Vietnamitas expulsam invasores de seu território.

Estou querendo rever o filme "Diên Biên Phu" (Điện Biên Phủ/1992), do cineasta Pierre Schoendoerffer. Ele mostra um pouco da chamada "Guerra da Indochina", quando o "pau cantou" para cima dos soldados mercenários da França (a Legião Estrangeira), por 55 dias no Vale de Dien Bien Phu. 1954: naquele momento acontecia o Nascimento da Nação que hoje chamamos de Vietnã. A película traz cenas reais da guerra, produzidas com a cooperação das Forças Armadas francesa e vietnamita. Aliás, é um importante filme já realizado sobre aquela guerra, diga-se de passagem. Depois daquele sangrento episódio, chegaram os soldados de Tio Sam(uel), mas o grande estrategista Vo Nguyen Giap (1911-2013) mandou milhares deles para o inferno, com passagem só de ida e outros tantos voltara para casa, nos Estados Unidos, mutilados ou completamente neuróticos. Que povo!

[Chico Potengy]

Em 5 de dezembro de 2019. 🌵🇻🇳

Chico Potengy
Enviado por Chico Potengy em 05/12/2023
Reeditado em 06/12/2023
Código do texto: T7947173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.