🔴 O petróleo é nosso

Uma piada antiga diz que se o socialismo governasse o deserto do Saara, em pouco tempo faltaria areia. Contudo, o que era piada, virou profecia. A Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo e o combustível era baratíssimo, no entanto, no país de Nicolás Maduro, falta combustível. Maduro, não satisfeito, tabelou o preço do produto. Conclusão: deve ser mais fácil achar um poço de petróleo no meu quintal do que abastecer um carro naquele país.

Nicolás Maduro logra êxito continuando o que Hugo Chávez começou: instalar o regime socialista. Como em todos os lugares onde o regime vigorou, o resultado foi pobreza e mortes. Os adeptos do nefasto regime insistem que nunca existiu socialismo ou comunismo de verdade, querendo convencer que a experiência utópica funcionará no Brasil.

A petrolífera venezuelana é a gigante estatal PDVSA (Petróleos De Venezuela SA). A desastrosa política de controle de preços do país sul-americano já deu errado aqui (na época, faltou carne). Mas, a burrice “amadureceu” e veio acompanhada de uma medida extrema para vencer a escassez de combustível causada pela má gestão, a corrupção e a falta de investimentos em manutenção e crescimento da empresa: um maravilhoso sorteio para concorrer a um abastecimento. Sensacional! Mas não é só isso: em algumas regiões há um curioso rodízio de automóveis, obedecendo uma ordem de abastecimento. E, óbvio: filas. Diante desse cenário, o mercado informal é uma realidade lá.

Lula, incrivelmente, falava a verdade quando disse que estava mais “Maduro”. Sim, o controle artificial nos preços da Petrobras já resulta na falta do diesel e acelera o processo de “venezuelanização” do Brasil.

O socialismo é muito bom na teoria; como tudo não passa de hipocrisia, na prática é igualar todos (ricos e pobres) na escassez. A incompetência pode destruir um país rico, dono das maiores reservas de petróleo do mundo (à frente da Arábia Saudita) e membro da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Portanto, esse histórico corrobora a tese zombeteira que diz: Se o socialismo administrasse o deserto do Saara, em pouco tempo faltaria areia.

RRRafael
Enviado por RRRafael em 16/08/2023
Código do texto: T7863218
Classificação de conteúdo: seguro