O ensaio geral da Geração Beat.

O ensaio geral da Geração Beat

Há momentos em que a roda da história gira mais rápido. A humanidade bota o pé no acelerador. Uma pessoa que viveu entre o final da década de 50 e o final da de 60 presenciou esse giro de 180 graus na história da humanidade. Em um espaço de um pouco mais de 10 anos houve uma revolução dos costumes nas mais variadas áreas. De uma sociedade conservadora a rebeldia dos anos 60. A mini saia, a revolução sexual, a contracultura, os hippies e etc.. Movimentos como o Maio de 68 e a Primavera de Praga. Mas os primeiros sinais do que viria começaram entre as décadas 40 e 50 com a Geração Beat. Um movimento literário que teve como seus principais expoentes: Jack Kerouac, Gregory Corso, Allen Ginsberg, William Burroughs e Lawrence Ferlinguetti. Sujeitos inconformados com a sociedade conservadora da época.

Pautas como o feminismo, liberdade sexual e a ecologia e movimento homossexual foram influenciadas diretamente pelo movimento. O ícone da geração, Jack Kerouak, foi autor do livro símbolo da geração “On the Road”, bíblia dos hippies. Até hoje estas pautas estão aí e os Beats presentes.

J Portela
Enviado por J Portela em 17/09/2023
Código do texto: T7887590
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.