Pascal e o problema dos partidos

     Pascal acreditava que Estados e governantes são parte de um grande castigo que se abate sobre a humanidade. 

Dizia que é um erro acreditar que os Estados surgiram como uma decorrência espontânea de nossa pretensa sociabilidade. "Desmistifiquemos a origem dos corpos políticos: os Estados são filhos do combate, da conquista e da consequente subjugação dos vencidos".

     Quando figura a situação que teria dado origem aos primeiros Estados, Pascal nos pinta um quadro violento, no qual vemos pequenas gangues (chamadas pelo filósofo de “partidos”) digladiando-se até que uns virem senhores e outros virem escravos. Todavia, Pascal nos chama a atenção para um fato nada desprezível: os vencedores da guerra fundadora não têm interesse em continuar sendo vistos como conquistadores violentos, apressando-se para “legitimar” o poder que se encontra em suas mãos.

 

PASCAL. Blaise. Stanford Encyclopedia of Philosophy (em inglês). 

LucianaFranKlin
Enviado por LucianaFranKlin em 26/10/2023
Código do texto: T7917571
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.