AFINAL, HÁ DIFERENÇA ENTRE POEMA e POESIA?

Embora tais vocábulos sejam empregados como sinônimos, do ponto de vista literário, há diferença entre eles. Vejamos:

Um poema é uma obra específica de poesia. É um texto ou composição escrita que segue uma estrutura particular de versos, estrofes e ritmo. Os poemas podem abordar uma ampla variedade de temas e emoções e são normalmente mais estruturados do que a poesia em geral. Existem diferentes tipos de poemas, como sonetos, baladas, odes, "limericks", entre outros, cada um com suas próprias regras e convenções de forma.

Já a poesia é uma forma artística de expressão que se concentra na criação de significado e beleza através do uso da linguagem. Ela não está restrita a um formato específico ou estrutura, e pode ser encontrada em várias formas, como poemas, sonetos, haicais, canções, entre outros. A poesia é geralmente caracterizada pelo uso criativo da linguagem, pela exploração de imagens, metáforas e símbolos, e pelo foco na expressão de emoções, pensamentos e experiências de maneira artística e estilizada.

Em resumo, a poesia é uma forma mais ampla de expressão artística que abrange a criação de significado e beleza por meio da linguagem, enquanto um poema é uma manifestação específica dessa forma artística, seguindo uma estrutura particular. Um poema é um exemplo concreto de poesia, e a poesia pode ser encontrada em várias formas e estilos além dos poemas tradicionais.

SAIBA MAIS!

Professores de Teoria Literária insistem na distinção entre "poema" e "poesia", sobretudo em trabalhos acadêmicos. Para eles o termo "poesia" tem como referencial a "amplitude", a "abstração" e deve ser grafado sempre no "singular": a poesia de Mário Quintana e Drummond, enquanto o vocábulo "poema" tem valor "especificador", "quantificador" e sofre flexão de número: "dois poemas", "três poemas".

Cliceu Laibida
Enviado por Cliceu Laibida em 30/10/2023
Reeditado em 05/11/2023
Código do texto: T7920368
Classificação de conteúdo: seguro