Dia do Amigo?

Bem... fui pesquisar o por que do dia de hoje, 20/07 ser considerado de “Dia do Amigo”. Segue a descrição da Wikipédia (editada por mim com as informações mais relevantes. No final do texto, postarei o link para a matéria original):

“O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho. A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.

No Brasil, apesar de não ser instituída por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.”

Bem... aí está. Eu particularmente, não ligo para estas baboseiras, pois para mim, isto não passa de mais uma articulação daquelas “pessoas” que decidem tudo para nós (o que algumas pessoas chamam de “o governo secreto do mundo”) com o intuito de se beneficiar de alguma maneira. E uma destas maneiras, é obviamente o comércio. Afinal, esta é uma bela chance de faturar, não?

Amizade, não tem dia e nem hora... é um relacionamento único e especial. A amizade é um sentimento que transcende tudo. Está presente nos relacionamentos amorosos e fraternos. Não depende de laços de sangue ou hierárquicos para existir e em certos casos, a amizade nascida sem estes laços naturais ou impostos é mais duradora e autentica. A amizade pode nascer sob as condições mais adversas: pode ser aquela pessoa que você inicialmente detestava, pode ser por que você ouviu alguém assobiando uma canção que você também gosta, pode ser por aquela pessoa que você encontra todos os dias no ponto de ônibus, por um morador de rua que você simpatizou ou se compadeceu da situação ou por alguém que você conheceu por algum meio virtual. A amizade acontece por si só. Há pessoas que você pode passar anos sem ver ou falar, mas que quando encontra, parece que o tempo não passou. Pode ser aquele amigo com o qual você se desentendeu por algum motivo qualquer, mas que depois do mundo dar algumas voltas, retorna para a sua vida.

Amizade é isto tudo e muito mais do que as meras palavras possam explicar. Amizade é cumplicidade, confiança, comprometimento, respeito e Amor... mais muito Amor mesmo!!! Um Amor incondicional.

Se você tem amigos, celebre a sua amizade todos os dias. Telefone. Mande torpedos, mensagens, e-mails, sinais de fumaça. Marque alguma atividade junto à eles sempre que possível. Assistam filmes, shows, joguem videogame, preparem um almoço ou um jantar, vá ao cinema, ao shopping, ao mercado... não importa o que, onde ou quando: o que importa é que façam algo juntos sempre que puderem.

Para mim um amigo necessariamente só precisa fazer duas coisas: ser e estar. Ser amigo e estar presente nas horas certas e incertas.

Denis, O Dreamaker.

20/07/2012-12:01

Link para a matéria completa na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo

Confiram outros textos inéditos de minha autoria no meu Blog Terra dos Sonhos (http://sonhosdesperto.blogspot.com):

Eu me dou o direito (Poesia)

Rita Lee (Indriso em homenagem a Rainha Rock 'N' Roll nacional)

Arrependimento (Micro conto)

“Decifra-me ou devore-te” (Mensagem/Pensamento)

Música & Letra Especial: Mulher

Depois do ato consumado... (Poesia)

Somos livres? (Poesia)

The Last Remaining Light (A Última Luz Restante) (Mensagem)

A tempestade (Conto)

Andar na chuva... (Poesia)

Uma carta para as estrelas... (Carta)

Seu nome é Gal (Versão 2) (Indriso)

Zero Hora (A hora morta)

Amigo... (Mensagem)

Who cares? (Quem se importa?) (Poesia)

Aceitações (Pensamentos)

Dia 19 de Abril – Dia do Índio

Música & Letra #01: Viajante (Ney Matogrosso)

Aonde está você agora? (Again) (Poesia)

O pacto das sombras (Conto)

Quem foi que disse que a tristeza não sorri? (Poesia)

... apenas um menino perdido... (Microconto)

Conte-me uma história (Indriso)