1170-PENSAMENTOS SOBRE O PENSAMENTO

PENSAMENTOS SOBRE O PENSAMENTO

Penso, logo... existo!

Os animais pensam?

Ou serão suas existências produtos de nossos pensamentos?

Lembrando que os pensamentos são emanações energéticas tão poderosas que podem criar imagens instantâneas ou duradoras que nos levam a crer que estamos vendo ou manipulando objetos.

As plantas pensam?

Pensadores (pessoas que pensam especulativamente sobre tudo) teorizam que as plantas se comunicam pelas raízes.

Plantas chamadas “sensitivas” reagem á presença de pessoas cujas auras (energia que envolve nossos corpos) não se combinam com a suas. Será isto um tipo de pensamento?

Alguém já se deu o trabalho de “contar” a quantidade de pensamentos que uma mente emite. Porém a mente de um sábio, cientista, escritor, etc., emitirá quantidade igual aos emitidos por um idiota?

O primeiro tipo de pensamento que nos ocorre é o pensamento aleatório. Pensamentos espontâneos, sem sentido nem significado. Preocupações são pensamentos aleatórios e inúteis sobre fatos que poderão ou não acontecer. A preocupação é um pensamento tão forte e insidioso que pode levar a mente a um estado de melancolia, que são pensamentos tristes, ou á depressão, que é a recusa da mente em pensar de forma equilibrada sobre o sentido da vida.

Já pensamentos premonitórios levam a crer que algumas mentes têm pensamentos sobre coisas que efetivamente ocorrerão, o que se verifica somente após o acontecimento do pensamento premonitório - algo de difícil de entender, são pensamentos de modo quântico.

Este pensamento - quântico - é emitido por mentes que já aceitam a teoria (feixe de um único tipo de pensamento) da energia quântica. Segundo a qual tudo é ou existe simultaneamente, ao mesmo “tempo”, não havendo passado nem futuro, mas só o presente. Tais conceitos de tempo, passado, futuro, são pensamentos imaginativos, inexplicáveis, como também parece inexplicável que tudo esteja aqui e agora.

Pode-se dizer que tais pensamentos estão mais para fantasiosos, nos quais pensamentos de realidade são substituídos por pensamentos de fantasias.

O Pensamento construtivo é chamado de ideia ou criatividade. Pensamento forte, que ocorrem geralmente às mentes mais poderosas ditas inteligentes. Mas podem ocorrer a qualquer mente, sob a forma de inspiração, "insights" ou sonhos. O pensamento construtivo, (ou seja, a ideia) é tão poderoso que logo passa ser expresso através da comunicação, em seguida se manifesta por escrito, dando origem á ação que são movimentos para tornar a ideia algo real, material, objetivo.

Lembranças são pensamentos de experiências vividas. O fenômeno “deja vu” (do francês, significando já visto) é um pensamento tão forte, tão forte, que se tem a sensação que tal cena no presente já foi vivida no passado.

As emoções são causadas por pensamentos intensos que nos levam a ter sensações diversas, como amor, raiva, satisfação, alegria, dor, angustia, que por sua vez se transformam em pensamentos de igual energia. O Inconsciente coletivo( seria melhor dizer o consciente coletivo) é a energia dos pensamentos de igual intensidade que se conectam expontaneamente, independentemente das mentes que originaram tais pensamentos, e passam a ser uma entidade própria, de força impressionante, que se voltam para as mentes, influenciando-as de modo subjetivo, numa corrente de pensamento que se torna incontrolável. Por exemplo, o pensamento de “guerra” acumulado no inconsciente coletivo torna-se tão forte que de tempos em tempos, aflora a uma ou a um conjunto de mentes, ocasionando a explosão de conflitos. O inconsciente coletivo é retro-alimentado, isso é, quanto mais pessoas pensarem na guerra (no exemplo citado) mais esta se propaga. Também funciona para o bem, é claro. Milhares de pessoas pensando em paz ocasionarão ocasiões de paz e tranquilidade para os habitantes do planeta. As religiões, de maneira geral, contribuem para que a energia acumulada no inconsciente coletivo, fazendo com que milhões de adeptos tenham bons pensamentos, que vão alimentar o Inconsciente Coletivo.

O pensamento de deus talvez seja o pensamento mais constante nas mentes humanas. Patrocinado ou não pelas religiões, é precedente a todas elas. Aqui surge uma interrogação interessante, um pensamento questionador de relevância mas pouco expresso: foi Deus que criou o homem à sua imagem e semelhança ou é o homem que cria deus, conforme seu (do homem) pensamento? Reunidas 10 pessoas, de credos iguais ou diferentes e perguntadas a elas sobre como pensam que seja Deus, cada uma delas responderá de modo diferente. Não se fala dos atributos de cada deus, mas de como se apresentam na mente de cada um. Lembrando agora que os atributos são realmente pensamentos das mentes dirigidas aos deuses, já que são atribuídos pelas mentes humanas. Portanto, os atributos dos deuses são, na verdade, atributos humanos aos deuses conferidos,

Os pensamentos sobre a morte são também abundantes, tanto quanto os pensamentos sobre deus. Pensar em morrer leva, em geral, ao pensamento de outra vida no além (pensamento fantasioso) na companhia ou na ausência de um deus ou de entidades deificadas (mais fantasias) e ao sentimento de medo (pensamento incutido por diversas religiões) da morte.

O pensamento nos leva ao espírito, á alma, Ou espirito e alma são criações de nossos pensamentos fantasioso?

Há um paradoxo (pensamento contraditório, que leva a uma falta de resposta, a um beco sem saída) dizer: penso, logo existo ou existo por que penso? Se penso, logo existo é válido, quando deixamos de pensar (com o evento da morte) deixamos de existir? Isto nos leva a ter pensamentos nihilistas, pensamentos de não se ter razão para viver.

A pensamentos suicidas.

(artigo sujeito a discussão, contestação e ate negações)

ANTONIO ROQUE GOBBO

(O Senhor dos Contos)

Belo Horizonte, 4 de maio de 2022

Cronica classificada como Conto # 1170

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 15/08/2023
Reeditado em 15/08/2023
Código do texto: T7861966
Classificação de conteúdo: seguro