Dia 01 - Sobre a vida feliz ou Da Felicidade (Sêneca)

O que é a felicidade é um “problema filosófico”, parte de uma “pergunta filosófica”, não existe uma resposta que possa servir para todas as pessoas, não há uma receita, não existem 10 passo para alcançar a felicidade.

Para Aristóteles a felicidade é um télos, ou seja, é o objetivo final de alguma coisa que queiramos fazer.

Sêneca nos diz em seu livro Da Felicidade, também traduzido como Sobre a Vida Feliz, nos diz que “não é fácil alcançar a felicidade”, pois não há um único caminho para atingi-la e podemos errar muitas vezes ao buscar alcança-la.

Mas, quais são seus objetivos, o que você almeja, é algo que é seu desejo particular ou algo baseado em alguém? Sua felicidade é sua ou você almeja uma felicidade que você enxerga em outra pessoa?

Um ano novo é sempre uma oportunidade, mesmo que seja somente uma mudança de calendário, para buscarmos corrigir as rotas e buscar novos objetivos, ou somente realinhar os caminhos para aquilo que procuramos e buscamos.

Então precisamos nos conhecer cada dia mais, conhecer o que nos dá prazer e satisfação, não achar que a vida que o outro leva seja a adequada para nós e traçarmos os nossos caminhos com as pessoas que estão conosco, mas cada um na sua individualidade.

Vamos ver o que Sêneca, nos próximos 30 dias, contando com o de hoje, nos pode orientar para ter uma vida feliz.

“Todos os homens, caro Galeão, querem viver felizes, mas, para descobrir o que torna a vida feliz, vai-se tentando, pois não é fácil alcançar a felicidade...Podemos nos enganar no caminho, tomar a direção errada; quanto maior a pressa, maior a distância.”