IMORTALIDADE

IMORTALIDADE

Por Conceição Lima

“Quem gostaria de viver para sempre?”

Provavelmente, todos os humanos viventes responderiam “SIM” a esta pergunta, exceto talvez os suicidas e os sensatos.

Neste nosso planeta-problema, já existe uma criaturinha que se revelou imortal: uma minúscula água-viva, chamada de Turritopsos dohrnii, também conhecida como medusa imortal. Tal coisiquinha estranha é o único animal de que se tem notícia no mundo que consegue reverter o relógio biológico e remoçar-se periodicamente.

Tal notícia, é claro, despertou o interesse da Ciência, que tratou de entender como funciona esse processo e como adaptá-lo aos seres humanos. Mas... a coisa não deu certo. Infelizmente, a tal medusa não nos conduzirá à vida eterna, pelo menos por enquanto...

Todavia, alguns não desistiram, obviamente, como é o caso do futurista Ray Kurzweil, o qual acredita que, até 2030, com ajuda da “infalível” inteligência artificial, já teremos iniciado esse processo através de “nanobots” fluindo em nossa corrente sanguínea, fazendo reparos no organismo e ligando nosso cérebro à nuvem. Até 2050, completam outros, o processo já estará inteiramente dominado. Quem viver, verá...

Daí que, no Natal de 2029 (logo ali) você já poderá pedir ao Papai Noel que lhe traga de presente um coquetel de “nanobots” para – quem sabe? – fazer seu brinde de Natal. Inclusive, você poderá até escolher o estilo de sua imortalidade.

Poderá, por exemplo, optar pela renovação de partes do corpo, tarefa a ser cumprida pela Engenharia Genética. Também, poderá viver dentro do corpo de um ciborgue, descartando sua frágil carcaça corpórea e instalando nesse corpo robótico um backup de sua mente, que os “nanobots” já cuidaram de guardar na nuvem digital. Então, não será mais preciso se alimentar, dormir, escovar os dentes ou mesmo ir ao banheiro. Legal, não? Mas, convém escolher um visual bem bonito. Argh!... Ou você poderá mesmo nem ter corpo físico algum e viver tão somente num mundo virtual após sua morte orgânica. É só criar um avatar e curtir o seu paraíso!

Deus nos livre, né? Imagine essa praga de imortais lotando o universo inteiro! Bendita seja a morte, que nos livrará de tudo isso!

Conceição Lima
Enviado por Conceição Lima em 29/10/2023
Código do texto: T7919796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.