de mineração e póstumas. Condições ambientais do ar, água, plantio, ressecamento ou inundação de solos, etc. Trabalho qualitativo estrutural.

O perfil dos mineradores como cumpridores ou não de legislações ambientais. Se há presença de trabalhadores rurais, indústrias, populações urbanas e ribeirinhas e campesinas ou indígenas, pescadores. Fauna e Flora locais. A população ao derredor e seu estado de saúde física, mental emocional, espiritual e o perfil de culturas agrícolas nos locais antes e pós-mineração. Vegetação primária, área entropizada e urbanização. Relevos, cursos d’água, modificações climáticas, fumaça e outros elementos poluentes. Transformação da paisagem. Soberania nacional, etc.

Bem, a Cartografia é útil para Mapas de Mineração, qualificação de áreas degradadas e sua magnitude. Previsão e revisão de Impactos ambientais, importância do Sensoreamento remoto, aspectos sócio-econômicos, geração de empregos e renda para trabalhadores e moradores da área ou alocados. Resolução de problemas e tempo a ser gasto e recursos a serem dispendidos neste fim. Valoração de prejuízos em contraste com lucros obtidos pela exploração. Coleta e pesquisa laboratorial. Lembrando que há muitos softwares e hardwares que podem sempre auxiliar no trabalho e nas diferentes metas e escolhas.

Análise de uso e ocupação de solo, resumos estatísticos sazonais. Padrão morfológico, minerais presentes, vegetação e clima e hidrografia. Técnicas primitivas ou com características da mais alta tecnologia hodierna, na extração e separação de resíduos e destinação final dos mesmos...

Em suma, a indispensável e tão importante ‘’Cartografia Digital’’ em suas múltiplas aplicações, em especial de geoprocessamento, deve produzir para facilitação e conscientização dos trabalhos: Mapas de Geologia da Área de Pesquisa, Mapa do Potencial Mineral, Mapa de Áreas Oneradas por Títulos Minerários, Mapas de Áreas de Proteção e Conservação e Vulnerabilidade Ambiental, etc.”

---

( https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/7625856 )

---

Desenvolvimento

Aqui a extensão deste trabalho inicial, segundo proposto pela Coordenadoria! Observada a Interdisciplinaridade de Conteúdos Curriculares, a partir das matérias de Educação e Ensino Religioso e Introdução ao Mundo do Trabalho. Aliadas à Hermenêutica, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Ciências e Biologia, História, Geografia, Física, Química, Artes, Português, Matemática, Computação, Geologia, Mineralogia, Jornalismo, etc. (e outras nomenclaturas do Novo Ensino Médio) Todos em temas aqui abordados de alguma maneira e aplicados às aulas e palestras... Educador Sociopsicomotricista Teopsicopedagógico - o professor e autor MSCF promove e incentiva a noção de Cidadania e ampliação da consciência e Visão de Mundo e Missão.

Sobre a Metodologia, há a Descrição dos Recursos Didáticos:

Rodadas de Discussões – Perguntas & Respostas & Apresentação de Benefícios e Riscos na Mineração. Leituras de livros atuais e antigos (e recortes), visita à Sites, Apresentação em Powerpoints em Computadores e Telões por Datashows (nas próprias salas de aula, no amplo Auditório Cinema e na Sala de Computação, nesta Escola que se inova e se aperfeiçoa sempre!)

Atividades avaliativas envolveram redações, desenhos, montagem de fotos e recortes, Cartazes ilustrativos, Construção de Maquetes e resumo de Palestras e Feira de Ciências e Geografia. Coleta de Idéias para preservação e/ou solução de problemas ambientais, nos biomas e ecossistemas.

O Cronograma iniciou-se no início de 2022, durante todo o ano de 2023e provavelmente ampliar-se-á para pelo menos de dois (2) aos seis (6) próximos anos... com registro de aplicação em fotos de quadros e alunos, locais e produtos descritos acima, notas somadas ao Boletim e lançamento no DED – Diário Escolar Digital.

Cada fase temática envolveu uma profunda reflexão, atividades como plantio de árvores ao redor do Rio Doce numa data especial (Sábado Letivo) e Passeata com faixas e cartazes e instrumentos musicais, chamando a atenção da população da Ilha dos Araújos – local onde fica a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, entre outras governamentais e particulares... e a conclusão é que tudo valeu mesmo a pena... Os trabalhos postados na Internet, levarão a todo o mundo... prevendo ainda que virão traduções para outros idiomas...

O Autor MSCF também escreveu, publicou e divulgou estes dois (2) Sonetos (Poemas) de sua composição, que ajudaram a trabalhar o tema propostos de forma lúdica e cognitiva e sensitiva.

Vejamos portanto, a seguir, os seus versos sobre a temática proposta e por sinal muito enfáticos, visionários, coerentes, elucidativos e propulsores de bons debates, sob a visão também semiótica e idiossincrática destas questões:

CATÁSTROFE DE RESÍDUOS

Houve um rompimento! Outra catástrofe

Resíduos, de minérios, fluíram para o rio

Pro córrego, pro mar! E foi uma tragédia

Noticiada na(s) TV(s) e por toda a Terra?

---------------

Uns foram soterrados! Uns nem achados!

Uma comoção geral! Ah! E a dor, cratera.

Grande monturo duro?! Ah! Novo arrepio

Na espinha de cada um! Sístole, diástole!

---------------

A Internet em pânico! Tal a Enciclopédia?

Estávamos assombrados, já pela ocasião!

Oh, Deus! Aprenderíamos toda esta lição!

---------------

Empresas visam lucro! Ah! É erro craso?

Que veio trazer o caos e muito embaraço!

Ah! Deus! Ficamos nós todos já perdidos?

---------------

MSCF – GV (BMG) – August 17th, 2022. 22:00 h. Livro = Estratagemas (250 Sonetos) – 2022 – Pág.41

--------------------------------------------------------------------------------------------

QUEIMADAS, GARIMPOS ILEGAIS

Combatam as queimadas, garimpos ilegais!

Mercúrio jogado nos rios, lamas de rejeitos,

Dos sedimentos tóxicos ou metais pesados!

E os peixes, fauna e flora já estão afetados.

---------------

Índios sofrendo à míngua; doença, defeitos.

Oh! Até congênitos entre tantos natimortos.

Capangas dos fazendeiros dizem ser os tais,

Bem armados até os dentes! E não devotos,

---------------

Assassinando: Freiras, Padres, Seringueiros.

E a Polícia está no rastro de seus cangotes?

Campesinos, ribeirinhos, até que são fortes!

---------------

Ah! Umas causas de endemias tão tropicais!

E o fogo incontrolável, entre muitos aceiros!

Na mata sublevada! As clareiras e canaviais.

---------------

MSCF – GV (BMG) – February 02nd, 2023. 09:07h. Livro = Desvairos (250 Sonetos) – 2023 – Pág.120

---------------------------------------------------------------------------------------------

Novamente uma Ênfase Adicional que Envolve Outros

Agentes Poluentes:

O trabalho, vai ainda mais longe, observados que além dos rejeitos de minério, os rios atingidos já vinham recebendo esgoto não tratado e poluentes industriais, já estando portanto necessitando de medidas de melhoramento desde sua nascente e em todo seu curso d’água, até a chegada ao Oceano.

Partindo desta premissa, seguimos estudando ocorrências anteriores a esta no Brasil e no mundo inteiro, não pretendendo no entanto, com este trabalho esgotar o tema, mas iniciar e manter esta discussão da necessidade e evidência de conscientização de Governos, População e Empresas Mineradoras e de todos os Setores Produtivos. E lógico, de cada Ser Humano de nosso Planeta em prol de todos animais e seres vivos...

Estudamos e pesquisamos e (re)discutimos com os alunos, sobre a utilidade de cada cidadão e de profissionais de engenharia ambiental e mestres e doutores de Instituições que produzem material de excelência como a UFMG e professores desde o Maternal e Jardim, implantando uma melhor e maior conscientização coletiva e individual social sobre a melhoria dos biomas ao mesmo tempo em que riquezas do solo e subsolo e a tecnologia são utilizadas e desenvolvidas, visando gerar riquezas.

Foram entrevistados Profissionais de diversas áreas Profissionais e Científicas e Teo-Filosóficas e até mesmo Políticos, das esferas Municipais, Estaduais e até Federais e Estrangeiros. Escritores e Profissionais de Educação.

O Conteúdo Programático de Livros Didáticos (e Paradidáticos) que estavam em digitação, revisão, edição, no prelo e até já prontos para distribuição, foram sendo modificados nas mais variadas esferas, devido a este divisor de águas... como passou a ser chamado o ocorrido... mas pesquisamos todas as variantes possíveis encontradas...

A limpeza e purificação dos rios, veios d’água, afluentes, córregos, riachos, cachoeiras, mares e oceanos... bem como o derretimento das geleiras polares, voltaram a ser motivo de investigações e paradigmáticos novos enredos foram sendo traçados...

O Fato ocorrido e noticiado na Mídia Mundial

(uns na primeira página)=

Rompimento da Barragem de fundão.

Brealdown of the Fundão Dam.

Zusammenfassung des Fundão-Damms.

اهيار سد فوندو

Avería de la Presa de Fundão.

התמוטטות של סכר הקרן

Répartition du Barrage de Fundão.

РАЗБОР ФУНДАМЕНТАЛЬНОЙ ДАМИНЫ

Resumindo: Notícias em todos os Países e Continentes, conforme visto em múltiplos jornais em muitas ocasiões e aqui descrito na Wikipédia:

“O rompimento da barragem em Mariana ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015 no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município brasileiro de Mariana, Minas Gerais”. ( Wikipédia – vários idiomas ) Local: Bento Rodrigues, Minas Gerais, Brasil - Data: 5 de novembro de 2015 - Número De Mortes: 19 (dezenove).

O Impacto Específico no Rio Doce...

Força Tarefa:

Em resposta ao desastre, o Governo de Minas Gerais publicou, no dia 20 de novembro de 2015, o Decreto nº 46.892/2015, que instalou a “Força-Tarefa Barragem do Fundão” para avaliação dos efeitos e desdobramentos do rompimento das Barragens de Fundão e Santarém. Os trabalhos reuniram representantes de órgãos e entidades do Estado, incluindo o Sisema, e de municípios afetados. As reuniões foram coordenadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru).

A Força-Tarefa encaminhou a cada um dos 35 municípios atingidos diretamente pelo desastre um formulário para o levantamento dos seguintes danos socioeconômicos: áreas afetadas, danos humanos diretos e indiretos, danos materiais à infraestrutura, prejuízos econômicos públicos, prejuízos econômicos privados, situação municipal.

O Relatório Final da Força-Tarefa traz a análise dos impactos em escala microrregional, com o diagnóstico sobre os danos ambientais, danos materiais e danos humanos, logo após o ocorrido. O documento também traz sugestões captadas dos grupos de trabalho e das diversas contribuições recebidas de instituições públicas e privadas, profissionais independentes e universidades, que servem como ponto de partida para o balizamento das medidas corretivas, restauradoras e compensatórias a serem adotadas. Diante da abrangência dos impactos sociais e ambientais do desastre em Mariana, todas as ações decorrentes também estão sendo acompanhadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e recursos Hídricos do Espírito Santo.

( Fonte = Governo do Estado de MG - Press Release & Sites Impulsionadores... )

O Início de Soluções pela Fundação Renova – criada para este fim...

Descobrimento efetivo das causas e efeitos danosos ao meio-ambiente, biomas e especificamente ao Rio Doce, afluentes, etc.

Distribuição de Água (mineral) Potável à população das cidades que sofreram com este caos.

Distribuição de Cartões, para pagamento a Pescadores, Agricultores e outros profissionais que perderam a renda.

O estudo de reconstruir cidades e locais atingidos, reflorestar, estudar recursos químicos já existentes até mesmo no exterior, para tornar água lamacenta (poluída) novamente em água potável – em maior ou menor escala.

Aulas que fazem os alunos repensarem o seu Papel Social e sua

Participação e Responsabilidade Individual e Familiar:

A- Leitura e releituras do Artigo sobre “Cartografia Analítica na Mineração”.

B- Visita aos sites de notícias altamente confiáveis (no ótimo e novo laboratório da Escola Estadual Centro Interescolar Dr Raimundo Soares de Albergaria Filho – na Ilha dos Araújos, em Governador Valadares – MG – Brasil.

C- Visita ao SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Autarquia Municipal), para verificar as adequações feitas após a água do Rio Doce estar cheia de lama de rejeitos.

D- Visita a todas Exposições (anterior e as futuras) feitas pela Samarco e Fundação Renova (e sócios) na Praça XX Aniversário, no centro da mesma cidade, mostrando o plano quase completo de captação de água de outro rio próximo (chamado Rio Corrente Grande) como forma de reparação, segundo cronograma junto ao SAAE.

E- Confecção de Cartazes e de Quadros e de Maquetes demonstrativas do que ocorreu: antes, durante e depois! (agora nesta fase atual) Gráficos e Dados Estatísticos...

F- Prova Oral e Escrita e Apresentação de Trabalhos em Grupo, com Cartazes, Powerpoints, Maquetes, Redações, sobre estes temas acima...

G- A contribuição na Pesquisa com idéias esclarecedoras para este texto aqui – que há de tornar-se parte de um livro a ser publicado pela ArtPoem edições, além de sua utilização primordial pela Escola do Rio Doce, conforme contrato enviado e assinado pelo professor e demais colaboradores da Área de Ensino.

Etc.

Primeiras Idéias Geniais de Alunos Altamente Criativos (e do professor e escritor MSCF), após as

Discussões Relâmpagos até agora efetivadas nas Aulas Preliminares 2022 e 2023.

a) Pesquisar Substâncias Químicas já existentes, que poderiam ajudar a renovar nosso Rio Doce! (como a que está sendo usada desde o início pelo SAAE para garantir o abastecimento na cidade)

b) Pesquisar como rios da Europa altamente poluídos, foram recuperados, através de uma conscientização da população em não jogar lixo nem esgoto nestes rios e afluentes, pesquisando materiais e estratégias;

c) Pesquisar tipos de micróbios e bactérias que foram e são fundamentais nesta limpeza contínua;

d) Utilização de Equipamentos que retiram areia (para venda no setor de construção) com a adicional estratégia de filtrarem o rejeito de minério, colocando à parte, para melhor rápido descarte;

e) Uso de Máquinas para retirarem do fundo do Rio Doce (em locais específicos, em toda sua extensão) os rejeitos acumulados, inclusive tornando alguns trechos dele navegáveis;

f) Escreverem cartas, enviarem e-mails, torpedos SMS, mensagens via whatsApps, às Autoridades Governamentais, do Executivo, Legislativo, Judiciário – em todas as esferas, exigindo total transparência e uma solução viável e enérgica;

g) Incentivando a plantação e reparação de árvores da Mata Atlântica em toda terra e local pelo qual passa o Rio Doce;

h) Reflorestar e recuperar locais degradados, queimados, desmatados, para o nascimento de novas nascentes de água pura e limpa;

i) Produção de tijolos com os rejeitos de mineração, com agregação de outros produtos, para construção de muros;

Etc.

Observação = Aqui as idéias destes futuros atuais gênios vão longe... e muitos decidiram tornarem-se Engenheiros Florestais, optando também por estudarem outras profissões concomitantes... sendo alguns (assim como o educador MSCF) de origem simples e humilde, agrícola, campesina, ribeirinha... e meio que cosmopolita com o correr dos anos...

Questionamentos se haverá algum adoecimento futuro nesta e nas próximas gerações, pós-acidente:

01- Procura via Internet, de opiniões de especialistas;

02- Entrevistas com Profissionais de Saúde! (Física, Mental, Emocional, Espiritual – de forma holística agregadora salutar...)

03- Pesquisa em Bibliotecas Públicas Municipais e Estaduais e nos livros da grade curricular que possuem acesso facilmente... mesmo alguns antigos, precursores na citação de que haveria catástrofes ambientais, escassez ou poluição de águas de rios e mares e da atmosfera, etc; Há quadros (pinturas) no Centro Cultural Nelson Mandela...

Verificar quais as “Manutenções Anteriores e pós-Tragédia” e Mudanças Inovadoras já pensadas

por Parte das Mineradoras, Cientistas, Governos, Pesquisadores Abalizados:

Detectado como eram feitos os processos usuais de mineração e que foram mal construídas as barragens, de forma inadequada visando economia de recursos financeiros, observando hoje as noções sobre como já são feitas outras mais resistentes, o Governo deu um prazo para que as barragens semelhantes às que foram rompidas, entrassem em desuso. Fossem substituídas.

A Fundação Renova, tem procurado ajudar as Comunidades, à medida que está sendo pressionada pela Mídia e pelos Processos Judiciais no Brasil e até no exterior (Inglaterra).

Assim, criando Projetos de Reflorestamento, limpeza, adequação, como pensados pelos estudantes também. Com implementação de Cursos no Setor Ambiental, doação de computadores para Bibliotecas Públicas Municipais e Estaduais e Federais. Confecção de Apostilas e Propagandas em Revistas Especializadas ou não e em Propagandas de TVs locais e nacionais e internacionais. Montando exposições, fazendo folhetos, etc. Tudo isto, tentando reverter devagar, pelo menos em parte, a ojeriza e a comoção que a Opinião Pública certamente demonstra, buscando reparação! (inclusive financeira).

Aceitando Decisões Jurídicas que obrigam a altos investimentos e repasse de verbas para municípios e estado e pessoas físicas.

Etc.

Rios locais, da Europa e de Países Ricos Desenvolvidos, que Foram Considerados Recuperados:

1. Rio Tâmisa, Londres (Reino Unido)

2. Rio Sena, Paris (França)

3. Rio Tejo, Lisboa (Portugal)

4. Rio Cheonggyecheon, Seul (Coreia do Sul)

5. Rio Jundiaí, Jundiaí e outras cidades do interior paulista (Brasil)

Observação = Sendo uma vergonha nacional, o estado péssimo do rio mais poluído do Brasil, localizado na Capital (São Paulo) mais rica e detentora de empregos, empresas e indústrias = o famoso rio Tietê... sem falar no córrego Figueirinha em nossa cidade...

Mas pesquisando, os alunos sob supervisão do professor MSCF, descobriram que em sua foz e em algumas pequenas partes, já há sinais visíveis de recuperação. Isto anima a todos os que crêem que o nosso Rio Doce jamais poderia ser recuperado, ou levaria séculos e mais séculos. Pessimistas ou não... Idealistas de ONGs lutam para que isto aconteça AGORA nesta geração, com passeatas de protestos, faixas, cartazes, etc.

Teoria e Prática que visam mudar para melhor todo o Sistema de Trabalho, Econômico e Financeiro essenciais à Todos! Royalties da mineração são aprazíveis aos municípios, estados e Países! O Brasil é rico neste setor... e ajuda a Balança Comercial!

O Rio Doce – como os rios essenciais ao redor do mundo e em toda a história (inclusive bíblica) trazem e produzem riqueza, fartura, prosperidade, trabalho e melhores condições de vida às populações de seu entorno! Isto motiva a luta para que o Rio Doce ressurja melhor ainda do que foi desde os primórdios da civilização e antes da modernização das fábricas, etc.

Acidentes Ecológicos e Fenômenos Ambientais que vem ocorrendo já ao longo dos anos e que vem aumentando. Isto é noticiado constantemente e é conhecido... e todos devemos repensar soluções para preservar o Planeta!

O fenômeno de desastres são citados sempre! É bíblico! É histórico! É Profético! Ouvimos e vemos em documentários e notícias diárias, sobre a movimentação de placas tectônicas, terremotos, aquecimento global, maremotos, degelos, vulcões jorrando lava, acidentes em Usinas Nucleares, etc. E tem aumentado a cada década! É notório e mesmo as novas gerações estão percebendo! É só ligar a TV ou pesquisar as notícias da Internet. (e em breve e sempre, nas novas tecnologias a serem criadas...)

Mas o Ser Humano, com a revelação paulatina da Ciência e Teologia, etc. pode prever e reparar e prevenir muitos destes acidentes. Depende de conscientização e de esforço e até sacrifícios e de atitudes e financiamentos que podemos obter, explorando sabiamente a tecnologia e os recursos naturais.

O Papel da Política Partidária no que ocorreu especificamente e nas soluções já apresentadas e o que podem gerar no futuro, junto com o Judiciário:

A Globalização tem feito a ONU e todos os Países a discutirem soluções. A doarem e receberem recursos, para evitar maiores dramas e problemas e para reparar o mal que já foi feito! Novas leis estão sendo engendradas em nosso Congresso Nacional!

Quem Lucra em Fazer Terrorismo com o Ocorrido. Quem Lucra com “Fake News” e/ou Desinformação Sistemática:

Umas Teorias Conspiratórias, declaram que com a perseguição à Corrupção Política há pouco tempo engendrada no Brasil... o que ocorreu foi uma “nuvem de fumaça”, com tudo calculado, para fazer a população olhar para outra catástrofe e caos... A divergência de opiniões e conceitos é uma prática democrática... pensar conjecturas faz bem...

Esperamos que este artigo, livro, pesquisa, escritos a serem lidos na web, tenham não só um fim em si mesmo, mas fortaleçam mais discussões sobre estes assuntos fundamentais para a vida no Planeta e especificamente sobre o tema abordado, do Acidente Ecológico... (ou crime – quem lê, medite e reflita e busque e lute da melhor forma possível para termos breves e eternas soluções e conscientizações...)

Como ter a calma necessária para arrazoar sobre o Acidente (ou Crime Ecológico) evitando Fanatismos:

A Informação é o começo de tudo! A Judicialização! A Implementação de Políticas Governamentais salutares interpartidárias... e tudo o mais que o leitor e tele-expectador está cansado de ver e saber... só que às vezes se sente impotente para resolver, ou não sabe a quem procurar para as soluções, planejamentos, reformas, etc.

Dois (2) Casos Descritos na Bíblia Sagrada e Livros Ancestrais de Outros Povos e Religiões:

Uma das dez (10) pragas no Egito, decretadas por Deus, para Moisés libertar O Povo de Israel (que ali era escravizado) foram que as águas do importante Rio Nilo, transformar-se-iam em sangue! Coisa também predita numa Profecia para os tempos finais, no livro do Apocalipse - a respeito de todas fontes aquíferas do Planeta, para os NÃO SALVOS. Outros Profetas do Antigo Testamento... também fazem citações análogas...

Documentários trazem esta analogia, também para guerras bacteriológicas, derramamentos de óleos, venenos e petróleo, substâncias químicas perigosíssimas, em nossos oceanos, devido naufrágio de navios cargueiros, etc. Sem esquecer o mercúrio (também vermelho como sangue) que é um resíduo de mineração que se acumula no organismo humano, em peixes e seres viventes das águas ou que se alimentam deles...

O livro “Pés Nús sobre a Terra Sagrada” (escrito há décadas) também diz algo semelhante ao que estamos agora vendo a nível mundial e que aconteceu com os índios na Terra do Tio Sam e também na Amazônia e ainda acontece... Outro caso a se pensar!

Como podemos perceber, a discussão é ampla e vai longe... mas por agora, vamos nos ater ao propósito maior inicial deste trabalho e tese informativa peculiar... Instruir! Agir! Repensar! Prevenir e/ou remediar... fazendo a diferença...

Referências:

Sites = Principais Universidades Brasileiras e Internacionais, Wikipédia & afins, Fundação Renova, Vale, TVs abertas e suas páginas na Internet. Declarações Oficiais (Press Releases) de Governos Municipais, Estaduais, Federal. Primeiras Páginas de Jornais Internacionais tal citadas nas matérias acima! Manuscritos do Autor MSCF.

---

( https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/7835927 )

---

F I M

-----------------------------------------------------------------------------------------------

TÍTULO E SUB-TÍTULOS APRESENTADOS À BANCA EXAMINADORA E À NOSSA PARTÍCIPE ORIENTADORA...

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Márcio Sérgio Cassiano de Freitas

CAIXA POSTAL 381 ACF Centro

GOVERNADOR VALADARES – MINAS GERAIS – BRASIL

55 (33) 99 1323 446 whatsApp only

mscfjb7@gmail.com

------------------------------------------------------------------------------------------------

( Se usar e divulgar, cite o Autor MSCF e a Fonte = O Livro )

LIVROS DO MSCF NO CLUBE DE AUTORES = https://clubedeautores.com.br/livros/autores/marcio-sergio-cassiano-de-freitas

--

MSCF NO AMAZON =

https://www.amazon.com.br/s?i=digital-text&rh=p_27%3AMarcio+Sergio+Cassiano+De+Freitas&s=relevancerank&text=Marcio+Sergio+Cassiano+De+Freitas&ref=dp_byline_sr_ebooks_1

--

MSCF NO UICLAP =

https://uiclap.bio/MSCF ou https://loja.uiclap.com/?s=MARCIO+SERGIO+CASSIANO+DE+FREITAS&post_type=product

--

"O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE - Números 6 = 24 a 26" (MCF-IBSD-SASE)