Espinoza ou Spinoza?

     Segundo o professor Dr. Thomaz Tadeu da Silva (FACED/UFRGS) tradutor de Spinoza, é Spinoza, Baruch Spinoza, Baruch Espinosa ou Baruch de Espinosa ou, ainda, após o herem (banimento do judaísmo) de 1656, Benedictus de Spinoza, também referido, em português, como Bento de Espinosa ou Benedito de Espinosa.

     É que a filosofia de Baruch Spinoza é a demolição do edifício filosófico-político erguido sobre o fundamento da transcendência de Deus, da Natureza e da Razão, voltando-se também contra o voluntarismo finalista que sustenta o imaginário da contingência nas ações divinas, naturais e humanas. A filosofia de Spinoza demonstra que a imagem de Deus, como intelecto e vontade livre, e a do homem, como animal racional e dotado de livre-arbítrio, agindo segundo fins, são imagens nascidas do desconhecimento das verdadeiras causas e ações de todas as coisas. Essas noções formam um sistema de crenças e de preconceitos gerado pelo medo e pela esperança, sentimentos que dão origem à superstição, alimentando-a com a religião e conservando-a com a teologia, de um lado, e o moralismo normativo dos filósofos, de outro.

     Aqueles que sabem que “não há meio mais eficaz para dominar a multidão do que a superstição” buscam divinizar a política e induzem, “sob a capa da piedade, a adorar os reis como se fossem deuses ou a odiá-los como flagelo do gênero humano”. A sacralização do poder político é obra da teologia, que passa a deter os segredos da política. Captados pela sedução teológica, os governantes aderem à sacralização da autoridade política, graças ao cerimonial, ao segredo, às leis da censura, à posse de exércitos e fortalezas, ao uso da prisão, tortura e morte dos opositores.

     A superstição carrega a tarefa delirante de encontrar uma unidade imaginária, capaz de recobrir e reconciliar uma realidade apreendida como fragmentada no espaço e no tempo, feita de forças múltiplas e contrárias.

 

Marilena Chauí in: https://revistacult.uol.com.br/home/baruch-espinosa/

Os Pensadores: Espinosa - Pensamentos Metafísicos - Tratado Da Correção Do Intelecto - Tratado Político - Correspondência. 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 05/10/2023
Reeditado em 05/10/2023
Código do texto: T7901921
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.