🔴 Quintus do inferno

A série se chama ‘The Chosen - Os Escolhidos’. O filme retrata como Jesus escolheu alguns dos seus apóstolos. A produção é tão boa que também é recomendada para quem não crê no Cristianismo. Entretanto, além dos apóstolos, bem escolhido foi o vilão Quintus. Quintus, interpretado pelo ator Brandon Potter, era um magistrado romano em Cafarnaum e o pretor da Galileia.

Contrariando a lógica jurídica, sempre procurando a vingança em vez da justiça, bastava ele decidir quem seria preso, para, depois, reunir provas. Ah, os cristãos, perseguidos por rezar, afinal, Quintus queria que fosse feita a vontade dele.

A caracterização do magistrado vilão Quintus, respeitou a composição de um mal-feitor, portanto é um arquétipo. A cara de mau, a falta de empatia e a capacidade de rir quando inventava uma dosimetria cruel, revelam um prazer sádico, típico de tiranos de desenho animado ou qualquer filme de ficção de super-herói.

O ator Brandon Potter “passeia” pelo vasto campo interpretativo de um personagem tão denso. Destaca-se a cena quando ele finalmente se encontra com O Messias. Durante a impagável conversa (interrogatório), Quintus faz questão de exibir desenvoltura e quem é que manda, enquanto saboreia alguma iguaria, lógico, demonstrando poder, arrogância, ilustrando que “mama nas tetas” de quem paga os impostos, e é bem servido. Como todo autoritário, ele começa a “conversa” com uma enganosa simpatia, para depois fazer cara de mau, “encostar na parede” e ameaçar.

Destituído de valores e princípios, o vilão sem nenhum caráter, ao contrário de Jesus, só é crível na ficção. Como é possível um magistrado tão ruim? Para alguém como Quintus parecer verossímil, é preciso ser como São Tomé e ver para crer.

A vinda dO Messias trouxe agitação entre os Doutores da Lei. Ele há de voltar, mas... e se a alma atormentada do Quintus voltar antes? Eu vejo o presente repetir o passado...

Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”....

(Lucas - Capítulo 12 - Versículo 2)

Texto com imagens no blog:

Gazeta Explosiva

RRRafael
Enviado por RRRafael em 25/08/2023
Reeditado em 25/08/2023
Código do texto: T7869801
Classificação de conteúdo: seguro