OS DESCAMINHOS DA HUMANIDADE...

O título em epígrafe, na verdade é quase uma extensão do meu texto do ano passado "Retrospectiva, assim caminha a Humanidade...", porém inspirado naquela amostragem jornalística que sempre se faz presente nesta época, e também naquilo que sentimos bem lá dentro de nós, quando paramos para analisar o nosso mundo exterior e interior...

Ontem via a retrospectiva da telinha e infelizmente cheguei à conclusão de que "2007" não foi muito bom, ao menos no que se refere à cidade de Saõ Paulo.

Infelizmente tivemos um cenário bastante trágico aqui bem pertinho de nós.

Óbviamente não pretendo registrar apenas sinais de pessimismo, e se ampliarmos o olhar macroscopicamente ao mundo, claro que sabemos que a história se equilibra entre fatos alegres e tristes.

E também tivemos as nossas alegrias.

Mas o que me chamou a atenção foi exatamente o desequilíbrio, que neste ano que se finda tornou-se notório! Basta se ter olhar.

Não se pode negar o fato de que foi tragédia demais!

E longe de mim a intenção de atirar pedras, não estou aqui para isso, ninguém é dono do mundo, porém tenho me perguntado se uma sucessão de tantos fatos trágicos e alarmantes não seria sinal de que as coisas não andam tão bem quanto se tenta demonstrar.

Não há muita lógica na conexão das falácias políticas e da realidade que enfrentamos como cidadãos.

A pergunta que me faço constantemente é a seguinte: Quantas dessas tragédias poderiam ter sido evitadas DE VERDADE?

Quantas vidas perdemos por imprudências, imperícias e negligências?

Até onde, nós com cidadãos partes intergrantes dum corpo de ESTADO, não teríamos indiretamente uma "responsabilidade solidária" no trágico cenário que se descortinou sob nossos olhos?

Ontem confesso que senti medo.

Perdi a vontade e a tranquilidade de circular nas férias pelas estradas e pelas vias aéreas, enfim na MUVUCA crônica que se instalou por aqui...

Hoje quando penso em "deslocamento", aquele movimento que sempre estudamos na CIÊNCIA DA FÍSICA, prefiro quando não a inércia... a acinesia. Acho que sigo o "modelo" proposto na atualidade...

"Deixo a vida me levar..." seria mais ou menos por aí...

E chego a pensar que peco por isso, porque julgo que é exatamente assim que perdemos o norte para a solução de tantos problemas...

De toda sorte, acho que vale a reflexão.

Mais um ano termina, e à retrospectiva também somamos as expectativas! E muitas!

Que dois mil e oito nos traga esperança, fé, alegrias, competência, verdade, e enfim, vontade política de solucionar toda a crise que atravessamos. Ah sim, e profilaxia de tragédias! É o que mais peço!

Que Deus olhe por nós, pelo mundo, que nos ampare nos sofrimentos, e que dê a todos os líderes, o justo discernimento tão necessário para aqueles que ainda acreditam ter as rédeas nas mãos...

Fecho o texto e abro os sonhos.

Feliz ano novo a todos nós!