Só HOJE... Pois, AMANHÃ, Só TALVEZ...

Indiscutivelmente, a MAIORIA de nós, somos propagadores daquela MÁXIMA popular que afirma com veemência, que é MUITO melhor fazer HOJE, do que deixar para AMANHÃ, o que se apresenta à nossa frente, no HOJE, na existência real do AQUI e AGORA... É realmente um grande paradoxo, pois somos sabedores dessa fugacidade que é a nossa VIDA... Uma vez que o destino, embora nós o desejamos, seja um FUTURO transbordante de PAZ e prosperidades, com o MELHOR das nossas aspirações e realizações. NÃO são NADA mais do que um frio e fatídico TALVEZ... O que também NÃO quer dizer que devemos ser pessimistas, sem atitudes, sem anseios, NÃO é isso. Evidentemente, quando desejamos algo, devemos lutar no campo das realizações com bastante OTIMISMO.

Então, o que se explica, quando verificamos relatos de perdas e decepções, que hipoteticamente poderiam terem sido evitadas? Para iniciar essa minha contribuição à humanidade como um TODO, peço-lhes a PACIÊNCIA e a RESILIÊNCIA para chegarem ao fim desse ensaio literário, fazendo a leitura até o seu desfecho FINAL. Pois bem, vamos lá. Quantas refeições em FAMÍLIA foram adiadas, por se considerarem que estão TODOS em casa todos os dias, e que uma CEIA familiar precisa de uma data em especial para se comemorar, quando na VERDADE, o mais importante é a PARTILHA do AMOR, que NÃO é e NUNCA será?! Pois, em torno da MESA é que acontece a PARTILHA. Imagina você FILHO(A) sendo aconselhado(a) com as SÁBIAS e BENDITAS palavras dos seus experientes PAIS, mesmo sem NUNCA terem a oportunidade de se alfabetizarem?!

Imaginem vocês, CASAIS partilhando dos mesmos SONHOS e das contínuas superações que a VIDA CONJUGAL e mesmo PESSOAL nos põe à prova?!

Responda para VOCÊ mesmo (a), o que é melhor, AFAGAR os sonhos e tocar o coração do(a) parceiro (a), ou se AFOGAR nas mágoas e ressentimentos?! Quantos bailes da VIDA, poderiam terem sidos embalados através da Valsa dos apaixonados? Quantos beijos, carícias e abraços ficaram apenas nos desejos e nas poucas ou várias lembranças?! Quantas vezes, deixamos de declarar o nosso Amor, puramente por orgulho ferido ou por sermos tão egocêntricos, como os que se afirmam no Singular "...se EU estou feliz é o bastante." Mas, é preciso aprendermos a conjugar corretamente o verbo "ESTAR," adequando-o ao "NÓS estamos..." no Plural.

Mesmo a gente tendo consciência desse lapso da nossa conduta, continuamos relutantes e seguimos adiante, nessa equivocada decisão unilateral. Quantos pedidos de PERDÃO ficaram e ainda FICAM omissos, com o CORAÇÃO magoado, sendo que é possível conseguir uma RECONCILIAÇÃO consigo mesmo(a), com outro(a) e principalmente, para com DEUS Criador. Nesse sentido, quantas milhares de criaturas humanas já NÃO têm mais condições de pedirem o Perdão, pois os/as, seus/suas desafetos já partiram para a eternidade?!

Essa reflexão se aplica a TODOS nós, sem distinção, sem falso moralismo desse Escritor ou Poeta como queiram. NÃO. Não é a minha intenção, pois sou parte dessa HUMANIDADE, e estou tentando expôr essa situação, contemplando mentalmente os meus MELHORES momentos, os devaneios que me inspiram, e logicamente, essas observações malévolas a que TODOS NÓS estamos expostos, inexoravelmente. Alguns, eu creio, irão dizerem e afirmarem que já viveram, já sentiram, já se reconciliaram. E com certeza, alguns que ainda não se despertaram para a VIDA. Por isso e para isso, fiz essa reflexão, à sombra dos anos vividos e vivenciados, do desejo de que VOCÊ, caríssimo(a) leitor(a) não se esqueçam de que o que temos, é

Só o HOJE... Só o MOMENTO, pois AMANHÃ, pode ser, só TALVEZ...

Poeta NUNES DE SOUZA

Acadêmico Imortal Fundador da Academia de Letras de Unaí e Região - ALUR, Ocupante da Cadeira 16 com o Patrono Carlos Drummond de Andrade.

YouTube AMIGOS DO POETA 1970

e-mail: poetacontabilista@gmail.com

Bonfinópolis de Minas-MG, Domingo, 03/09/2023.

POETA NUNES DE SOUZA
Enviado por POETA NUNES DE SOUZA em 03/09/2023
Reeditado em 08/02/2024
Código do texto: T7876956
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.