🔴 Sem-terra de boutique

Imagem é tudo; Mais vale uma imagem do que mil palavras. Dois pacotes de doutrinação escolar, três colheres de analfabetismo funcional e duas xícaras das nossas frases iniciais são suficientes na receita da “zumbilândia”que viraram as redações, bem como outras áreas.

Quando o excesso de zelo, o analfabetismo funcional e a desonestidade intelectual entram em conjunção o jornalista sofre um eclipse cognitivo, daí surgem manchetes absurdas como: “Suspeito é preso após roubar motocicleta em Nova Iguaçu” (O Dia). O termo ‘suspeito’ é empregado como garantia da presunção de inocência. No entanto, pode gerar oxímoros (como no exemplo) imperdoáveis que se transformam em pérolas instantâneas como exemplo do mau Jornalismo.

A filósofa de boteco, Marcia Tiburi, quando sofreu um curto-circuito criativo, disse: Existe uma lógica no assalto. O, por assim dizer, pensamento da petista é eivado de platitudes, lugares-comuns e rótulos (exaltadores e depreciativos) para descrever o mundinho que a envolve. Sua abrangência e a maneira como insiste em enxergar o mundo é tão restrita que fica difícil acreditar que ela é filósofa, não uma estudante secundarista deslumbrada com a rebeldia do marxismo.

Provavelmente, alguém que desfila na rua Oscar Freire com boné do MST (Movimento Dos Trabalhadores Rurais Sem-terra) não sofrerá os efeitos negativos da eleição de um sujeito como Guilherme Boulos. Existe uma estética, que já contaminou uma elite culpada da Vila Madalena (Boulos) e Leblon (Freixo), que apenas conhece os boletos do Mercado Livre, Amazon e Shopee, que quer herdar a rebeldia burguesa e sem causa do filhinho de papai incendiário.

Revolucionários de Twitter, justiceiros sociais de “hashtag” (#) ou “flanelinhas de minorias” propagandeiam que querem acabar com a fome na África, mas não arrumam sequer a própria cama. O Che Guevara de apartamento cansou de enfiar o dedo na cara dos amiguinhos dizendo: “Se não aguenta brincadeira, não desce pro ‘play’. Hoje, no paroxismo da contestação, tira satisfação: Quem é você na fila do pão?

RRRafael
Enviado por RRRafael em 11/08/2023
Código do texto: T7858708
Classificação de conteúdo: seguro