🔴 Caixa de Pandora

Caçando um viés de confirmação para chamar de seu, a, à época, jornalista da Folha de São Paulo, Giovana Madalosso, achou algo que elucidaria tudo. Superestimando sua perspicácia, a moça se apressou em qualificar um achado como nazista: um telhado com a palavra alemã “Heil”. Como a descoberta foi em Santa Catarina, a jornalista usou seu privilegiado aprendizado. Associou o estado conservador ao presidente Jair Bolsonaro e... ZAS! Com a cegueira ideológica, a jornalista achou que bastava escrever os horrores que testemunhou. Na sua cabeça, esta era a “bala de prata”. Enfim, o resquício nazista, num estado com uma enorme colônia alemã e apoiador do ex-presidente genocida!

A matéria trazia o título: “Fui surpreendida por uma possível saudação nazista”. Porém, o que parecia um reflexo da Segunda Guerra Mundial foi recebido com uma espantosa incredulidade. A palavra “Heil” foi interpretada como a saudação nazista “Heil, Hitler”, porém o termo alemão significa a singela saudação “Olá”. No entanto, para particularizar mais a informação, a palavra escrita no teto da casa era o sobrenome de uma família. Além de publicar o “achado” jornalístico, Giovana caiu no ridículo da “teoria da conspiração” persecutória.

***

Com a explosão da guerra de Israel e a organização terrorista Hamas, o real antissemitismo surgiu. Justamente, vários daqueles sujeitos que ganhavam a vida acusando os outros de nazistas e fascistas são os que revelaram sua face antissemita. Estes, xingavam assim até crianças que entenderam o significado da ofensa como se fossem chamados de bobo, feio ou cara-de-melão. Não se sabe se por desconhecimento histórico, por inépcia ou a velha estratégia do “xingue-os do que você é, acuse-os do que você faz”.

Choveram exaltações a Adolf Hitler, declarações neo-nazistas e gritos de guerra sugerindo o extermínio do povo judeu. Lembrando um cenário dos anos 30, moradias e comércios foram marcados com a Estrela de Davi. No passado, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães captou o “zeitgeist” (espírito do tempo) e colocou em prática tudo o que sabemos. Parece que as ideias nazistas, latentes, sejam maiores do que parecia.

O tempo (78 anos), filmes, documentários e livros não foram suficientes para sepultar o que há de pior no ser humano. Pior, veio acompanhado da hipocrisia.

RRRafael
Enviado por RRRafael em 21/10/2023
Reeditado em 21/10/2023
Código do texto: T7913518
Classificação de conteúdo: seguro