🔴 Notícias popularescas

O Jornalismo do “duplo twist carpado” e do contorcionismo semântico é ideológico. Isso produz manchetes estranhas como: “Pode cair, subir ou ficar parado”; “A inflação subiu, mas isso é bom” e “Mudança climática castiga eleitores de Bolsonaro no Sul”.

Um exercício mental amplia ou escancara o quanto a imprensa puxa, empurra ou arrasta os acontecimentos para onde interessa: substitua o Lula pelo Bolsonaro, dizendo que “o entregador precisa de banheiro para deixar de usar fraldão”. Sem viés (mas com muita ironia), a mágica acontece.

Estatísticas apontam que 7 em cada 10 brasileiros apenas leem os títulos das notícias. Sabedor desses dados, o jornalista escreve uma manchete tendenciosa, para logo depois cair em contradição (ou desmentir) no corpo da matéria.

Notícias colhidas no ‘X’ (antigo Twitter) estão desesperadamente chegando junto dos fatos. Essa é a maneira errada de substituir a velha e boa checagem dos fatos. Aí chovem as seguintes manchetes: “homens grávidos”, “pessoas que menstruam” etc.

A imprensa, que se leva a sério, está, por causa do “click bait” (caça clique), publicando matérias e frases horríveis, por mero sensacionalismo. Sensacionalismo era o resto jornalístico aproveitado pelo saudoso, e propositalmente absurdo, jornal ‘Notícias Populares’. O ‘Notícias Populares’, que não se levava a sério, era conhecido como “Espreme que sai sangue’ ou, muito pejorativamente, como “imprensa marrom”. No entanto, o ‘Notícias’ era mais honesto que essa imprensa do: tá ruim, mas tá bom; e despiora.

É óbvio que a derrama de verba pauta o viés da notícia; infelizmente, vimos uma emissora de televisão lutar com todas as forças para influenciar o resultado da eleição presidencial brasileira. O canhão de raios catódicos conseguiu. Novamente, a ideologia, que foi mais forte que a isenção, viciou as notícias.

Há um claro esforço para adequar os fatos à narrativa; como eles são teimosos, surgem os textos bizarros. Portanto, não causará espanto escreverem: “o desemprego sobe para baixo”, “o emprego caiu para cima”, “o combustível subiu para o menor patamar da história”,”tá ruim, mas tá bom”, “o dólar subiu, o que prejudica apenas os ricos” etc.

Texto com imagens no blog:

Gazeta Explosiva

RRRafael
Enviado por RRRafael em 05/10/2023
Código do texto: T7901569
Classificação de conteúdo: seguro