🔴 A jabuticaba — ditadura democrática

Para nossa atenção, há um preocupante recrudescimento do uso da palavra “democracia”. Não deveria ser assim, mas é. Sem precisar citar nomes, assisti a absurdas figuras esvaziando o real significado do termo, à medida que atrofiavam-no.

Cheios de péssimas intenções, esses estelionatários falam em “democracia”, enquanto puxam a sua carteira. Como um mágico, eles atraem as atenções para uma mão, enquanto a outra executa o truque. Atualmente, para ligar o “pisca-alerta”, e desconfiar das intenções, basta eu ouvir a palavra mágica “democracia”.

Um exemplo notório de desvirtuamento do real significado das palavras é “antifascista” e suas variantes. Duas torcidas organizadas, com as mãos tingidas de sangue, deram-se as mãos para, hipocritamente, lutarem pela pauta “do bem”; escondidas numa embalagem simpática; o Muro de Berlim disfarçava suas real vocação sob um nome singelo: Muro de Proteção Antifascista; países como Coreia do Norte e Alemanha Oriental escondem e escondiam regimes ditatoriais atrás de termos edulcorantes: República Popular Democrática da Coreia, República Democrática do Vietnã e República Democrática Alemã provam que a estratégia é antiga.

Outras concentrações de poder político e econômico estampavam o nome inócuo: Argélia, Nepal, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka, Congo, Laos e Etiópia. Mesmo não exibindo no nome, países, como o Irã, vêm agindo antidemocraticamente sob o beneplácito da palavra tão democrática.

Parece a ficção de George Orwell ‘1984’, entretanto a tática de esvaziar de sentido as palavras ainda captura os corações desatentos e inocentes. Afinal, “guerra é paz”, “liberdade é escravidão” e “ignorância é força” ou, como estava escrito na entrada do campo de concentração em Auschwitz: “O trabalho liberta”.

Lenin falava em “ditadura democrática operário-camponesa”. O palavrão desafia a lógica, pois é um oxímoro em termos. A besteira que Lenin cometeu levou ao paroxismo o direito de enfiar duas palavras mutuamente excludentes na mesma frase. A China é um país ditatorial que se absteve de ostentar “Democrática” no nome, porém traz, em sua Constituição, o conceito de “ditadura democrática”.

Caramba!

RRRafael
Enviado por RRRafael em 21/09/2023
Código do texto: T7890663
Classificação de conteúdo: seguro